Pino VIN do arduino

Olá,
Supostamente o pino VIN do Arduino UNO, não tem a tensão da alimentação externa que lhe ligarmos? É que eu tenho um driver(A4899) e necessita de ser alimentado por uma alimentação externa, só que não tenho o adaptador com o conetor jack e os fios para ligar à placa de ensaio, e pensei, se o pino VIN é o pino que contém a voltagem da alimentação externa, talvez desse para ligar ao driver, de modo que a tensão que entraria da alimentação externa ao arduino sairia para o driver se alterar a tensão. Porém o ground para o driver seria o ground do arduino.
Envio abaixo uma imagem da pinagem do driver para entenderem melhor.

Não aconselho, verifica a amperagem que o Arduino suporta e a solicitada pelo drive.

penguim:
Olá,
Supostamente o pino VIN do Arduino UNO, não tem a tensão da alimentação externa que lhe ligarmos? É que eu tenho um driver(A4899) e necessita de ser alimentado por uma alimentação externa, só que não tenho o adaptador com o conetor jack e os fios para ligar à placa de ensaio, e pensei, se o pino VIN é o pino que contém a voltagem da alimentação externa, talvez desse para ligar ao driver, de modo que a tensão que entraria da alimentação externa ao arduino sairia para o driver se alterar a tensão. Porém o ground para o driver seria o ground do arduino.
Envio abaixo uma imagem da pinagem do driver para entenderem melhor.

Sim, o pino Vin tem a tensão externa.(quando tem este tipo de dúvidas pode consultar os esquemas das diferentes placas que existem aqui no site no separador produtos - foi o que eu fiz)
Sendo assim, se a fonte de alimentação que ligar ao tiver corrente suficiente para alimentar os dois equipamentos (a placa Arduino e o driver/motor) pode fazer a ligação que está a pensar. Preste apenas atenção a uma coisa: o driver tem dois pinos de alimentação, um para a lógica (Vdd) e outro para o motor (Vmot); no pino Vin do Arduino irá ter o nível de alimentação que ligar no conector jack (entre 7 e 12V), sendo assim, esta tensão de Vin apenas servirá para a alimentação do motor (Vmot). Para a alimentação da parte lógica da placa deverá ir buscar ao pino +5V da placa do Arduino.

tecdiego:
Não aconselho, verifica a amperagem que o Arduino suporta e a solicitada pelo drive.

A mim parece-me que o pino Vin não tem nada a ver com a "amperagem" do Arduino. Estou certo?

Eu comprei um transformador que permite alterar a voltagem que entra para o arduíno, e experimentei com 9V e o motor não funcionou, então experimentei com a tensão de 12V, e continua a não funcionar, tenho o pino VIN ligado a um condensador eletrolitico de 100microohms, e ligado ao pino VMotor e o pino ground do driver está conetado ao ground do arduíno. Ou tenho as ligações mal feitas ou estou a usar a programação errada, caso seja esta qual será a melhor programação para um motor deste tipo: Motor de passo 12Vdc 0,33A - com cabo

luisilva:
A mim parece-me que o pino Vin não tem nada a ver com a "amperagem" do Arduino. Estou certo?

A grossura da pista é a única coisa que importa neste caso... sinceramente, não sei qual a corrente que pode passar por lá sem causar dano.

bubulindo:
A grossura da pista é a única coisa que importa neste caso... sinceramente, não sei qual a corrente que pode passar por lá sem causar dano.

Bem visto, nem me tinha lembrado disso. No entanto, o driver também não consegue manobrar muita corrente, por isso duvido que haja algum problema com as pistas do Arduino.

Quando mencionei a amperagem, foi no intuito de não se usar em muitos itens essa “porta”, pois acredito que para alimentar um drive não vejo problemas, mas para alimentar muito mais coisas, eu não aconselho!

tecdiego:
Quando mencionei a amperagem, foi no intuito de não se usar em muitos itens essa “porta”, pois acredito que para alimentar um drive não vejo problemas, mas para alimentar muito mais coisas, eu não aconselho!

tecdiego, se consultar o esquema eléctrico da placa do Arduino UNO, vai poder constatar que o pino Vin não é uma porta mas sim uma ligação ao jack da entrada de energia DC, após a protecção contra inversão de polaridade. Entende-se por porta, neste contexto dos microcontroladores, uma saída saida (normalmente digital) de um microcontrolador. Sendo assim o pino Vin não é uma porta.
Pode encontrar o esquema eléctrico da placa do Arduino UNO aqui no site em: Products->Arduino->UNO-> separador "Documentation"->botão "schematics in .pdf", ou então aqui.
Em relação à corrente máxima que esta saída da placa pode fornecer, como não são dadas quaisquer informações sobre o assunto, acredito que seja a normal para uma ligação em placa de prototipagem (não tenho o valor presente, mas acredito que possam ser alguns Ampere). Embora a observação do bubulindo seja pertinente, não sei até que ponto o limite para esta corrente seja dado antes pelos "ligadores" da placa do Arduino UNO antes que pela pista propriamente dita (era uma questão de analisar a questão com mais detalhe ver os datasheets dos componentes e fazer alguns cálculos - estes valores podem ser diferentes da placa original da marca Arduino para os clones "made in China"). No entanto, eu diria que uma boa estimativa para o limite máximo deste valor seja também o limite do díodo D1 (por um lado quem constrói a placa não vai utilizar um componente maior que o necessário porque isso é mais caro, por outro lado, este componente tem que ser o suficiente para manobrar toda a corrente que passa nesse circuito). Mais uma vez era uma questão de analisar com mais pormenor. Se quiser fazer essa analise e colocar aqui os resultados terei todo o gosto em lê-los e comentá-los.

