Pages: 1 [2]   Go Down
Author Topic: Arduino + Relés  (Read 3106 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Brasil
Sr. Member
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

hahahahhahaha, desculpe trolar vc Kotch, mas trabalho com altas amperagens, e 220V não mata ninguém, a não ser que você segure com uma das mãos um dos fios e o outro com a outra, ligue a força (claro que terá que usar o pé ou a língua para ligar o interruptor) e tenha um marcapasso.
Essas advertências, devem ser para alguém que não tem ideia da diferença de 5-12V fornecendo 100mA e 220V trifásico com 50A.
E justamente por isso que indiquei usar um opto-acoplador para o nosso amigo.

Lembrete: Nunca coloque a língua nos polos de uma bateria 9V.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Não é estranho falares em amperagens e depois referires tensões?

Qual é a resistência do corpo humano quando molhado? A tensão é o que menos importa... o caminho da corrente e a intensidade da mesma é que definem se podes morrer.
O caminho óbvio mais perigoso é realmente com ligações nos braços porque o coração fica entre ambos. E se os pontos de contacto forem no peito e costas? Os braços estão soltos e o resultado é semelhante.

Não leves a mal dizer isto, mas são estas "certezas" que resultam em acidentes. Eu tenho um dizer que é assim: "Só morre afogado quem pensa que sabe nadar. Quem não sabe não arrisca porque não sabe e quem sabe não arrisca porque reconhece o perigo.". Ter esta certeza absoluta que só nesta situação é que se morre é extremamente perigoso. Até porque não é exactamente verdade.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Boas.

Sim, brincar com 220v não é brincadeira nem algo para ser feito de ânimo leve por isso pretendia algo que já estivesse feito.
Obrigado mmoscz pelo link, já tinha visto. O problema é o que refiro em cima, fazer circuitos de conversão não é brincadeira e por muito que se perceba de electricidade, nunca estamos livres de algum susto...

Solid state relays, funcionarão? 220v dum lado, controlo de 5v do outro? Será que o arduino pode receber input quando os 220v são ativos? Os que tenho visto em utilização fazem o contrário, ou seja, o arduino liga/desliga sistemas... A minha questão é se com este equipamento conseguirei resolver o problema...

EDIT: Concordo com os últimos posts. Seja tensão ou corrente, não vale a pena arriscar. Só se lixa quem abusa da confiança.

Estive a ler uns posts, nomeadamente o da PowerBox. Será que consigo o meu objectivo com 4 solid state relays e 4 optoisolators para evitar picos de corrente?
Solid state relay - http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/ee476/FinalProjects/s2008/cj72_xg37/cj72_xg37/relay.pdf
Optoisolator - http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/ee476/FinalProjects/s2008/cj72_xg37/cj72_xg37/opto.pdf

Obrigado
« Last Edit: December 22, 2011, 02:52:25 am by VVilarinho » Logged

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom, se você olhou o datasheet desse SSR ele tem entrada 6V / 50mA e permite comandar até 400V / 16A, existe algum que faça o contrário???
Bom já achei reles mecânicos que são acionados com 110/220V, ai não importa o que você colocar no NC/NF dele.

« Last Edit: December 22, 2011, 05:42:12 am by mmoscz » Logged

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Newbie
*
View Profile

Será que consigo resolver a questão com este equipamento?

Relé - http://gfinder.findernet.com//assets/Series/5/S40PT.pdf - 40.31
Base para calha DIN - http://www.findernet.com/pt/products/sku/95833SMA/

?...

Brasil
Sr. Member
View Profile

Se você vai colocar em um painel elétrico, esse é o ideal, agora se vai usar em uma placa, o certo seria esse soquete http://www.eletricmasther.com.br/soquetes.htm, como o do link que passou abaixo, vai ser colocado como um dijuntor ou contatora em um trilho e é desse tipo http://www.cemarlegrand.com.br/br/scripts/br/publigen/content/templates/previewTexteOnly.asp?P=416&L=BR

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Brazil
Sr. Member
View Profile

hahahahhahaha, desculpe trolar vc Kotch, mas trabalho com altas amperagens, e 220V não mata ninguém, a não ser que você segure com uma das mãos um dos fios e o outro com a outra, ligue a força (claro que terá que usar o pé ou a língua para ligar o interruptor) e tenha um marcapasso.
Essas advertências, devem ser para alguém que não tem ideia da diferença de 5-12V fornecendo 100mA e 220V trifásico com 50A.
E justamente por isso que indiquei usar um opto-acoplador para o nosso amigo.

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidades superiores a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA os músculos se contraem, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam difícil a respiração, podendo cessar com correntes que chegam a 80 mA. As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 e 200 mA. Próximo dos 100 mA as paredes do coração executam movimentos descontrolados, isso é chamado de fibrilação. As correntes que chegam a ultrapassar os 200 mA não são tão perigosas quanto as de 100 mA, pois as contrações musculares do coração são tão violentas que o coração fica paralisado, fato esse que acaba diminuindo a possibilidade de sobrevivência de um ser humano.
          Quem trabalha com ALTAS TENSÕES deve ter aprendido sobre estes detalhes, pois este trabalhador deve obrigatóriamente ter o curso de NR10, mas acho que não deve ser o seu caso pois voce trabalha com ALTAS AMPERAGENS.

Voce nem me conhece, sequer sabe de minha formação e vem me faltar com o respeito, só tenho a lamentar esta sua atitude!

smiley-cool
« Last Edit: December 22, 2011, 02:37:27 pm by Kotch » Logged

????????????????????

Brasil
Sr. Member
View Profile

Vou repetir Kotch, estava trolando (fazendo troça), por favor, aceite minhas desculpas, apenas estava tentando explicar com algum bom humor, não estava menosprezando você ou seus conhecimentos.
De maneira alguma quis ofender.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Pages: 1 [2]   Go Up
Jump to: