Leitor de contador edp

Ola,
sou um "professor pardal" que precisa ler o contador de consumo da edp, ou seja preciso contar os impulsos dados por um led existente no contador.
mas para tornar a coisa mais elaborada, preciso que esse registo de impulsos fique guardado num ficheiro txt para descargar para o pc, atravez de usb, ethernet ...
foi então que me deparei com os projetos do arduino, será possivel criar algo que funcione para o que eu quero ?
é aqui que vosses entram, precisava da vossa ajuda para esse projeto, pois não sei bem por onde começar.

obrigado

Da uma olhada nisso, acho que encaixa com oque voce quer :slight_smile:

http://openenergymonitor.org/emon/applications/homeenergy

Desculpem, mas esse site do openenergy é só confuso ou é impressão minha?
Tentei várias vezes pegar emprestado algum esquema para energia elétrica, e parece que todo mundo aponta para ele, mas não consigo nunca entender como funciona esse site.

Eu acho que o link mais correcto nesse domínio é este:

http://openenergymonitor.org/emon/buildingblocks

Ali tem uma lista de links com os esquemas (não são nada de especial...) e código para o Arduino.
Eu estou a pensar fazer algo semelhante, mas com uma Maple devido à capacidade de cálculo (queria calcular potência, potência aparente, factor de potência e THD) e devido ao facto de ter dois AD que podem ser usados em simultâneo para poder garantir que o factor de potência não está errado pelo lag do Arduino. Ahhh, e pela frequência de aquisicão também. :slight_smile:

Com o Arduino, se calhar a maneira ideal de enviar estes dados seria via Ethernet para uma base de dados onde seria mais simples de calcular a área (ou seja, energia total) da energia por dia e ter uma ideia da medicão do contador da EDP. Devo no entanto apontar o facto que o contador da EDP é mais preciso que este sistema e pode ser mandado calibrar caso se suspeite que o contador está errado.

Outro problema que terás com o cartão SD/Ethernet é o tempo de ciclo do teu programa vai aumentar e tornará a medida da energia um pouco menos precisa. Mas vendo relativamente, não me parece que seja problemático.

Obrigado @bubulindo

já tenho pano para mangas ... vamos ver se consigo "descodificar" tudo o que está no "Building blocks"

bubulindo:
Eu acho que o link mais correcto nesse domínio é este:

Learn: Electricity Monitoring — OpenEnergyMonitor 0.0.1 documentation

Ali tem uma lista de links com os esquemas (não são nada de especial...) e código para o Arduino.
Eu estou a pensar fazer algo semelhante, mas com uma Maple devido à capacidade de cálculo (queria calcular potência, potência aparente, factor de potência e THD) e devido ao facto de ter dois AD que podem ser usados em simultâneo para poder garantir que o factor de potência não está errado pelo lag do Arduino. Ahhh, e pela frequência de aquisicão também. :slight_smile:

Com o Arduino, se calhar a maneira ideal de enviar estes dados seria via Ethernet para uma base de dados onde seria mais simples de calcular a área (ou seja, energia total) da energia por dia e ter uma ideia da medicão do contador da EDP. Devo no entanto apontar o facto que o contador da EDP é mais preciso que este sistema e pode ser mandado calibrar caso se suspeite que o contador está errado.

Boas @bubulindo
Chegas-te a construir este projeto ?
Só agora vou avançar com o meu... e numa busca pelo forum "descobri-me" aqui :slight_smile:
Pelo que queria construir algo assim, o mais preciso possivel e pelo que percebi irias usar 2 CT para uma maior precisão ! correto ?

Não... a casa funciona a gas. LOL
Mas mesmo assim, ainda não me dediquei a construir isto e não me parece que tenha tempo para o fazer nos próximos tempos. :frowning:

bubulindo:
Não... a casa funciona a gas. LOL

Nossa, bubulindo, sua casa funciona a gás? Não chega energia elétrica nela não? É mais barato gerar energia com queima de gás do que direto da companhia de eletricidade?

LOL

O aquecimento (que é o maior consumidor de energia) é feito com gás. Dito isto, existe lá um contador de gás, logo posso aplicar o sistema lá.

Neste momento é mesmo falta de tempo.

bubulindo:
Não... a casa funciona a gas. LOL
Mas mesmo assim, ainda não me dediquei a construir isto e não me parece que tenha tempo para o fazer nos próximos tempos. :frowning:

Boas,
Pois no meu caso já tenho tudo eletrico ou a sol e queria fazer mais um update ao meu site de monitorização que era os consumos em tempo real :
www.micropatalhetas.tk (arduino com 4 sensores tmp.)

Como geraste os graficos na pagina www.micropatalhetas.tk?
Estao interessantes.

HugoPT:
Como geraste os graficos na pagina www.micropatalhetas.tk?
Estao interessantes.

php com o pcharts !!

com licença paga ou free?

HugoPT:
com licença paga ou free?

lol, free claro o ppl é pobre :wink:

Se também vivesse em Albufeira provavelmente não pagava electricidade...

Agora em Londres, não me parece que consiga fazer o mesmo. :frowning:

bubulindo:
Se também vivesse em Albufeira provavelmente não pagava electricidade...

Agora em Londres, não me parece que consiga fazer o mesmo. :frowning:

Lol... Também tenho as minhas duvidas.. :wink:

bubulindo:
LOL

O aquecimento (que é o maior consumidor de energia) é feito com gás. Dito isto, existe lá um contador de gás, logo posso aplicar o sistema lá.

Neste momento é mesmo falta de tempo.

Nem consigo imaginar uma casa onde o maior consumo de energia é aquecimento, lol. Aqui no Brasil não temos esse problema, acredito que nem no sul, onde o inverno é mais frio, o gasto com aquecimento é tão grande.

LegendBR:
Nem consigo imaginar uma casa onde o maior consumo de energia é aquecimento, lol. Aqui no Brasil não temos esse problema, acredito que nem no sul, onde o inverno é mais frio, o gasto com aquecimento é tão grande.

Nunca estiveste na Noruega então... LOL Se bem que lá já estavam a usar bombas de calor para climatizacão da casa.
No Brasil, imagino que haja algum consumo para arrefecer as casas com ventoínhas ou ar condicionado, mas não deve chegar ao aquecimento no Reino Unido. Estou aqui a pensar em algo que fosse melhor no Reino Unido comparativamente ao Brasil e a única coisa que talvez seja melhor, são os portes de envio de componentes para cá serem extremamente baixos. LOL

bubulindo:

LegendBR:
Nem consigo imaginar uma casa onde o maior consumo de energia é aquecimento, lol. Aqui no Brasil não temos esse problema, acredito que nem no sul, onde o inverno é mais frio, o gasto com aquecimento é tão grande.

Nunca estiveste na Noruega então... LOL Se bem que lá já estavam a usar bombas de calor para climatizacão da casa.
No Brasil, imagino que haja algum consumo para arrefecer as casas com ventoínhas ou ar condicionado, mas não deve chegar ao aquecimento no Reino Unido. Estou aqui a pensar em algo que fosse melhor no Reino Unido comparativamente ao Brasil e a única coisa que talvez seja melhor, são os portes de envio de componentes para cá serem extremamente baixos. LOL

Poderia dizer tanta coisa... não com relação ao clima, mas o restante...

Mas frete de componente é barato para o Brasil também, os chineses não brincam em serviço, hehehe. A demora é que mata!

Hmmmm, então devo ser eu que tenho uma versão muito romântica do Brasil. :\

A demora é igual para mim...
Um mês de espera. Quando as coisas chegam já nem me lembra para que eram. LOL