Automação Residencial

Ola pessoal,

Estou desenvolvendo um sistema para automatizar a minha casa, devido a algumas dificuldades quero que o sistema seja sem fio, a comunicação da central (Arduino) com os dispositivos (lampadas e tomadas). Porém tenho algumas duvidas com relação com o tipo de comunicação sem fio que devo usar.
Quais são os prós e contras de usar RF, Bluetooth e Xbee?

Up

Define "com os dispositivos (lampadas e tomadas)". Para mim uma lâmpada ou tomada não têm radio-frequência. E se tiverem, certamente que existe uma maneira específica de comunicares com eles, logo perguntar aqui qual a melhor maneira é escusado.

Um contra muito importante é o facto que todos os dispositivos precisam de alimentação... e para funcionarem a 230V, vais precisar de meter uma fonte de alimentação... que vai elevar o custo e complexidade do sistema.

Depois para decidir qual o melhor, creio que tens de dizer o tamanho da casa (para ver se o Bluetooth serve) e orçamento disponível (as XBee e bluetooth não são baratos).

A minha opinião pessoal (de quem já pensou em algo assim) é que não vale a pena meter rádio para fazer isto. Existem soluções no mercado a preços acessíveis (mais ou menos o preço do material que vais precisar) que fazem isso e necessitam apenas do interface (que pode ou não ser um arduino) de alto nível.
Procura por dispositivos X10 que usam a corrente eléctrica para ligar/desligar lâmpadas e tomadas.

bubulindo:
Procura por dispositivos X10 que usam a corrente eléctrica para ligar/desligar lâmpadas e tomadas.

Muito bem Bubulindo, mais um partidário do X10!
8)

Não é ser partidário... é a solucão óbvia para quem quer automatizar algumas coisas dentro de casa.

Na minha opinião, o motivo pelo qual os entusiastas do Arduino acham que os módulos são caros é por verem que um Arduino (clone) custa cerca de um terco dum módulo X10 e julgarem que adaptar o Arduino para a funcão do módulo X10 se faz por outro terco do preco. Se é possível, sim... mas não é testado para os níveis de qualidade dos módulos X10 e teria de ser feito em quantidades bem maiores do que alguém usaria numa casa para justificar o preco. E mesmo assim ainda teria de adaptar a instalacão da casa já que não conseguiria meter os módulos dentro de caixas de derivacão normais.

O X10 resolve isso tudo e ainda permite a ligacão com um módulo central de controlo de toda a rede. Tenho um amigo meu com uma casa automatizada com X10 que tem um computador com uma folha Excel e um software freeware a gerir a activacão dos módulos.

Eu próprio estou a pensar fazer algo semelhante (provavelmente com um Arduino) para automatizar certas tomadas da casa (a tomada com a televisão e carregadores, por exemplo) e luzes... Eventualmente aquecimento... mas ainda tenho de esperar um pouco por isso.

bubulindo:
Não é ser partidário... é a solucão óbvia para quem quer automatizar algumas coisas dentro de casa.

Na minha opinião, o motivo pelo qual os entusiastas do Arduino acham que os módulos são caros é por verem que um Arduino (clone) custa cerca de um terco dum módulo X10 e julgarem que adaptar o Arduino para a funcão do módulo X10 se faz por outro terco do preco. Se é possível, sim... mas não é testado para os níveis de qualidade dos módulos X10 e teria de ser feito em quantidades bem maiores do que alguém usaria numa casa para justificar o preco. E mesmo assim ainda teria de adaptar a instalacão da casa já que não conseguiria meter os módulos dentro de caixas de derivacão normais.

O X10 resolve isso tudo e ainda permite a ligacão com um módulo central de controlo de toda a rede. Tenho um amigo meu com uma casa automatizada com X10 que tem um computador com uma folha Excel e um software freeware a gerir a activacão dos módulos.

Eu próprio estou a pensar fazer algo semelhante (provavelmente com um Arduino) para automatizar certas tomadas da casa (a tomada com a televisão e carregadores, por exemplo) e luzes... Eventualmente aquecimento... mas ainda tenho de esperar um pouco por isso.

É isto, tambem tenho a iluminação e algumas tomadas com x10, funcionam muito bem!
O maior problema é o custo dos módulos, ainda !

Kotch:
É isto, tambem tenho a iluminação e algumas tomadas com x10, funcionam muito bem!
O maior problema é o custo dos módulos, ainda !

Fala ai, Kotch.

Quais módulos x10 você usa? Tenho lido alguns tópicos e começo a ficar interessado em brincar com isso ^^

Valeu!

Nada como colocar isso em perspectiva...

O exemplo da televisão... mede a corrente que lá passa. Faz um cálculo de sapateiro para a potência que ela queima sem estar a ser usada, multiplica por 8 (noite) ou pelas horas que a TV está sem ser usada com o piloto ligado... multiplica pelo custo do teu kWh. Quantas horas precisas para amortizar esse módulo?

Se bem que o exemplo ideal para evitar este desperdício é uma extensão com várias tomadas e um módulo IR. Basicamente, escollhes uma funcão que não usas na tua TV (por exemplo de configuracão), ensinas o dispositivo que aquela funcão é para apagar e desligar a extensão e quando quiseres ver TV, apenas tens de carregar nesse botão primeiro e depois no de ligar a TV.

É mais caro que o X10, provavelmente, mas muito mais eficaz e simples.

É algo assim:

O exemplo da televisão... mede a corrente que lá passa. Faz um cálculo de sapateiro para a potência que ela queima sem estar a ser usada, multiplica por 8 (noite) ou pelas horas que a TV está sem ser usada com o piloto ligado... multiplica pelo custo do teu kWh.

A uns tempos atraz comprei um medidor de consumos para testar uns equipamentos em casa. Para meu espanto com tudos os equipamentos que tenho na sala o consumo com todos em Stand-by rondava os 60W!!! (tenho um LCD Samsung, Amplificador Onkyo, Receptor Dreambox 800HD, Xbox Slim, Xbox Fat, Raspberry Pi com Xbmc :smiley: ,Leitor BlueRay, Switch 8 Portas e Subwoofer)
Com isto a mamar 24 horas por dia no final do mes é uma pipa
Comprei uma tomada com comando e agora quando saio de casa desligo sempre pra poupar umas croas XD

Mortis:
Quais módulos x10 você usa? Tenho lido alguns tópicos e começo a ficar interessado em brincar com isso ^^

http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369085/CONTROLE_REMOTO_X10_DE_BOLSO.html
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369084/CONTROLE_REMOTO_X10.html
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produtos-index/categorias/173866/lmpadas.html (02 pares destes)
http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369080/TRANSCEPTOR__RF_2_WAY.html (01 deste)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465013270-x10-lm15a-soquete-lampada-automaco-residencial-_JM (06 deste)

http://www.automatizacaoresidencial.com.br/produto/369072/MODULO_USB_PC.html (ESTOU NAMORANDO UM DESTE)