Pages: [1]   Go Down
Author Topic: Medidor de dB através de Arduino  (Read 2288 times)
0 Members and 1 Guest are viewing this topic.
Newbie
*
View Profile
 Bigger Bigger  Smaller Smaller  Reset Reset

Olá Pessoal!

Estou a desenvolver um projeto onde um dos objetivos passa por medir o nível de Decibeis. Tenho andado a pesquisar na net mas até agora não descobri nenhum microfone que se possa plicar com Arduino, nem nenhum projeto semelhante.

Alguém tem sugestões que me possam ajudar tanto de material como de projetos já feitos??

Obrigado  smiley-wink smiley-wink

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

procure por VU-Meter, tem diversos projetos por aí.

tem um IC chamado MSGEQ7(http://www.sparkfun.com/products/10024) que ainda divide bandas de frequencia.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Acho que o problema não é tanto o microfone, mas sim o condicionamento de sinal (amplificador) para o sinal do microfone. Isso é muito provavelmente o que te está a faltar, uma vez que qualquer microfone servirá.

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Newbie
*
View Profile

Boas,

Eu estou a desenvolver o mesmo projecto que o Xaral,em conjunto com ele..
O nosso objectivo era medir o ruído de uma sala de aula e obter valores em dBA...Wagner Sartori Junior,será que esse MSGEQ7 nos permite fazer isso?
Se não,sabe de algum sensor que possa ser integrado no arduino e nos permita fazer o que queremos?

Obrigado
Cumprimentos

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

para medir só ruído não precisa deste IC, da para fazer com um amp de microfone e depois ler em uma porta analógica.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

para medir só ruído não precisa deste IC, da para fazer com um amp de microfone e depois ler em uma porta analógica.

Adoro quando ignoram o que digo...

Eu não sou o teu criado. Se respondo no fórum é para ajudar todos mediante a minha disponibilidade e disposição. Responder por mensagem pessoal iria contra o propósito do fórum e por isso evito-o.
Se realmente pretendes que eu te ajude por mensagem pessoal, então podemos chegar a um acordo e contrato onde me pagas pela ajuda que eu fornecer e poderás então definir os termos de confidencialidade do meu serviço. De forma contrária toda e qualquer ajuda que eu der tem de ser visível a todos os participantes do fórum (será boa ideia, veres o significado da palavra fórum).
Nota também que eu não me responsabilizo por parvoíces escritas neste espaço pelo que se vais seguir algo dito por mim, entende que o farás por tua conta e risco.

Dito isto, mensagens pessoais só se forem pessoais, ou seja, se já interagimos de alguma forma no passado ou se me pretendes convidar para uma churrascada com cerveja (paga por ti, obviamente).

Forum Moderator
São Paulo/SP/Brazil
Sr. Member
Brazilian Arduino Team
View Profile

hahahahaha pois é, acontece muito bubulindo. eu tinha lido o que você escreveu, só estou reforçando.

Newbie
*
View Profile

Obrigado pela disponibilidade e rapidez de resposta.
Penso que assim só com o amplificador não vou conseguir obter valores de dbA,certo?...Isso dá apenas um valor proporcional à intesidade sonora e eu pretendia um resultado em dBA,mas calibrado.Existe alguma maneira de obter valores dbA?Ou algum sensor que se possa "hackar" para o arduino?(por exemplo um sensor deste tipo:http://www.extech.com/instruments/product.asp?catid=18&prodid=233
Acham que podem ajudar-me??

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

Obrigado pela disponibilidade e rapidez de resposta.
Penso que assim só com o amplificador não vou conseguir obter valores de dbA,certo?...Isso dá apenas um valor proporcional à intesidade sonora e eu pretendia um resultado em dBA,mas calibrado.Existe alguma maneira de obter valores dbA?Ou algum sensor que se possa "hackar" para o arduino?(por exemplo um sensor deste tipo:http://www.extech.com/instruments/product.asp?catid=18&prodid=233
Acham que podem ajudar-me??

Sabes o que é dBA? Dá uma vista de olhos aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Decibel. Isto é tão simples como tirar duas medidas e calcular o algoritmo de base 10 do rácio das mesmas. Achas que precisas de arranjar um sensor?

Esse "sensor" que colocaste aqui é basicamente o mesmo aparelho que pretendes construir. Ele não tem sensores de dBs... tem um microfone e calcula o valor em dB para mostrar ao utilizador.

Toda a gente está a ajudar... tu é que parece não te estares a ajudar a ti próprio.

Newbie
*
View Profile

Talvez não me tenha explicado bem por isso aqui vai novamente. O que pretendo é um sensor que possa integrar no meu sistema e que tenha como saída o valor já em dBA, calibrado e de preferência na forma digital. Ou seja, não ter que implementar os filtros para obter os valores em dBA (A-weighting filter).  De qualquer forma, Bubulindo, obrigado pela sua ajuda.

'round the world...
Faraday Member
**
View Profile

http://mindstorms.lego.com/en-us/products/sound+sensor/9845.aspx
http://www.softdb.com/sound-masking-products-sensor.php
http://legoengineering.com/nxt-sensors-2.html

Foi o melhor que encontrei... numa pesquisa de 2 minutos no google.

Pages: [1]   Go Up
Jump to: