Fonte externa?!

Bem, enquanto mais aprendo sobre arduino, mais "problemas" aparecem kk.

Cada porta digital é 40mA e no total 200mA se nao, queima.

-Se eu ligar um Objeto X que consome 200mA na saida digital, ira queima-la ? (obviamente q sim),
MAS se eu liga-lo numa fonte externa, qual sera o consumo da saida digital ? 0?

-Ao usar o pino VIN, a saida deste sera exatamente igual a fonte? (exemplo: 9v e 1A) ou ira limitar a amperagem?

-Ao usar o pino VIN, a saida deste sera exatamente igual a fonte? (exemplo: 9v e 1A) ou ira limitar a amperagem?

Vai ter sempre o limite de "Cada porta digital é 40mA e no total 200mA se nao, queima."

Acho que não estamos a fazer as contas como deve ser...

Se não me engano os 40mA por pino são o valor máximo absoluto. Ou seja, não é ideal para um projecto que é suposto ser durável estar com um pino a levar com 40mA.

O valor de 200mA, se não me engano é o que a porta (8 bits) consegue fornecer como máximo absoluto. No entanto, se calculares a corrente para cada pino como 40 mA, facilmente podes ver que não vais poder usar os pinos todos com esse valor.

Se ligares a uma fonte, é o que a fonte está desenhada para fornecer... no entanto, depende do que vais alimentar, porque se a corrente passar pelo pino do Arduino mesmo que não seja o Arduino a fornecê-la, irás danificar o pino na mesma.
Eu não vejo o manual do ATmega há já imenso tempo, mas nalguns manuais electrónicos existem dois tipos de corrente que podem passar pelo pino, sinking/sourcing, mas nenhum desses valores vai estar nos 200mA.

O que é que pretendes mesmo fazer? Sabendo o que pretendes fazer torna-se mais fácil de explicar alguns destes conceitos dando um exemplo prático que podes usar.