Então é melhor eu comprar um adaptador para ligar a fonte externa à placa de ensaio, ou posso usar o pino VIN?
As ligações que vou fazer são: ligar dois arduinos, um dos arduinos vai ter ligado um display TouschScreen(funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB), um motor de 5v(funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB) e o tal driver e motor, e no outro vou ter 3 sensores pir e 3 microswitchs e um Shield EasyVR 3.0, reconhecimento de voz, estes também funcionam ligando apenas o cabo USB ao arduino.
Mais uma coisa, não estou a conseguir por o motor com o driver A4988 a funcionar, e gostaria de saber qual a programação indicada, eu experimentei usar a biblioteca Stepper e a AccelStepper, e apenas a AccelStepper funcionou para ai uns 30s da 1ª vez que usei o motor e o driver, só que estava a alimentá-lo com uma pilha de 9v usada para testar outros componentes, desde então não conseguir pôr outra vez o motor a funcionar. O link mostra o motor que comprei: Motor de passo 12Vdc 0,33A - com cabo
Se me poderem indicar qual a melhor programação, agradeço! :smiley:

penguim:
Então é melhor eu comprar um adaptador para ligar a fonte externa à placa de ensaio, ou posso usar o pino VIN?
As ligações que vou fazer são: ligar dois arduinos, um dos arduinos vai ter ligado um display TouschScreen(funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB), um motor de 5v(funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB) e o tal driver e motor, e no outro vou ter 3 sensores pir e 3 microswitchs e um Shield EasyVR 3.0, reconhecimento de voz, estes também funcionam ligando apenas o cabo USB ao arduino.
Mais uma coisa, não estou a conseguir por o motor com o driver A4988 a funcionar, e gostaria de saber qual a programação indicada, eu experimentei usar a biblioteca Stepper e a AccelStepper, e apenas a AccelStepper funcionou para ai uns 30s da 1ª vez que usei o motor e o driver, só que estava a alimentá-lo com uma pilha de 9v usada para testar outros componentes, desde então não conseguir pôr outra vez o motor a funcionar. O link mostra o motor que comprei: Motor de passo 12Vdc 0,33A - com cabo
Se me poderem indicar qual a melhor programação, agradeço! :smiley:

O que quer dizer exactamente:

funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB

Vai alimentar as placas Arduino apenas por USB? Não vai ter nenhuma fonte de alimentação externa nem na placa em que está a pensar usar o pino Vin? Se é assim, não vai poder usar o pino Vin para fazer alimentação de nada (porque pura e simplesmente esse pino não tem energia).

Em relação à programação, já utilizou esta biblioteca?

O que quer dizer com o seguinte?

desde então não conseguir pôr outra vez o motor a funcionar

Não voltou a funcionar nem com o programa que funcionava? A pilha tem carga? Já testou com uma pilha nova? Se respondeu afirmativamente a todas as questões ou desfez qualquer ligação, ou pode ter queimado algum componente.

Em relação à pilha, eu já usei a pilha para testar outros motores e outros componentes, noutros mini projetos e, é por isso que penso que poderá ser a pilha que não deve ter os 9V, mas eu experimentei já com a fonte externa alimentando o arduino com 12V, que seria a mesma tensão que sairia no pino VIN, certo, e conectei o pino VIN ao pino positivo de um condensador electrólito de 100microohms, que por usa vez conectei ao pino VMotor do driver, e o pino GND do driver que corresponde ao motor conectei ao ground do arduino, e não funcionou. As ligações estão corretas?

funciona ligando apenas o arduin ao cabo USB

Em relação à frase de cima, quero dizer que os componentes funcionam com a voltagem de 5V do arduíno, não necessitando de alimentação externa para funcionarem corretamente.

Em relação à biblioteca, não usei mas vou experimentar. Mas preciso de saber se as ligações que descrevi acima estão corretas para testar o motor. Caso as ligações estejam bem feitas, quer dizer que poderei ter queimado o driver? Agora que estou a pensar, eu tive que soldar os pinos ao driver pois este não se encontrava soldado, poderá haver algum problema com a soldadura?

Se não tem mais nenhuma ligação de alimentação não está correcto. Precisa de alimentar a lógica do driver. Isso é feito ligando 5V (do Arduino) ao pino Vdd (do driver) e os respectivos GNDs. De resto parece-me correcto Vin (com 12V, atenção que o motor é de 12V e pode não funcionar mesmo em vazio com uma tensão inferior) ligado ao Vmot e GND do Arduino ligado ao GND do Vmot do driver (como é lógico também tem que ter o GND do Arduino ligado ao GND do Vdd - lógica do Arduino).
Isto em termos de alimentações depois terá as ligações de controlo e do motor (mas penso que não é essa a dúvida).
Caso não funcione, também poderá deixar o Arduino alimentado através da USB, fazer a alimentação da lógica do driver como foi dito e ligar uma fonte externa de 12V à alimentação do motor (Vmot e GND do Vmot).

Sim eu tenho essas ligações feitas e tenho a alimentação externa como 12V, então tenho que comprar um adaptador de conector jack com dois fios para ligar aos pinos do driver, certo?