Melhor método de comunicação

As XBees não ligam à web...

Apenas substituem cabos de ligação entre os arduinos, mas ainda terias de ter um ponto de acesso à rede num sítio qualquer.
Outro problema que sinceramente não sei se as XBee resolvem é a simultaneidade de informação. Os 50 ou 80 certamente que não conseguem falar ao mesmo tempo... e mesmo que consigam, o arduino que for "ouvir" não vai conseguir processar toda essa informação em tempo real.

Esses 50 a 80 arduinos vão estar dispersos em que área?

Para mim a melhor topologia seria teres dois tipos de placas. Uma que recolhia e enviava dados (nesse aspecto, acho que um chip mais barato tipo o ATmega8 ou um de 20 pinos em standalone faria melhor (ou o mesmo por um custo menor) e outra que seria uma espécie de gateway para a internet.
Imagina que colocavas 10 placas de aquisição ligadas a uma gateway e já reduzias imenso o número de ligações à internet.

Assim, no caso de teres 50 nós de aquisição, precisavas de mais 5 arduinos que comunicassem com a web para fazer download dos dados.

Como pretendes fazer o download dos dados? Esse será outro problema que tens uma vez que se todos os arduinos tentarem aceder a mesma base de dados ao mesmo tempo o sistema pode crashar ou não responder.

Finalmente, a pergunta da área prende-se para tentar perceber se realmente precisas de XBees ou não. Podes tentar ligar uma rede RS-485 em que apenas precisarias de um cabo para ligar uns quantos Arduinos.