Controlar Motor AC

Olá,

Pediram-me ajuda para idealizar uma pequena solução para rodar um motor apenas durante X milissegundos.

Neste caso é um motor de berbequim, que está adaptado a uma maquineta e precisa de rodar apenas por pouco tempo e a ideia é não estar sempre a trabalhar, trabalha só qdo for accionado um botão e durante pouco tempo (os tais milissegundos).

Pensei em usar um Atmega328\Arduino\Clone e um Relé a controlar o motor, tipo estas boards (que é o que tenho de momento):

Ter um potenciómetro para se afinar o tempo que o relé está ativo, uns leds e pouco mais. Meter tudo numa caixa 'estanque' e tal para ninguém ficar lá agarrado.

Não sei a potência neste momento do motor, mas diria que 10A (supostamente suportados por estes relés) deve ser suficiente.

Como o berbequim tem uma ficha normal e está ligado a uma tomada de 220V, e para não estar a cortar-lhe o fio, se calhar adicionava uma tomada à minha 'caixa' e ficava essa tomada ligada ao relé, assim pode-se desligar o berbequim\motor e usar para outra coisa se for preciso. Tinha era depois de ter um fio da minha 'caixa' e com uma ficha a ligar nos 220V.

Não sei se o Relé\Motor pode vir a ter problemas por ligar\desligar desta forma..

Haverá uma solução mais rápida e fácil?

Não tem, mas o relé eventualmente vai "morrer" ao comutar correntes elevadas de forma repetida.