Go Down

Topic: Criando arquivo com dados de sensores. [problema] (Read 1 time) previous topic - next topic

Ichimaru

Bem, sou novo na programação de microboards, especialmente arduino.
tenho em mãos dois sensores de temperatura, que medem a temperatura de dois liquidos de 15 em 15 minutos, gostaria de colocar todos esses dados dentro de um arquivo, em meu computador, para depois utilizar de gráficos e afins...

dei uma lida no antigo fórum, encontrei este post:
http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1220897178

entretanto não achei uma solução para meu problema, caso alguem saiba como fazer, sou muito grato pela ajuda.

tenho ideia de comunicação serial, entretanto não domino a linguagem do arduino para faze-la.

mmoscz

Conhece alguma linguagem de programação? C#, Delphi, php, pascal, COBOL ou algo assim?
Se estiver usando um LM35 e queres apenas gravar essas informações no PC é bem simples.
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Ichimaru

Estou usando dois NTC10k, achei em um livro(Arduino Cookbook) uma explicação e um código de como gerar o arquivo .txt, ele seria criado dentro da pasta fonte onde o software está instalado. entretanto o código acusa problema na biblioteca indicada pelo livro.
Teria sido problema ao encontrar a biblioteca?
Programo em C/C++ e php. entretanto estou tentando me adaptar a linguagem pura do arduino(que parece muito com C).

Obrigado pela atenção.

Edsoncan

Nunca testei mas acho que deve funcionar.

O arduino usa um conversor usb serial que cria uma porta serial no pc.
Da o download do seu programa, abre o terminal do arduino para ver se esta enviando.
Fecha o programa do arduino.
Abre o hyperteminal na porta  que o arduino criou no seu pc
Seta a captura para arquivo texto do hyperteminal e manda salva em um arquivo.

Edson

Ichimaru

Tentarei assim que sair do serviço, entretanto seria uma solução parcial, pois pretento repassar para estudantes de cursos como matemática, física e engenharias, para medição de temperatura em liquidos, sendo assim, eles não teriam como fazer todo o processo do hyperterminal.

Em C e C++, usamos o comando Freopen("nome".txt, "r", "s", "a"), onde as letras seguintes do nome setam parâmetros da própria linguagem, alguem sabe se é possível usar C diretamente no arduino?

Att.

mmoscz

Como assim? Você quer usar o C/C++ para a parte de armazenagem no COMPUTADOR ou no ARDUINO?
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Go Up

Please enter a valid email to subscribe

Confirm your email address

We need to confirm your email address.
To complete the subscription, please click the link in the email we just sent you.

Thank you for subscribing!

Arduino
via Egeo 16
Torino, 10131
Italy