Controlar relé wi-fi com Arduino + esp8266, sem telemóvel

Cumprimentos a todos.
Queria criar um projecto em que leio a temperatura em 2 locais, comparo as mesmas e se a diferença for superior a um valor estabelecido queria accionar uma relé.
Enquanto utilizo fios de ligação, tudo ok.
Agora comprei uma relé com wifi e um ESP8266 ESP-1S para ligar a um Arduino mega r3, facilitando as ligações.
Li mas só consegui encontrar o comando da relé através de telemóvel.
Também percebi??? que tem que haver um ESP a funcionar como server e outro como cliente.
O que desejo é só substituir o controlo da relé por fio por controlo por wifi, sem net nem telemóvel.
Alguém pode dar pistas concretas?
Obrigado

Pelo que eu saiba você pode acionar o relê só com o esp, sem necessidade de arduino.

Abraços

Obrigado.
Também já vi isso.
Mas eu quero programar o arduino para controlar a bomba de circulação da caldeira a lenha, a bomba para água quente no acumulador (ainda por cima tenho 2), controlando a diferença de entre todos os elementos e ligando as bombas de acordo com as temperaturas. Será um misto de sistema solar com extras.
No fundo vou ter 4 sensores de temperatura e 3 bombas de circulação. Por isso utilizei arduino.
Para mais ainda posso controlar o sistema solar se necessário.

Se forem sensores digitais :slight_smile: Tás safo. O NodeMCU tem uns quantos....

Mas só agora reparei que tens ESP-01... Não sei de cabeça agora, mas acho que só tem dois portos GPIO... Por isso tens de usar um arduino sim...

Obrigado pelo apoio.

Creio que percebi a história do cliente (creio que é a relé) e o servidor (arduino).
Penso que tenho que programar os ESP como servidor e como cliente.
O meu problema é saber que ordens devo dar / programa devo escrever, nos ESP.
Depois, como vai o arduino dar a ordem.
A relé é esta:
https://www.aliexpress.com/item/ESP8266-ESP-01S-5V-WiFi-Relay-Module-Things-Smart-Home-Remote-Control-Switch-Phone-APP-ESP01/32967264558.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.70b14c4dfaq2iq

O esquema que tenho planeado é o anexo. Depois será fácil alterar para outras situações.
É para ser um sistema autónomo. Se depois der para enviar mensagens em simultâneo para o telemóvel irei implementar mas não é prioridade.

Cumprimentos.

Alfredo

Esquema.pdf (40.6 KB)

Mas tu já estavas a usar ligação com fios? Como assim? Com modulo ethernet?

Obrigado.

Neste momento tenho 3 termostátos que controlam 3 relés. Tudo com fios.
Isso gera um monte de fios no quadro eléctrico.
Para eliminar os fios eu queria colocar o arduino algures (longe dos 220V) e comandar as relés por wi-fi. Deste modo teria só a alimentação das relés (que até podia ser um bloco de 4).
Os termostátos não me permitem flexibilidade nos parâmetros, que eu queria aproveitar com o arduino.
Se conseguir dominar o sistema estou a pensar retirar o controlo das bombas circuladores e substituí-lo por 3 relés, controlando desse modo a velocidade, de acordo com temperatura.

Ok, tens um problema. o NodeMCU (ESP8266) só tem 1 porta analógica (que era a minha sugestão). Por outro lado, essa versão, do ESP que aí tens, não tem portas analógicas. Temos de pensar noutra solução.

  1. com o nodemcu e um mux de canais analogicos controlado digitalmente
    ESP8266 ADC: Read Multiple Analog Voltages - YouTube

  2. tentar a mesma técnica usando o ESP-01 (onde tens de fazer um tweak para chegar ao pin A0)
    https://www.reddit.com/r/esp8266/comments/5gyirm/read_analog_values_with_esp01/

Analisa e comenta. :slight_smile:

Muito obrigado.

Agora vou tentar solucionar o problema com as dicas.
Depois digo o resultado.

Obrigado