Arduino + Relés

Boas.

Sou iniciado no Arduino e tenho um projecto em mãos que queria desenvolver mas que tenho tido problemas em perceber qual a melhor solução a utilizar.

O que pretendo fazer é algo simples mas que envolve detecção de corrente de 220v.
Quando a corrente a 220v for accionada, o arduino recebe esse sinal e transmite-o para uma série de leds. Quando a corrente a 220v é desligada, o arduino mantém os leds ligados.

Andei a ler e penso que um relé de estado sólido poderia ser útil. Alguém sabe/conhece algum projecto parecido que me possa indicar ou links de páginas pt (preferencialmente) onde posso adquirir esses equipamentos?

Obrigado desde já

Dê uma olhada neste esquemático:

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1235146158/2

Boas.

Obrigado pela resposta mas pretendia informações de algum equipamento que me permita fazer isto sem ter de mexer muito em redes de 220v... Apesar de me safar, não quero arriscar e por isso estava a ver os relés... Será que me resolvem o problema ou haverá melhores métodos?

Apenas preciso de saber que a corrente está accionada ou não, não pretendo medir a quantidade da mesma...

Obrigado.

Dá uma olhada nesse meu tópico.

http://arduino.cc/forum/index.php/topic,83223.0.html

Estou para montar justamente algo assim, para verificar se está energizado ou não.

Compra uma fonte de alimentacao para entrada 220 vac e saida 5 volts, nao pode ser uma fonte chaveada, tem que ser linear
usa um acoplador optico na saida da fonte para isolar eletricamente esta tensao e entre com esta tensao numa entrada digital do arduino, quando estiveres alimentado a fonte com 220 vac, sua saida sera em torno de 5 volts, quando estiveres alimetando esta fonte com 110 volts a sua saida sera em torno de 2,5 volts ai crie um codigo no arduino pra ler estas duas diferentes tensões !

Boas.

A ideia de um transformador já tinha sido posta em cima da mesa mas tenho um problema, são quatro leituras independentes, ou seja, tenho de receber 4 inputs... O que implicaria 4 transformadores... Alguém conhece transformadores 220v - 5v pequenos? Com isso já me deveria safar...

Obrigado!

aaaaa!
Se a resposta da transição das tensões for muito lenta, diminua o capacitor de filtragem da fonte, isto não é muito preciso mas pra algumas soluções pode funcionar, se quiseres mais precisao e velocidade, hummmm....

Em qual cidade estás?

Acho que não tem outra forma, 4 inputs, 4 fontes, ou 4 conversores, mas...

Quanto aos trafos basta pedir na loja que queres um trafo de 200 vac para 5 vac por 100 mA ou 50 mA, sei lá!

Kotch:
Em qual cidade estás?

Acho que não tem outra forma, 4 inputs, 4 fontes, ou 4 conversores, mas...

Quanto aos trafos basta pedir na loja que queres um trafo de 200 vac para 5 vac por 100 mA ou 50 mA, sei lá!

Lisboa, PT

A ideia é fazer um simulador de estore através de inputs de equipamento KNX... As saídas serão LEDs que permitem ver em que estado está o estore... O input para o arduino será a corrente que segue para o motor de estore, um canal por direcção...

Tenho de procurar uns transformadores pequenos que consigam fazer o serviço...

Obrigado

Estou no sul do Brasil!

Precisa de velocidade na reação do circuito, se precisar, esqueça vai ter que ser de outra forma!

:wink:

Qual o nível de seu conhecimento relacionado a eletronica?

:slight_smile:

Kotch:
Qual o nível de seu conhecimento relacionado a eletronica?

:slight_smile:

Percebo alguma coisa mas não sou expert... :slight_smile:

O meu problema agora é conseguir determinar que equipamentos podem ser utilizados para este objectivo...

Se precisa de velocidade na reação do seu circuito vai ter que fazer um conversor analogico pra digital veja como funcionam

mas se nao precisa de velocidade, podes usar a maneira das fontes!

Veja esse tópico do Fórum, sobre converter uma entrada 110v/220v para 5V para o arduino

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1235146158/2

nao esqueca a recomendacao do cara que postou!

Warning! Messing with AC power can kill you, someone who uses your device, burn your house down, etc. Do not screw with it if you do not know what you are doing.

If you not experienced working with AC power, I recommend you use a regulated 5V output wall-wart wired to the AC circuit you wish to sense, and use it to drive an arduino input pin. Use a pulldown resistor to keep it from floating.

:fearful:

hahahahhahaha, desculpe trolar vc Kotch, mas trabalho com altas amperagens, e 220V não mata ninguém, a não ser que você segure com uma das mãos um dos fios e o outro com a outra, ligue a força (claro que terá que usar o pé ou a língua para ligar o interruptor) e tenha um marcapasso.
Essas advertências, devem ser para alguém que não tem ideia da diferença de 5-12V fornecendo 100mA e 220V trifásico com 50A.
E justamente por isso que indiquei usar um opto-acoplador para o nosso amigo.

Lembrete: Nunca coloque a língua nos polos de uma bateria 9V.

Não é estranho falares em amperagens e depois referires tensões?

Qual é a resistência do corpo humano quando molhado? A tensão é o que menos importa... o caminho da corrente e a intensidade da mesma é que definem se podes morrer.
O caminho óbvio mais perigoso é realmente com ligações nos braços porque o coração fica entre ambos. E se os pontos de contacto forem no peito e costas? Os braços estão soltos e o resultado é semelhante.

Não leves a mal dizer isto, mas são estas "certezas" que resultam em acidentes. Eu tenho um dizer que é assim: "Só morre afogado quem pensa que sabe nadar. Quem não sabe não arrisca porque não sabe e quem sabe não arrisca porque reconhece o perigo.". Ter esta certeza absoluta que só nesta situação é que se morre é extremamente perigoso. Até porque não é exactamente verdade.

Boas.

Sim, brincar com 220v não é brincadeira nem algo para ser feito de ânimo leve por isso pretendia algo que já estivesse feito.
Obrigado mmoscz pelo link, já tinha visto. O problema é o que refiro em cima, fazer circuitos de conversão não é brincadeira e por muito que se perceba de electricidade, nunca estamos livres de algum susto...

Solid state relays, funcionarão? 220v dum lado, controlo de 5v do outro? Será que o arduino pode receber input quando os 220v são ativos? Os que tenho visto em utilização fazem o contrário, ou seja, o arduino liga/desliga sistemas... A minha questão é se com este equipamento conseguirei resolver o problema...

EDIT: Concordo com os últimos posts. Seja tensão ou corrente, não vale a pena arriscar. Só se lixa quem abusa da confiança.

Estive a ler uns posts, nomeadamente o da PowerBox. Será que consigo o meu objectivo com 4 solid state relays e 4 optoisolators para evitar picos de corrente?
Solid state relay - http://instruct1.cit.cornell.edu/courses/ee476/FinalProjects/s2008/cj72_xg37/cj72_xg37/relay.pdf
Optoisolator - ECE 4760

Obrigado

Bom, se você olhou o datasheet desse SSR ele tem entrada 6V / 50mA e permite comandar até 400V / 16A, existe algum que faça o contrário???
Bom já achei reles mecânicos que são acionados com 110/220V, ai não importa o que você colocar no NC/NF dele.

Será que consigo resolver a questão com este equipamento?

Relé - http://gfinder.findernet.com//assets/Series/5/S40PT.pdf - 40.31
Base para calha DIN - http://www.findernet.com/pt/products/sku/95833SMA/

?...