Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Arduino Uno Ajuda  (Read 1974 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boa Tarde.
Gente estou com uma pequena duvida.
O arduino uno tem duas entrada, uma USB e uma Para a fonte (Nao sei o nome da outra entrada).
Eu sei que a usb é para gravar o programa e a outra para rodar com uma fonte externa.
Eu tenho uma fonte de 5v 2a com saida USB, gostaria de sabe se posso rodar o programa com a tensao no USB?
Obrigado
ps: e tem algum problema alimentar pelo usb a programaçao ??(se possivel)

Brasil
Sr. Member
View Profile

O pino que você ser refere é o VCC, esse pino pode alimentar o Arduino ou se seu projeto for montado em feito em uma protoboard fornecer a alimentação.
Tenho o Arduino 2009, e uso um carregador de celular para alimentar via USB.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Newbie
*
View Profile

Boa Noite.
Amigo vc nao foi bem direto ao ponto, fiquei com duvida ainda.
Minha duvida é:
Na placa arduino uno tem 2 entrada uma USB e uma 2-flat-pin, Na logia vc usa a usb no computador para gravar o programa e depois vc usa o arduino ne uma protobord alimentada com uma fonte no 2-flat-pin. A duvida é tenho uma fonte de 5v 2a que o plug é USB, eu posso alimentar o meu arduino uno na protoboard pela entrada USB inves da 2-flat-pin ?Ou a entrada USB é mesmo so para a gravaçao?
Obrigado
ps: olhei um datasheet fala que o arduino pra roda precisa de uma fonte de 7v a 16v, se alimentar com 5v nao funciona?
Quem tem arduino custuma alimentala com qts volts ?

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Se a fonte for exactamente de 5V e estiver ligada a uma ficha USB, podes usar na entrada USB. Depois não vais poder mandar novos programas para lá, mas o projecto fica alimentado.

Se pretenderes alimentar pela entrada de alimentação, aí então terás mesmo de fornecer 7V no mínimo porque é a tensão necessária para o regulador de tensão funcionar correctamente.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom para ficar bem claro.
Você pode usar o USB para programar e fornecer alimentação (energia) a seus projetos, desde que o consumo seja baixo (não tente usar para alimentar uma centena de leds, motores de passo).
Quando você estiver fornecendo alimentação pelo conector, ele deixa de usar a alimentação da USB, e a tensão recomendada é de 7V a 12V

Retirado da página do arduino UNO

Power
The Arduino Uno can be powered via the USB connection or with an external power supply. The power source is selected automatically.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno&ei=a1X4TtreKYqYgweih5TQDw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CGoQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Darduino%2Buno%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Dimvnsr

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Brasilia
Newbie
*
Arduino rocks
View Profile

Olá mmosc
Como explicado, a porta USB além de fazer a cominicação serial com o arduino e mandar os programas para a gravação, ela também faz a alimentação.
de forma básica fornecendo o minimo para funcionamento, se você utilizar apenas a alimentação da USB, terá problemas em diversos projetos por não ter corrente (quantidade de energia suficiente) para funcionar o seu projeto.

Então o site do arduino aconselha uma fonte com 2V a mais do que o arduino precisa 5V.
Toda vez que for usar o seu arduino para controlar outros perifericos tipo, LEDs, motores, servos e outros use obrigatoriamente uma fonte externa ligado no conector de alimentação externa, ao lado do USB.
Isso evitará que você queime o seu arduino ou que o circuito não funcione por falta de energia.
Abraços   

Pages: [1]   Go Up
Jump to: