Pages: [1]   Go Down
Author Topic: onda quadrada ajustável de 800Hz a 200Hz, 5v  (Read 1122 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Estremoz
Newbie
*
seemynewtech
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Boas,

Como sou novo nisto e não consigo encontrar em lado algum, alguém me pode ajudar na modelação PWM no Arduino UNO?

O problema é que não consigo obter uma frequência de onda que possa ajustar, por exemplo com um potenciómetro (nem sem potenciometro  smiley-confuse ), num intervalo de 800Hz a 200Hz, a 5V. O objectivo é controlar uma válvula de combustível para um projecto da Universidade.

Actualmente tenho jogado com o delay dos digitalWrite, ligado aos pinos 11 e 9, mas o máximo que consigo obter são 168Hz e uma tensão demasiado baixa (1V ou 2V). Além disso ainda existe outro problema, por vezes o servo interfere com essa frequencia e vice-versa....

Grato pela atenção

0
Jr. Member
**
Desenvolvimento de Projeto Eletronico
View Profile

A texas tinha um chip para controlar válvulas solenoides.
Você não precisa variar a frequência e sim o ciclo de carga somente.
Em um que fiz a muito tempo o pic partia com 90% por 10 segundos e cai para 30% após 10 segundos que era para evitar o aquecimento da válvula e formação de gás, somente isso já é suficiente.

Edson

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Acho que estás a ter vários problemas.

Primeiro estás a confundir frequência com forma de onda. O Arduino consegue escrever uma onda de tipo quadrado com frequências fixas e o que podes mudar é o chamado Duty Cycle da onda. Daí o nome PWM, Pulse Width Modulation e não Frequency Modulation.

Eu não sei que válvula é, logo não faco ideia se precisas de frequência ou PWM. Se meteres mais info sobre isso talvez eu possa dizer algo.

O outro problema que, provavelmente estás a ter é estares a medir a tensão com um multímetro... assim faz sentido que só vejas 1 a 2 Volt (dependendo do duty cycle) porque o multímetro calcula o valor médio.

Se estás a medir com um osciloscópio, provavelmente nao definiste o pino com um pull up e como tal vês uma tensão muito pequena.

Se quiseres variar o PWM do pulso de saída, experimenta a funcão analogWrite() nos pinos marcados como PWM na placa do Arduino e procura como usar nos exemplos.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Pages: [1]   Go Up
Jump to: