Erro na gravação do bootloader

Olá amigos!!

Montei um Arduino com porta RS-232 que funcionou sem problemas com um ATmega168 com bootloader já gravado retirado de um outro Arduino comercial. Montei tambem um gravador serial de AVR e consegui gravar tambem sem problemas o bootloader 168 com o PonyProg2000, porem quando tento programar com o IDE qualquer sketch por mim já testado o seguinte erro surge:

stk500_getsync():not in sync
stk500_disable():protocol error

Percebi nas minhas incursões pelo forum do Arduino que esse erro persiste há pelo menos dois anos nas gravações de bootloader, já tentei tudo o que é ali sugerido, como checar Board, Port, resetar antes do upload, etc. e nada. Alguem já teve esse problema e conseguiu resolvê-lo? Como?

Não me parece ser problema com o meu gravador pois tambem tentei gravar o ATmega168 com dois Arduinos seguindo as instruções em arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoISP e surge o mesmo erro.

Abraço,

Planctum

Ta parecendo cristal cara. Vc setou os fuses corretamente?
Os AVR vem de fabrica configurados p/ usar o osc interno.

Aproveitando, deixe-me sugerir uma coisa: Provavelmente seu proximo PC e laptop tb sem chance, ñ vai ter porta serial/paralela.
Cata esse 168, q eh baratinho mesmo, e joga o usbasp nele. Tu programa qql avr agora por usb. Pelo avrdude. ponyprog eh um lixo.

Boa tarde, caro nofxx

Você tem razão, os novos PCs não vêm com RS-232, somente USB; porem como sou um 'escovador de bits' eu gosto de (re)criar meus próprios hardwares, porisso montei meu proprio Arduino. Quanto à questão do cristal não creio ser esse o problema pois o bootloader, junto com o arquivo preferences.txt, já configura os 'fuses' do AVR quando é carregado. Mas valeu, amigão.

Planctum

Mas eh isso q sugeri mesmo, montar um prog. Eu fiz na perfboard mesmo, ficou "de comprido":

Tipo esse mas nem corroí placa.

Não entendi, o ponyprog puxa um "preferences.txt" q ja vem os fuses?
Nao custa nada vc testar isso man, da um read neles. Ta usando 16Mhz? CLK3..0 deve estar "1", unprogrammed. CKOPT marcado.

Digo isso de um tut q li q diz: 98% probs de comunicacao, seja serial usb ou whatever eh cristal (config).

Tirei uma foto aqui agora p/ ilustrar melhor:

Imgur

Na direita eh o 328 com um cabo ICSP programando o mega32 na protoboard.
Soh fui burro p/ de ter colocado pin macho ... achei q ia usar plugado na proto, mas foi estupidez. Colca uns femeas se quiser.

Hi nofxx!!

Valeu a dica. Vou dar uma lida com atenção nesse programmer sugerido por você. O seu funcionou logo de cara?

Abraço,
planctum

Bala cara! Nao esqueça de por um jumper pra escolher ir ou nao Vcc pro alvo. Assim vc pode deixar o alvo conectado na usb por ex, e programar ele ao mesmo tempo.. sem ficar trocando fios.