Termistor no Arduino

Pessoal da eletrônica dá uma ajuda
tenho um Arduino BBB e quero ligar um termistor de 5 ohms/3 amperes que retirei de uma fonte de micro. Todos os exemplos que vi usam este componete na casa dos 10k. Sei que tem de usar um divisor de tensão, segui alguns exemplos mas acho que me perdi nos cálculos de conversão. Quando entra em funcionamento o regulador de tensão esquenta demais.

Resumindo :slight_smile: como eu faço este interfaceamento?

obrigado!
Marco

Termistor de 5 ohms? O valor é muito baixo, com variação muito pequena (que vai dificultar especificar valores limites para o BBB funcionar), e dependendo da tensão vai gerar correntes muito altas. Mesmo com circuitos complementares, não sei se você vai conseguir utilizar com o seu BBB.

Se ligou diretamente nos pinos de alimentação da placa, vai esquentar mesmo o regulador de tensão, pois 5 volts em 5 ohms exigem 1A. Cuidado para não queimar seu regulador de tensão.

Talvez você possa usar um resistor de 47 ohms (com 1watt ou 1/2 watt) em série com o termistor. O resistor ligado a 5v. e o termistor ligado ao terra. Na união dos dois você tira o sinal para um pino analógico do BBB. A variação de tensão no BBB será de 0v a 0,48v. (muito pouca variação). Para melhorar isto, você pode mudar os fuses para que o Atmega tenha um AREF externo mais próximo a 0,48v.
A corrente consumida neste circuito seria de pouco mais que 100mA.

Outra alternativa seria usar 10 ohms ao invés de 47 ohms, mas teria que ser de 2,5 a 3 watts. Assim a variação de tensão no BBB seria de 0v a 1,67v., e se os fuses forem iguais ao bootloader do Arduino, ficaria mais próximos dos 2,5v. de AREF interno.
Só que o consumo de corrente (somente deste circuito) seria de 500mA. Neste caso você tem que ver no datasheet do regulador de tensão quanto ele suporta.

Em ambos os casos, sugiro utilizar fonte externa, ao invés de bateria.

Obrigado Adilson
vou testar