Go Down

Topic: Ajuda em projecto (home automation) (Read 8482 times) previous topic - next topic

Maks

há algo que nao me está a fazer mto sentido no meu post anterior... talvez mais um relay?!?
e que eu continuo a procura de uma solução para saber o estado do interruptor manual, ligado/desligado...

mmoscz

Bom, não é um rele invertido, você precisaria de um relê acionado por 110V/220V em vez de um que é 6V ou 12V, para ele fechar, qdo for o interruptor que esteja acendendo a luz.
Seria isso???
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Maks

não, isto é que eu quero...

Será um relé? ou há outra coisa melhor?

Desta forma já conseguiria saber se o interruptor está ligado ou nao

mmoscz

Talvez, o que você deva fazer é levar um fio do Arduino com 5V para o Interruptor, e o interruptor mandar os 5V para o Arduino dizendo que alguem quer acender a luz, entende?
Ou então caímos naquele circuito anterior com opto-isolador, que ele recebe 230V e transforma para 5V e manda para o Arduino
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Maks

se multiplicarmos 1 interruptor por 15, serão demasiados cabos que tem de passar pela parede e isso fica fora de questão...
dai a minha ideia ser usada alimentação de 5v isolada para os interruptores, pois assim só tinha de fazer a transformação de 220v para 5v uma vez...
o interruptor é suposto conseguir ligar atraves do rele (arduino) e interruptor, mas a ficar a saber se a luz está ligada ou nao... dai estar a usar um led e um ldr...
Eu so ando a pensar em formas de conseguir saber se a luz esta ligada ou nao e veio-me esta ideia á cabeça e estou a partilhar para tentar perceber se é uma boa forma de conseguir o que procuro

mmoscz

Então, se o Interruptor mandar os 5V para o Arduino já está resolvido seu problema, a questão que desse jeito, vai ter 15 fios que irão substituir os 15 atuais que tem 220V.
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Maks

Então, se o Interruptor mandar os 5V para o Arduino já está resolvido seu problema, a questão que desse jeito, vai ter 15 fios que irão substituir os 15 atuais que tem 220V.

? e como e que eu vou ligar a luz? com 5v? isto é para aplicar num apartamento completo... eu nao tenho fios a ligar ao arduino... tudo por rf...

talvez isto ajude a tentar-me explicar melhor

se eu ligar o interruptor, vai deixar sair 220v na placa da direita o led estara activo o que fará com que o rf diga ao arduino que está ligada... entretanto se eu decidir desligar a luz pelo relé (usando arduino rf) os 220v deixam de passar, logo o led vai estar desligado, logo o arduino sabe que a luz esta desligada.
Fui mais claro? é possivel?

mmoscz

Entendi, agora, a conexão é RF.
Mas voltamos a conexão, você vai mandar um sinal RF de volta para o Arduino, é isso???
Então o esquema do OPTOISOLADOR serve para você... Você vai precisar apenas mandar o sinal via RF para o arduino, e a plaquinha fica minúscula, pois vai ter apenas o OPTOISOLADOR um resistor e um capacitor.

4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

Maks

Mar 27, 2012, 07:50 pm Last Edit: Mar 27, 2012, 08:02 pm by Maks Reason: 1
Os Acopladores Ópticos ou Optoacopladores são componentes muito simples, porém de grande importância para a eletrônica.
Estes componentes são capazes de isolar com total segurança dois circuitos eletrônicos, mantendo uma comunicação ou controle entre ambos. O isolamento é garantido porque não há contato elétrico, somente um sinal luminoso.
O seu funcionamento é simples: há um emissor de luz (geralmente um LED) e um receptor (fototransistor). Quando o LED está aceso, o fototransistor responde entrando em condução. Com o LED apagado o fototransistor entra em corte. Sabendo que podemos alterar a luminosidade do LED, obtemos assim diferentes níveis na saída.
Podemos também controlar o fototransistor através de sua base, como se fosse um transistor normal.
Os Acopladores Ópticos possuem diversas vantagens sobre outros tipos de acopladores: alta velocidade de comutação, nenhuma parte mecânica, baixo consumo e isolamento total.

ok, acho que ja estou a entender... entao como ficaria a minha placa?

mmoscz

Bom esse é o circuito com optoisolador que estou usando para verificar se o interruptor ligou a lâmpada ou não (na verdade não uso para um interruptor, são motores, e verifico se estão com a alimentação ligada, mas dá na mesma da sua lâmpada).

