Placa de Circuito Impresso (RTC) DS1307

Boa Noite, montei na protoboard um circuito de um "relógio digital" usando o C.I. DS1307 com Arduino, mas agora, quero "passar" o circuito para uma PCI. Bom, eu fiz o seguinte layout(abaixo). Me ajudem a encontrar erros e corrigí-los ( sou iniciante ); depois disso é que vou confeccioná-la.

OBS: tentei desenhar trilhas sem angulos de 90º, evitar trilhas que passem debaixo do C.I. , desenhar trilhas mais grossas, e tentei também usar um "plano"(chapa de cobre) ligado ao GND.

Por favor, comentem! :wink:

Bonitinha a plaquita. O que o diodo e aquele S1 fazem?
A idéia eh ligar no arduino direto, tipo shield? Ñ eh melhor no ICSP ligar o RTC?

Se for fazer por ferro de passar, sugiro aumentar o "spacing" do poligono GND ae. Bracetas.

Obrigado nofxx. O diodo é para proteger o circuito de uma alimentação inversa [ eu sou azarento, e acontece muitos incidentes(ja descarreguei 3 baterias 9v e um mês!) ], e o S1 é para ligar/desligar( quando eu vou programar um novo horário/data, tenho que desligar e ligar o C.I. ( tirar e botar a bateria ).

Ficou bom seu layout, bem prossional, só recomendo se for você fazer por tone transfer, usar trilhas e espaçamento do "ratnest" de 20 mils pelo menos, afinal espaço na placa tem de sobra :wink:

Haha! Primeiro elogio profissional que recebo! :smiley: Obrigado Osias Neto. Vou fazer pelo modo serigráfico, mas vou usar sua sugestão. Continuem comentando...

GUI,
não tenho certeza se foi você que postou 1 mes atras uma plaquinha toda "gambiarra" e eu comentei para você dar uma procurada sobre "boas praticas para confecção de placas".

Se era você PARABÉNS, essa placa do DS1307 mostra que você é dedicado e se interessou pelo assunto. Ficou muito boa mesmo..

Abraço

Fala Gui,

Bacana a placa,

Eu fiz uma aqui que inclui o DS1307 também, e caso ajude:
No seu esquema talvez seja melhor considerar o cristal maior, pois, do tamanho que você usou é bem difícil encontrar, já encontrei em placa mãe de laptop, mas no geral, no mercado, eles são bem maiores.

Depois de testes que fiz aqui ficou o seguinte: Tava tendo muito desvio de tempo com os cristais que comprei. Comprei em 2 lugares diferentes, aqui na minha cidade e na soldafria.com.br .... todos os dois tavam dando problema, desviando muitos segundos por dia. Troquei por 2 critais que peguei de placa mãe de PC e resolveu o problema.... O difícil é que em nenhum lugar de comprar cristal se informa os dados dele, capacitância etc .... acho que deve ficar mesmo por conta de tentativa e erro :frowning:

Uma pergunta pra quem souber me responder: tive problema na minha placa com o "plano terra", não teve espaço pra ele... acabei soldando o corpo do cristal na perna GND de outro chip ligado no I2C.. Pode fazer isso? Será que dá certo? E outra: Pra fazer o "plano terra" de acordo, tenho que fazer a placa a partir de uma placa dupla face? (parece óbvio que sim,.. .só pra confirmar ...).

Leitura bastante interessante: Mixed-signal and digital signal processing ICs | Analog Devices Recomendado !!!

Vlw !

Uma pergunta pra quem souber me responder: tive problema na minha placa com o "plano terra", não teve espaço pra ele... acabei soldando o corpo do cristal na perna GND de outro chip ligado no I2C.. Pode fazer isso? Será que dá certo?

DanDare, eu recomendo não ligar o corpo do cristal ao terra, do que fazer isso, aliás, não é legal ligar nada na perna de GND de nenhum CI.

Em circuitos analógicos, pode atrapalhar os níveis de tensão, e em circuitos digitais/de frequência (como no caso do I2C), pode atrapalhar o chaveamento...

nesse caso, que você não teve espaço para um plano, o melhor seria puxar uma trilha mesmo de gnd até o cristal, e criar um pad ali, para soldar na capa do cristal.

E outra: Pra fazer o "plano terra" de acordo, tenho que fazer a placa a partir de uma placa dupla face? (parece óbvio que sim,.. .só pra confirmar ...).

Não necessariamente, o GND é um ponto muito importante em layouts de placa, e qualquer ruído nessa linha (ou plano) pode determinar o mal funcionamento do circuito.

O importante é lembrar que algum CI, transistor etc, pode estar jogando ruídos no GND, portanto, é bom, "encaminhar" esse ruído da melhor forma para fora do circuito.

Algumas dicas:

  • Usar capacitores (entre 47 e 100nF) em todos os CIs do circuito (do vcc ao gnd) e montá-los o mais próximo possível no GND do mesmo, principalmente se for digital para evitar ruídos durante chaveamentos.
  • Evitar ao máximo ligar perna de gnd em perna de gnd de outro CI, pois um estiver gerando ruídos, irá ter problemas no outro também.
  • Procurar sempre ligar o gnd de CIs à pernas de capacitores (que estão ligados ao gnd obviamente).
  • Se tem uma parte do circuito com alta frequência ou chaveamento constante também como por exemplo, cristais e comunicação serial (I2C, SPI, RS232...), tentar manter manter longe de circuitos analógicos, como leitura de sensores.
  • Criar planos de gnd separados sempre que possível para cada tipo de circuito (analógico, digital, alta frequência, alta corrente...).

Sim, Juliano, eu sou o autor daquela gambiarra. ;D . Obrigado.

O diodo é para proteger o circuito de uma alimentação inversa [ eu sou azarento, e acontece muitos incidentes(ja descarreguei 3 baterias 9v e um mês!) ],

Sei o que isso é... desde então que coloco uma ponte de díodos em entradas de alimentacão onde é possível de polarizar erradamente. Sim, fica um pouco mais caro... mas muito mais barato que reparar a placa. :slight_smile:

e o S1 é para ligar/desligar( quando eu vou programar um novo horário/data, tenho que desligar e ligar o C.I. ( tirar e botar a bateria ).

Não percebi porque precisas de tirar a bateria. :\