voltimetro amperimetro

Português ruim? LOL
Não vi erro nenhum nos teus posts. :stuck_out_tongue: Lá porque falas um dialecto diferente do que eu falo, não implica que seja mau. É apenas diferente. Só isso.

Eu critiquei acima de tudo o facto da montagem ser feita sem grande segurança para o microcontrolador e com azar para a porta USB onde ele está ligado.
Infelizmente não encontrei a segunda parte... Não havia link na página e até tentei alterando o endereço no browser e também não resultou. :frowning:

Eu sou engenheiro electrotécnico e não me estou a remoer por ver pessoas a usarem o Arduino para construirem coisas que necessitam ou que imaginaram. Basta dar uma vista de olhos pelo fórum e exemplos de utilizadores em que muito poucos são engenheiros ou técnicos e vê-se coisas muito interessantes e boas.

O que me assusta é ver que esta facilidade e poder de construir algo traz consigo uma responsabilidade que a maior parte das pessoas não sabe, não quer saber ou não compreende. E é aí que a facilidade de usar o Arduino se torna perigosa.
Nos fóruns do Arduino vê-se imensa gente a querer comutar 220V, a querer controlar motores com alguma potência para movimentação de cargas, etc, etc... e isso pode correr mal.

A meu ver as pessoas usarem o Arduino não me incomoda, porque:

  • Muitas das pessoas sem conhecimentos técnicos que o usam, usam-no para criar algo que não estão dispostas a pagar para ser um engenheiro a fazer.

  • Muitas das vezes são coisas tão específicas que um engenheiro ou uma empresa não está disposta a investir para o fazer. Logo a única possibilidade é ser a pessoa a fazê-lo.

E como já referi, muitos dos projectos são muito interessantes. Se algum desses projectos tiver asas para se tornar comercial, tenho a certeza que para isso o acontecer, engenheiros terão de estar envolvidos. Quanto mais não seja devido à regulamentação de segurança, etc, etc...

Outra coisa muito interessante no Arduino é ter aberto as portas dos microcontroladores a programadores... o que abriu ainda mais as possibilidades de interface com aplicações de alto nível com electrónica "básica".

Quanto a receberes criticas... não leves as minhas como uma ofensa. Eu critiquei porque não concordo da maneira como implementaste a medição de corrente e tensão. Eu sei que funciona... mas também sei que é facílimo de haver problemas sérios em fazê-lo daquela forma. Não fiques ofendido pela critica, tenta perceber e desenvolver uma solução melhor. :slight_smile:

E mete o link para a segunda parte do artigo aqui que eu estou interessado em ver. :slight_smile: