Primeira baixa

Acho que ontem eu tive a minha primeira baixa, ainda me recuso em assumir oficialmente mas está parecendo. Meu LCD agora só preenche a primeira linha com quadrados pretos e mais nada. Não responde os comandos.
Acho que foi uma asnice minha (que pretendo prestar mais atenção no futuro).
Eu liguei os 4 pinos de dados nos pinos 9-10-11-12. E como estou sem cabo serial eu estou programando o meu Severino usando o ICSP. E justamente os dois ultimos pinos usados no LCD é usado na gravação. Estou achando que isso pode ter queimado as 2 ultimas portas de entrada do LCD. Eita nóis! Burro é fogo :-/

Agora uma pergunta, como estou usando 4 pinos somente. O LCD poderia usar os primeiros pinos no lugar dos ultimos?

Acho que ontem eu tive a minha primeira baixa, ainda me recuso em assumir oficialmente mas está parecendo. Meu LCD agora só preenche a primeira linha com quadrados pretos e mais nada. Não responde os comandos.
Acho que foi uma asnice minha (que pretendo prestar mais atenção no futuro).
Eu liguei os 4 pinos de dados nos pinos 9-10-11-12. E como estou sem cabo serial eu estou programando o meu Severino usando o ICSP. E justamente os dois ultimos pinos usados no LCD é usado na gravação. Estou achando que isso pode ter queimado as 2 ultimas portas de entrada do LCD. Eita nóis! Burro é fogo :-/

Agora uma pergunta, como estou usando 4 pinos somente. O LCD poderia usar os primeiros pinos no lugar dos ultimos?

Isso não me parece lógico.
Mesmo porque a gravação ISP do avr é em baixa tensão 5 V (Nível TTL).
Isso não danificaria o LCD.
Vc. deve ter feito outra besteira.
Só os 4 bits de dados não serve para o lcd funcionar.
Precisa tb dos pinos de controle.
Verifique o PINO Enable (E) se está ligado corretamente.
o pino RS tb.
Alem do +5V e GND e do contraste (usando um trinpot de 10 K)

Então, está tudo normal, eu estava usando ele na boa, inclsuive tinha feito uams gravações com ele ligado, só o restet é que não inicializava ele direito, mas bastava desligar a fonte e pronto, estava funcionando. O resto está tudo como antes, inclusive nem trimpot estou usando, liguei direto 2 resistores para manter o contraste.
Vou rever as ligações mais um monte de vezes. E estou comprando outro display :frowning:

É Artur, realmente a porta paralela trabalha em nível TTL, o que não deveria causar danos ao display.
Quanto ao reset, se o cabo ICSP estiver conectado, este pode interferir no reset. Se não for isso, pode ser necessário mudar o jumper "serial enable" para gnd reference.
Não sei se há displays que trabalhem com tensão mais baixa, tipo 3,3v., para trabalhar exclusivamente com alimentação USB.

Fica frio! Era apenas um soldado desaparecido e que foi encontrando ontem a noite!
Ele está vivo! O asnético aqui que estava limpando o codigo do display, pra ficar só o que eu vou usar mesmo, e apaguei junto algumas linhas importantes, como por exemplo as que definiam quais pinos eram usados e para o que :-[
Agora uma coisa interessante. Sabe como descobri isso? USando um multimetro rssss
Nem foi olhando o código. Eu vi que as patas de dados para o display ficavam o tempo todo em HIGH. Achei estranho isso e fui buscar no codigo quem tava fazendo isso. Não tinha. Pronto, resolvido.
Agora, achei interessante o fato de ter pinos não iniciados que ficam em HIGH. Para economia e segurança no caso de um curto não seria melhor todo mundo em LOW? Isso por default, sem precisar pedir?