Projeto eletrico

Ola!

Sou eletricista e trabalho com alguns projetos mas agora me veio uma duvida que para projetos com arduino precisa ser engenheiro ou ser diplomado?

Não necessariamente... se for utilizar um carrinho telecomandado para brincar, não me importo que seja o Zé da esquina que o programe ou monte.

No entanto, quando compro um carro ou algo da qual a minha vida ou bens (tipo uma casa) dependem, podes crer que não vou aceitar que seja o Zé da esquina a programar ou desenhar esse sistema. Nota que não estou a desdenhar ou a menosprezar a experiência de cada um... eu já vi técnicos que sabem bastante mais que alguns engenheiros, mas eles são a excepção não a regra.

Que projecto pretendes fazer com um Arduino para o qual achas que tens de ter um curso superior?

projeto de aviários cortinas e temperatura do ambiente.

Mas tenho um amigo que se formou recém em engenheiro civil!

Desde que tenhas em atenção os riscos e tomes medidas para garantir que as pessoas ou animais estão em risco, não me parece que seja algo que necessite dum curso.

Eu confio menos no teu amigo engenheiro civil com electricidade do que contigo... e nunca te vi na vida. :wink: O ser engenheiro não implica saber tudo... eu sou engenheiro electrotécnico e não vou desenhar um telhado para uma casa.