Onde estaria o DIGITAL PIN, vai para o circuito de RF que vai indicar que o interruptor foi acionado, para acender a lâmpada.
4x Duemilanove (clone)
Uno torrado (clone)
Amiga 1200 40MB
Windows XP

neuron_upheaval

Apr 28, 2012, 03:05 am Last Edit: Apr 28, 2012, 03:46 am by neuron_upheaval Reason: 1
Code: [Select]

/o------------------o
        /
 -----o/                        /o-----------------------+
220V                            /                         |
 ---+     o------------------o/ |                        |
    |                           |                        |
    |                    A1     |     A2  3      1       |
    |            5V  <---+---nnnnnnn--+----\     p--+    |
    |                    |   =======  |     \   /   |    |
    |  /----------+      |    | /]    |     -----   |    |
    |  | Decoder  |      +----|/ ]----+      2|     v    |
    |  | HT12D    |           |\ ]            |    GND [---]
    |  | 14   13  |           | \]            |        [   ]
    |  |  o    o  |          1N4004          [-]       [   ] Carga
    |  +--|----|--+                    1k 1/4[ ]       [---]
    |     |    |                             [-]         |
    |     |    |                              |          |
    |     |    |                              |          |
    |     |    +------------------------------+          |
    |     |           -----                              |
    |  +--|-------+    \|/                               |
    |  |  o     RF|     |                                |
    |  | DATA     |-----+                                |
    |  +----------+                                      |
    |                                                    |
    +----------------------------------------------------+

ola. sou Mateus moro no Brasil, essa é minha primeira mensagem. procurei muito na internet e em varias ocasiões fui direcionado pra cá.
estou desenvolvendo um projeto de automação residencial da seguinte forma.
1- uma pagina na web tipo"www.altohome.com.br". nessa pagina meus clientes iriam efetuar o login de seu kit de automação.
2- abas home, onde estarão o controle dos 4 reles.
ex. "saida1" esse campo seria personalizável tipo "luz da sala"
     "saida2" luz jardim.... e por ai vai.
aba setup ip, nessa aba o cliente poderá alterar o ip mask e gateway de acordo com sua rede local. por padrão seria 10.10.10.254 para o primeiro acesso. um botão atualizar iria executar um comando reset na placa tipo um resistor 10k transistor e um capacitor de 10 em um pino out pro reset. e o sistema seria acessado já com novo ip configurado.
3- uma conta no dydns paga. para cadastrar meus clientes para serem acessados remotamente através da pagina.

projeto esta na seguinte etapa.
já fiz o hardware.

1 atmega com bootloader Arduíno uno.
1 Ethernet com wiznet 5100 e sd card.
1 placa com 4 reles.

a pagina a ser hospedada consigo fazer porém não estou conseguindo fazer a pagina comunicar com o Arduíno. alguém se habilita a me ajudar, tenho um pouco de conhecimento em C e uma base em eletrônica.

Seis fases de um projeto:

- Entusiasmo;
- Desilusão;
- Pânico;
- Busca dos culpados;
- Punição dos inocentes;
- Glória aos não participante

O Arduino e a página estão hospedados na mesma rede? Se não, tens de ligar o Arduino à internet e atribuir-lhe um IP "fixo" para ser acessível de fora. Isso tem, obviamente, problemas de segurança devido ao facto do Arduino não ser potente o suficiente para encriptação de dados.
Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Go Up