Pages: 1 [2] 3   Go Down
Author Topic: Ajuda em projecto (home automation)  (Read 7663 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
'round the world...
Faraday Member
**
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Não disse por mal.

Como tinha referido, olhei para o post à pressa e não dei pelo debounce lá no meio. Desculpa.

Se queres poupar processamento, podes evitar usar o digitalRead() e em vez de usares um vector de chars, usares um unsigned char para as entradas de cada porto. Com um pouco de sorte e trabalho, consegues agrupar todas as entradas num porto só e podes comparar bytes em vez de arrays. smiley-wink
Infelizmente, isto tira toda a "boniteza" do Arduino e tens de programar num nível abaixo e ter certas precaucões que o Arduino tem por ti (por defeito), mas torna o código mais rápido (se programado correctamente) e provavelmente mais pequeno.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Ponta Delgada - Azores
Newbie
*
View Profile

Não entendi que tivesses dito por mal, até pelo contrário, compreendi... isto é mesmo assim é um forum para debater ideias, receber sugestões, etc.. Gosto que critiquem o meu trabalho, só assim se pode melhorar...

Vou ter em consideração a tua ideia, fazer um pouco de investigação e ainda, se calhar, vou dar a volta ao meu código para o melhorar em termos de processamento.

Um abraço...

-- PL --

Portugal
Full Member
View Profile

Isto seria possivel fazer? ficaria assim? qual as dimensões?

http://en.wikipedia.org/wiki/XOR_gate

isto é o que procuro fazer (http://tams-www.informatik.uni-hamburg.de/applets/hades/webdemos/05-switched/20-relays/xor.html) o de baixo
« Last Edit: March 16, 2012, 07:21:13 am by Maks » Logged

Ponta Delgada - Azores
Newbie
*
View Profile

Seria útil se explicasses a finalidade deste circuito... o que apresentas não me parece ser nada de especial, mas parece-me existirem formas mais fáceis de o fazer, a não ser que nas circunstâncias em que é instalado só possa ser feito desta forma.

Podes ser mais especifico SFF?

...(Pois... depois de eu escrever esta mensagem acrescentaste o link na tua... vou ver e já te respondo)
« Last Edit: March 16, 2012, 07:27:22 am by pmleite » Logged

-- PL --

Portugal
Full Member
View Profile

Basicamente será para controlar as luzes, usando o interruptor e um relay, sem ficar dependente de um deles...
ou seja se eu ligar o interruptor, posso desligar a luz pelo rele e vice versa

0
Full Member
Arduino rocks
View Profile

o que você precisa é um interruptor ligado a um relé no modo paralelo
esse assunto já foi discutido aqui no forum, veja
http://arduino.cc/forum/index.php/topic,60923.msg451100.html#msg451100
em vez de usar um relé normal, coloque um relé de impulso/latch.

Ponta Delgada - Azores
Newbie
*
View Profile

Pronto... assunto resolvido..

-- PL --

Portugal
Full Member
View Profile

Disseram-me que não era obrigatorio um relé de impulsos de 5v (são dificeis de encontrar a preços decentes) e que podia usar 1 de 12V mas teria que usar um transistor. Encontrei este http://www.te.com/catalog/pn/en/3-1415517-1?RQPN=3-1415517-1

Num outro forum encontrei este circuito

eles sugeriram estes componentes:
R1 = 1kohm
Diode = 1n4001
Transistor = 2n2222

no meu quadro electrico, à porta de casa, marca la 15A, logo o relé terá de ser >= de 15A. certo?
Este circuito funcionaria?

EDIT:
Entretanto tambem encontrei este de 5v http://www.te.com/catalog/pn/en/7-1393239-8?RQPN=RT314A05
Com este ja não precisaria de um transistor?

EDIT 2: se alguem conhecer outro relé destes mais em conta agradecia

Obrigado
« Last Edit: March 21, 2012, 04:17:32 pm by Maks » Logged

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Claro que assim terás de criar a tensão de 12V para alimentar o circuito dos relés.

Uma boa prática quando se ligam bobines a um microcontrolador (o relé é uma bobine), é usar um dispositivo entre ambos para proteger o microcontrolador. A bobine causa picos de corrente (daí o díodo em paralelo com a bobine) e a corrente que a bobine vai puxar é, na maior parte das vezes, exagerada para um pino, ou porto, do Arduino. Por isso, mesmo com um relé de 5V vais precisar de um transistor, ou se usares vários relés na mesma placa, um buffer como uln2003 ou 2803.

Os contactos do relé têm de ser superiores a 15A e devem ter uma tensão de 250Vac (isso é mais ou menos standard, mas convém verificar).

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom o fusível ser de 15A então provavelmente seu RELÊ terá que ter uma FOLGA, pois se a corrente chegar a 15A quem vai estragar primeiro? O RELÊ ou o fusível???
Bom assumindo que você quer que algum RELÊ controle a energia da casa toda.
« Last Edit: March 24, 2012, 10:36:22 am by mmoscz » Logged

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Full Member
View Profile

isso dos 15A já esta ultrapassado, eu tinha sido mal informado por uma pessoa fora do forum... para mim basta um rele de 10A que chega e sobra smiley-grin... neste momento aguardo a chegada do material e assim que for avançando ou tenha mais duvidas, voltarei aqui smiley-grin

Até lá quero agradecer a toda a gente que me ajudou até agora.
Muito Obrigado

Portugal
Full Member
View Profile

Boas pessoal, Enquanto pensava para o meus botões, surgiu-me mais uma dúvida...
É possivel ligar um relé ao contrário? ou existe alguma polaridade a respeitar?

« Last Edit: March 27, 2012, 08:18:29 am by Maks » Logged

Brasil
Sr. Member
View Profile

Basicamente, todo relê mecânico que vi, tem contatos com função NO / NF, (Normalmente Aberto / Normalmente Fechado), então
Sim, se você quer que o relê fique sempre "FECHADO" então tem essa opção, e quando você acionar ele, ele abre, interrompendo a condução*

*Ia colocar corrente, mas parece mais certo ser a condução, pois se não tem nada ligado nele ainda não tem corrente e apenas tensão, se tiver errado, por favor avisem.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Portugal
Full Member
View Profile

Então pode-se dizer que isto funcionaria

nesta imagem, o interruptor tem 5v, e ao ligar ele alimenta uma placa pelo relé ao contrário, que permite que os 220v circulem para a lampada...
Não sei se pode ser assim tão linear ou se nao necessito de mais algum componente que nao estou a equacionar...

EDIT: actualizado
« Last Edit: March 27, 2012, 10:11:06 am by Maks » Logged

Brasil
Sr. Member
View Profile

Bom, queria entender o que pretende
Você quer que um relê fique sempre fechado, isso é o que você quer dizer???

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Pages: 1 [2] 3   Go Up
Jump to: