Go Down

Topic: Sensor de temperatura (Read 1 time) previous topic - next topic

mlapidusas

Pessoal, boa noite! Qual a melhor opção para sensor de temperatura para uso em ambiente externo. Tenho um LM35, mas pelos testes que eu fiz as vezes ele muda a leitura do nada, para cima ou para baixo, muita diferença e demora para estabilizar...
Vi o DS18B20, Thermistor, etc. qual a melhor opção?!

Abs...

O que pretendes medir? Com que exactidão?

Já verificaste os tempos de estabilizacão e sensibilidade de outros sensores? Dizeres que queres medir temperatura não é suficiente para te aconselhar um sensor.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

mmoscz

Eu também percebi que as leituras feitas pelo LM35 variam muito, como você está alimentando o projeto?
Pois pode ser que a "tensão" da alimentação varie um pouco então a tensão lida do LM35 esteja variando muito.
Eu estou tentando montar uma rotina para tirar as leituras fora da curva (as vezes a amostragem varia até +-10º);
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Eu também percebi que as leituras feitas pelo LM35 variam muito, como você está alimentando o projeto?
Pois pode ser que a "tensão" da alimentação varie um pouco então a tensão lida do LM35 esteja variando muito.
Eu estou tentando montar uma rotina para tirar as leituras fora da curva (as vezes a amostragem varia até +-10º);

Vês isso com a alimentacão por USB ou com uma fonte normal?
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

mmoscz

Sim, pela alimentação através da USB. Estando conectado na USB do computador ou alimentado pela USB com um adaptador AC.

.
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

mlapidusas

Pessoal, boa noite. A idéia é medir temperatura dentro e fora de casa.
A alimentação também é feita pela USB, e as leituras chegam a dar uma diferença como a citada pelo mmoscz.

TCPR

Eu tenho um LM35 e ele funciona sem problemas, varia pouco e as variações são sempre de menos de 1 graus..

Mas pelo que vc ta falando, um filtro passa-baixa pode ajudar...

Pode tentar com:
R = 150K
C = 1uF

O meu LM35 tambem funciona na perfeição provavelmente o seu esta a variar porque esta a usar uma fonte externa que não é muito fiavel, eu montei o meu assim:

https://sites.google.com/site/desenrasca0/arduino/sensor-de-temperatura

e funciona muito bem

mctimbu

Qual o código do Arduino que voce tá usando pra adquirir os dados?

mlapidusas

Segue trecho de código que estou usando...
Code: [Select]

for(i = 0;i<=7;i++){ // gets 8 samples of temperature
    samples[i] = ( 5.0 * analogRead(pin) * 100.0) / 1024.0;
    tempc = tempc + samples[i];
    delay(100);
  }

mctimbu

Faz assim:

Code: [Select]
int temp = 0;
for (i = 0; i <= 7; i++)
{
     temp = temp + analogRead(pin);
}
temp = (500/1024)*temp / 8;

Pra que tu usa esse delay?

mlapidusas

mctimbu, boa tarde! Esse exemplo peguei na internet, vou testar o seu exemplo e ver se dá diferenças! Obrigado!

Go Up