Alterando as palavras chaves da linguagem C para português, no IDE do Arduino

Com esta biblioteca você pode escrever o sketch usando palavras equivalentes do português das palavras chaves da linguagem C em inglês. Exemplo: Use "vazio" no lugar de "void", "escrevePino" no lugar de "digitalWrite", e assim por diante. Tem potencial para facilitar muito o aprendizado da liguagem C em português, principalmente para crianças e pessoas que não tem tem familiaridade nenhuma com liguagem de programação e a língua inglesa.

Link demonstrando a funcionalidade da biblioteca PTconeverter.h:

Para melhor informação, a biblioteca se encontra em:

Aqueles que quiserem contribuir para melhorar fiquem a vontade.

Gostaria também que opinassem sobre o assunto.

Obrigado.

É uma ideia interessante... e certamente que ajuda no sentido de exercitar o pensamento lógico, mas não me parece que seja algo para quem quiser aprender mesmo a programar.

Já agora, também alteraste os termos if, else, for, while, do, include, etc??

Boa tarde. Obrigado pela observação. Lembrando que a plataforma Arduino foi criada para que aqueles que não entendem nada de programação e eletrônica pudessem fazer algo de útil. Nessa linha é que foi idealizada a biblioteca. A idéia é usar a biblioteca para facilitar ainda mais a vida dos leitos e nativos em língua portuguesa. A vantagem da biblioteca é que você pode programar usadas as novas "keywords" e misturar com o estilo tradicional de programação. A idéia é iniciar a o aprendizado com as novas "keywords" e aos poucos ir introduzindo a forma "tradicional" com as "keywords" nativas da liguagem. Já usei esta biblioteca no compilador LCC e também funcionou.
Quanto a sua pergunta: sim, já alterei essas "keywords" nativas. E você pode seguir alterando outras, é só entrar com editor de texto na biblioteca "hconverter.h" e incluir ou alterar as keywords, é quem simples.
A idéia nasceu inspirada nas iniciativas, em primeiro lugar dos nativos da língua em portugual, os quais já a muito tempo faziam a tradução de termos em informática, como "rato", "disco duro", "por defeito", etc., pois aqui no Brasil já houve algumas iniciativas, por exemplo o Prof. Zuppo na escola politécnica da USP, que não tiveram apoio nenhum, exatamente porque diziam que como toda a literatura usa os termos técnicos em inglês, as pessoas iam se confundir (para mim, isso tem um cheiro de partidários do colonialismo americano, mas deixa pra lá). Também fiz pensando como ferramenta didática para aprender conceitos, principamente para crianças.
Também pensando se seria possível fazer, e várias pessoas na área de TI disseram que não seria possível porque o compilador daria Erro.
Estou pensando em fazer uma experiência e usar nas aulas no curso técnico de eletrônica e eletrotécnica aonde sou professor.
Lembrando: não é uma ferramenta para programação avançada. Porém com alguma criatividade daria para usar sim, acho eu. Desafio a acessar o github e tentar usar, e contribuir se descobrir algum novo uso. E melhorar o código também, afinal é open source.
Críticas e observações são bem vindas.

Tendo em conta o objectivo, a ideia é boa e vai de encontro à ideia do Arduino. Uma coisa que gostava de saber é como funcionam as mensagens de erro? Isso certamente que não dá para meter em Português e é uma pena.

Quanto a traduzir os termos... mesmo dentro de falantes da lingua Portuguesa as palavras não são as mesmas. Resistor e resistência por exemplo... mas mesmo assim deve haver um termo correcto em Português, mas que não invalide a sabermos o termo em inglês uma vez que isso abre acesso a bastante mais informação.

Ainda assim, boa ideia e bom trabalho.

Boa tarde a todos. Embora não seja minha iniciativa, existem outros que estão desenvolvendo idéias no mesmo sentido:

Vou contactar esse pessoal para usar a mesma terminologia deles na minha biblioteca. A filosofia deles é um pouco diferente: eles tem um IDE que transforma os arquivos escritos em português em um arquivo .INO nativo do Arduino. No meu caso usaria o próprio IDE do Arduino, só incluindo a biblioteca (.h).

Obrigado a todos que contribuiram até aqui.

Mais uma biblioteca para isso: