LCD 16x02 não imprime

Olá,
Tenho um LCDC 1602 BYY(LC ELETRONICA)

Estou tentando imprimir com um código simples

//Programa: Teste de Display LCD 16 x 2
//Autor: FILIPEFLOP

//Carrega a biblioteca LiquidCrystal
#include <LiquidCrystal.h>

//Define os pinos que serão utilizados para ligação ao display
LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);

void setup()
{
//Define o número de colunas e linhas do LCD
lcd.begin(16, 2);
}

void loop()
{
//Limpa a tela
lcd.clear();
//Posiciona o cursor na coluna 3, linha 0;
lcd.setCursor(3, 0);
//Envia o texto entre aspas para o LCD
lcd.print("teste");
lcd.setCursor(3, 1);
lcd.print("ata");
delay(5000);

//Rolagem para a esquerda
for (int posicao = 0; posicao < 3; posicao++)
{
lcd.scrollDisplayLeft();
delay(300);
}

//Rolagem para a direita
for (int posicao = 0; posicao < 6; posicao++)
{
lcd.scrollDisplayRight();
delay(300);
}
}

Porém apenas a luz verde acende o escrito não imprime.
Já testei o potenciômetro e ele funciona perfeitamente controlando a luz de fundo.
Alguma chance de eu ter queimado o pino 3 que controla o contraste? Tem alguma maneira de testar para eu ter certeza?

Obrigado.

Normalmente tens de regular a luz de fundo e definição das letras com um potenciometro... se apenas tens um algo está errado.

Oi, usa um porta analógica do arduino para controlar o contraste, faz esse teste, ou usa um pot mesmo!

Hmmmm, não me parece boa ideia meter um PWM a ajustar o contraste do LCD. Talvez com um condensador ou isso pelo meio funcione, mas PWM puro é capaz de dar chatice.
Isto é algo que tenhas experimentado já? Ou decidiste mandar para o ar?

bubulindo:
Normalmente tens de regular a luz de fundo e definição das letras com um potenciometro... se apenas tens um algo está errado.

A primeiro momento pensei que tinha algo errado com meu potenciômetro, porém ao controlar a luz de fundo ele funciona normalmente, só não faz nada em relação a definição de letras.

Tens dois potenciómetros... um controla a luminosidade de fundo e outro controla a definição de letras. Quantos potenciómetros tens? É um shield que tens ou estás a ligar tu o LCD?

Para teres a certeza disto, podes carregar o sketch Blink e o LCD deverá mostrar apenas um quadrado na direita ou esquerda (não me lembro agora) que é sinal que o LCD não está a comunicar com nada.

Gravei um vídeo pra mostrar como estou fazendo

LCD Não imprime

Tens um esquema de como ligaste tudo?

Exatamente como esse:

Já usei uma porta PWM para regular o contraste em uma aplicação e funcionou perfeitamente bubulindo.
skylack o primeiro exemplo que fiz com o display foi esse mesmo, porém funcionou perfeitamente.
Te aconselho a testar outro display!
Se precisar de fornecedor, me avisa!

Define funcionou perfeitamente. Funcionou como um teste ou funcionou durante anos a fio ligado?

A minha dúvida tinha a ver com o circuito interno do LCD e se aguentaria normalmente as transições do PWM continuadamente.

Funcionou durante os 8 meses necessários!
Infelizmente não possuo os componentes para testa-los hoje, mas vou pergunta se a empresa ainda os possuem e se der tudo certo posto aqui um vídeo.

Nunca usei rodando 24h todos os dias, trabalhava no máximo 8h/dia.

Não leves a mal... a pergunta é genuína. Na prática funciona, apenas estou curioso em saber se o display tinha exibido algum problema a funcionar assim.

Não levo a mal.

Revê as ligações e testa... tudo parece bem tendo em conta o código e esquema que colocaste.