Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Sobre como desligar o arduino com segurança  (Read 3061 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá senhores. Este é meu primeiro tópico aqui no fórum e gostaria de fazer uma pergunta que envolve algo que tem me deixado preocupado.

Comecei a brincar com o Arduíno faz dois dias, e não sei qual a melhor forma de desconectar ele do computador.

Por exemplo, ao iniciar a IDE em meu primeiro teste fiz o upload do Blink e fui contemplado com o piscar infinito. Então após o teste eu queria terminar aquela tarefa e fazer com que o LED parasse de piscar. Minha solução foi desconectar o cabo USB. Achei minha atitude muito drástica, existe uma melhor forma de fazer isso?

Desde já agradeço...

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Para isso tens de fazer um programa que faça o que tu pretendes. É esse o objectivo do Arduino.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom, não tem outro jeito de desligar o arduino. Se está usando USB, os circuitos da USB do computador deve controlar isso.
Se bem que já queimaram pen-drivers meus tirando direto, sem desativar antes no windows XP.
Mas pelo que li no Arduino há algumas precauções quanto a sobrecarga.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Newbie
*
View Profile

Obrigado por me ajudarem. Problema resolvido!

Brasilia
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Opá Etico
Já tem um tempinho que brinco com arduino e vou falar a verdade, tiro ele nas toras (Sem desconectar) e até hoje não tive problemas.
Diferente do Pen-Drive o arduino não tem circuitos que podem estragar facilmente se for desconectado errado.
Sobrecargas podem acontecer, mas se for queimar vai queimar a qualquer hora.
pode brincar tranquilo com seu arduino e ser feliz.
O que acontesse as vezes são erros na IDE do arduino por ter desconectado o arduino usando a serial.
Dai reiniciar resolve, não resolvendo basta extrair a pasta do programa novamente.   

Brazil
Sr. Member
View Profile

Eu tambem desligo ele na UNHA, sem qualquer problemas!

smiley-cool

????????????????????

Newbie
*
View Profile

Etico,
esta referência afirma não ser possível desligar o Arduíno de uma maneira "mais elegante":
http://www.instructables.com/id/Arduino-All-in-One-Getting-Started-Guide/step4/Programming-the-Project/

No entanto,  acredito que seja uma boa solução utilizar  a função exit( ) juntamente com a função milis( ) {ou a função micros( )} dentro do bloco da função loop( ), utilizando um teste de condição para a função milis( )/micro( ), com relação ao tempo máximo de execução do programa.

Portugal
Edison Member
*
Pretending you know everything then you will learn nothing.
View Profile

OMG  smiley-roll-blue smiley-confuse

Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

Pages: [1]   Go Up
Jump to: