Leitor de contador edp

Ola,
sou um "professor pardal" que precisa ler o contador de consumo da edp, ou seja preciso contar os impulsos dados por um led existente no contador.
mas para tornar a coisa mais elaborada, preciso que esse registo de impulsos fique guardado num ficheiro txt para descargar para o pc, atravez de usb, ethernet ...
foi então que me deparei com os projetos do arduino, será possivel criar algo que funcione para o que eu quero ?
é aqui que vosses entram, precisava da vossa ajuda para esse projeto, pois não sei bem por onde começar.

obrigado

Da uma olhada nisso, acho que encaixa com oque voce quer :slight_smile:

http://openenergymonitor.org/emon/applications/homeenergy

Desculpem, mas esse site do openenergy é só confuso ou é impressão minha?
Tentei várias vezes pegar emprestado algum esquema para energia elétrica, e parece que todo mundo aponta para ele, mas não consigo nunca entender como funciona esse site.

Eu acho que o link mais correcto nesse domínio é este:

http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks

Ali tem uma lista de links com os esquemas (não são nada de especial...) e código para o Arduino.
Eu estou a pensar fazer algo semelhante, mas com uma Maple devido à capacidade de cálculo (queria calcular potência, potência aparente, factor de potência e THD) e devido ao facto de ter dois AD que podem ser usados em simultâneo para poder garantir que o factor de potência não está errado pelo lag do Arduino. Ahhh, e pela frequência de aquisicão também. :slight_smile:

Com o Arduino, se calhar a maneira ideal de enviar estes dados seria via Ethernet para uma base de dados onde seria mais simples de calcular a área (ou seja, energia total) da energia por dia e ter uma ideia da medicão do contador da EDP. Devo no entanto apontar o facto que o contador da EDP é mais preciso que este sistema e pode ser mandado calibrar caso se suspeite que o contador está errado.