Arduino UNO Compensa para Iniciantes?

Olá galera, acabo de me registrar no fórum...

Sou programador, e domino algumas linguagens...
Tenho pouco conhecimento em eletronica, porem ja peguei um
conteudo para dar uma estudada...

Antes de comprar meu arduino tenho algumas duvidas, e a principal é o modelo...

Estou indeciso entre o Duemilanove e o UNO...

Pretendo iniciar em projetos com led's e lcd's (automação de uma maquete de residencia)
e depois de uns meses tentar meu robo para desviar de obstaculos.

O que vocês me aconcelham?

Obviamente o Duemilanove esta mais consolidado e tal, e o UNO pode ter bugs etc,
mas não compensa o UNO pois ja estaria atualizado,
ou pode daki uns meses sair outra versão da placa,
ou compensa o Duemilanove pois não esta tão devasado assim...

Obrigado :wink:

Olá Thiago, bem vindo ao fórum.

Talvez sua pergunta tenha várias repostas. É difícil aconselhar pois cado um enxerga a coisa de uma forma.
Minha opinião pessoal é que se vale a pena ou não depende muito das necessidades de cada pessoa, ou seja, cada placa pode ter detalhes diferentes entre sí que devem ser analisados, as especificações técnicas de cada uma.
Eu pessoalmente acho que a placa em sí é o que menos importa, ainda mais para iniciantes. As principais caracterísitcas de funcionamento giram em torno da versão do bootloader, que pode oferecer mais recursos que versões anteriores. Por exemplo uma placa Arduino Severino (que é bem antiga), com um Atmega carregado com o último bootloader, você roda qualquer sketch ou realiza qualquer tutorial encontrado na internet, da mesma forma como se estivesse usando o Arduino Uno. Neste caso as diferenças são que a Severino não tem a saída de 3,3v e nem tem comunicação USB onboard, apenas serial. Por outro lado a Severino usa um indutor (microchoque), na entrada de alimentação o que em tese te dá maior acurácia na leitura de sensores, nem a Uno nem a Duemilanove tem esse recurso então neste aspecto a Severino é melhor.. ..
Esse é apenas um exemplo, cada placa tem particularidades próprias que na maioria das vezes são detalhes muito específicos... então é difícil afirmar que essa ou aquela placa esteja defasada.... Não é como computador pois todas elas rodam o mesmo Atmega na mesma velocidade e mesmos recursos de entrada e saída.

Nesse sentido, pra utilização geral, eu compraria a placa mais barata.
De qualquer forma outras pessoas podem responder aqui, com outras opiniões, aí você vai formando a sua.

Valeu !!

Valew DanDare pela sua opinião!

Gostei muito do seu ponto de vista...

Realmente você tem razão, cada caso é um caso...
São particularidades que dependendo da analise tendem a "puxar" pontos possitivos para si, assim como negativos.

Concordo e acredito que o critério de desempate é o custo.

E sendo assim vou optar pela Duemilanove, alem de estar mais em conta não sentirei diferenças nos projetos que pretendo implementar comparando-a com a UNO.

Valew!

DanDare, realmente, falou e bonito.
Eu tenho uma outra vesão do arduino, uma comercial.
Que tem algumas coisas a mais como LEDs, LDR, auto-falante tudo ja no seu circuito.
Adianta muito para testar alguns projetos.

Dai vi em um site colocando ele VS o Arduino.
Ah, fala serio. Acho que comparações devem ser apenas tecnicas.
Arduino foi a fonte a inspiração, agora e continuar eveluindo os projetos.
Sem comparações comerciais.

Divertido eh socar um avr na proto ou perfboard, ou fazer a sua no kicad. E por pra rodar!
Porra aprendi horrores sobre microcontroladores essa ultima semana.

Sem falar q to com 3 "arduinos" q me custaram nem 50 reais, OS TRES.
E um ainda eh o atmega32, mais portas/ram...

To elaborando um tutorial p/ ajudar a migração :wink:

Fala nofxx, fala pessoal

Isso é verdade, quanto mais alguém fizer "desde o início" mais aprende, contudo, nada substitui a placa propriamente dita se for pra colocar projetos em prática, nesse sentido se puder fabricar você mesmo um Arduino Severino, não se arrependerá a não ser que não tenha nenhum PC com serial ou algum cabo conversor USB - Serial.

De qualquer forma "fabricar" um "Arduino" na protoboard é excelente pra conhecer o chip e alguns apectos básicos de funcionamento.
Na internet tá cheio de exemplo: http://blogdoje.com.br/2009/04/26/arduino-no-breadboard-protoboard-placa-de-contatos/ ou http://hackzilian.com/arduino-na-protoboard-detalhes-com-esquematico
Ainda, usando simplesmente 2 transitores + resistor e 1 capacitor você já tem uma interface serial: https://web.archive.org/web/20210506195922/http://www.uchobby.com/index.php/2007/06/11/ttl-to-rs232-adaptor-explained/ <-- esse funciona que já testei.

Vlw !!!

[edit]Falando nisso: To precisando muito de 1 Atmega168 e não encontro de jeito nenhum nem no MercadoLivre nem em nenhum lugar. Alguém sabe se parou de fabricar depois do lançamento do Mega328? Se pararem de fabricar é uma pena porque os megas 8 e 168 servem em muitos projetos e são mais baratos.[/edit]

Acho que pararam de fabricar sim ! Eu comprei uns ultimos no mercado livre.
Veja com esse vededor. Comrei por 8,50.

Acho que pararam de fabricar sim ! Eu comprei uns ultimos no mercado livre.
Veja com esse vededor. Comrei por 8,50.

NofXX. Vc é quem ta mandando muito aqui.
Que tal pegarmos o que tu fez, juntar com a ideia do severino e lançar uma nova versão Brazuca ? E disponibilizar Em tutoriais para que a galera siga uma coisa só?
Achei muito massa o esquema do peper duino, pois ja vem o PDF pronto, só imprimir e colocar os conmponentes.
Poderia ser algo assim, proto para queimar o circuito.
Pensa ai e me fala. Abraços

Heh, eh... qdo eu empolgo numa parada eu vicio...

Entao brod, fiz um clone com a pinagem igual o arduino, GitHub - nofxx/xtronic: Some electronics projects. Code and PCB. , ve na pasta duin. Kicad eh free vc pode modificar ae e tal, imprimir e corroer.

Mas eu acho o mehor esquema se vc animar, fazer um tut de como montar na board perfurada. Aquela de 8 pins, compra por 3 reais 2x. Nem precisa corroer nem nada... fica de comprido, como essa: USnooBie
Ou a maiorzinha p/ ficar com pinagem igual. Ve a q tu encontrar ae te ajudo a montar.

De qql jeito fica bacana. O grande problema eh a situacao ovo-galinha se vc nao tiver um outro 328 p/ programar. Vou comprar uns chips da futurlec, posso enviar programado... Mas isso eh complicado, tem q confiar no cara e ainda demora 20+ dias ....

Pra gravar o primeirao, eu fiz o circuito simples de paralela q foi comentado aqui, 3 resistores e avrdude. Dae esse programa qql outro agora por usb. (nao tenho paralela no PC faz anos)

Webert,

Oh como ficou na perfboard, um 328 e um m32...(preguiça de plugar a cam tirei no cel mesmo, imagem ta male-má)

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1294407048/4#4

Soh tem q usar pin femea! heh Fiz cagada...