Ponte H x eficiência

Olá,

Estou estudando a melhor forma de controlar um motor DC, pelo menos no controle da direção de rotação. A melhor saída seria uma ponte H integrada em algum CI, mas estes estão difíceis de encontrar por aqui... Em tempo, tem o lado positivo de poder estudar mais a fundo e tentar fabricar a tal ponte.

Hoje montei na protoboard a ponte como no esquema: http://img41.imageshack.us/img41/5875/47402442.jpg tirei esta imagem de um tutorial que encontrei: Mecatrônica de Garagem: Tutorial de construção de uma Ponte H

Detalhes da minha montagem:
1- Usei resistores de 10KOhm ao invés dos de 510 Ohm indicados no tutorial.
2- Usei o que tinha em mãos: Ao invés do BC558 usei o BC558B e ao invés do BC548 usei o BC547A, salvos de uma velha placa lógica de impressora que vinha guardando a muito tempo.

Por mais que eu leia os datasheets dos transístores, ainda não tenho conhecimento suficiente pra saber as diferenças em termos práticos, apesar de ter entendido a lógica de funcionamento da ponte.

O caso é que usando a ponte, tudo funciona, porém tenho uma perda muito significativa na potência do motor, estou usando um motor realmente bem pequeno, compatível com os transístores utilizados. Fiz o teste comparando o torque com o motor ligado direto na fonte e com ele ligado na ponte, estimo que a perda de potência seja maior do que 60%, realmente a diferença é grande.

Depois de tudo isso, considerando as modificações que expliquei no circuito, tem alguma forma de se evitar esta perda tão significativa na potência? A primeira questão que me vem à cabeça é se são os diodos os responsáveis por esta grande perda, isto procede? Caso afirmativo e, utilizando diodos tipo schottky eu consigo resultados bem melhores?

Aproveitando o embalo, alguém sabe de alguma referência de esquemas de ponte, pra motores menores mas com controle de velocidade por modulação PWM?