[Ajuda] - Qual Arduino escolher

Oi pessoal,

sou amador em Arduino, tive a oportunidade de usa-los apenas na faculdade.

Estou planejando em fazer uma automação em minha casa e gostaria da ajuda de vocês para saber qual Arduino que irá suportar as especificações abaixo:

  • Conexão wifi com a internet (Controlar os instrumentos pela internet e acoplar uma camera nele)
  • ligar 1 Motor de até 12v
  • ligar até 3 lampadas 28w (Acho q alguns modulos de rele permite fazer isso)
  • 2 Fechaduras Elétrica Solenóide 12V
  • 5 sensores

Qual modelo vcs indicam? O mais pratico e amigável possível, estou querendo investir até uns R$300,00 . . .

Dependendo da forma como se vão distribuir os recursos, pode ser suficiente um Arduino Mega ou um DUE, se conseguires controlar tudo de forma centralizada. Por outro lado, pode ser benefico para ti usar um ou vários ESP32 ou ESP8266, mas é preciso saber mais acerca do teu projecto.

Boa noite alkuentrus!
O projeto tem como objetivo principal controlar todos os instrumentos listados acima por meio de um aplicativo/link online.
Em uma pesquisa verifiquei que existe o Mega WIF ESP8266 32MB Wireless. Vc tem alguma experiencia ou conhece alguem que usou? O meu receio é de estar desperdiçando recurso com algo que não irá me atender. .

Eu conheço o ESP que falas no teu post. A única limitação que eu vejo é apenas a existencia de 1 unico ADC, o que pode ser pouco. Para o número de aplicações e necessidades que descreves, eu iria apostar numa combinação de ESPs para os pontos distantes (lampadas, sensores, etc) e um arduino DUE para fazer fazer o processamento central (tem vários ADCS, com a possibilidade de usar várias interrupções no código).

Recomendo o ESP32, é um upgrade direto ao ESP8266:
esp32.jpg
Mercado Livre - ESP32

Suporta a plataforma Arduino, tem mais poder de processamento, memória, pinos, ADC, Bluetooth integrado, etc.

Eu ia dizer o ESP32, mas ainda não o testei bem :slight_smile: Todavia, para processamento distribuido, fica resolvido com o 8266 :slight_smile:

Boa noite pessoal,

Mto obrigado pelos comentarios, realizei a compra do ESP8266 junto com os varios sensores.
Optei por ele pois vi que tem bastante tutoriais ensinando instalar/configurar sensores nesse Arduino. Por eu ser iniciante isso vai me ajudar bastante.