Alimentar 15x SuperLed 1W com TIP122 - RESOLVIDO !!!

Olá pessoal, já não sei onde mais recorrer....

Quero fazer iluminação da minha escada usando 15 leds conforme dados abaixo, tudo ok menos a alimentação com o arduino, já assisti mais de 1 milhão de videos e todos falam mesmo esquema, mas no meu caso não dá certo!!!!

Problema: Quando ligo todos eles em uma fonte chaveada de 12V (5A) e USANDO UM DIVISOR DE TENSÃO com 2 resistores para não queimar os leds, cada um chega no máximo até 2,6V e 15mA ... fica muito fraco...

15x Led 1W - 3000K
Tensão MÁXIMA 3,2V
Corrente 220mA

ESQUEMA (ANEXADO AQUI TAMBÉM)

Apenas no local do "LED" vermelho é um superled branco de 1W

Alguém me salva?????

Ola,
Poderia disponibilizar o esquema em um local que não necessite fazer login?
Por exemplo, converter para imagem (png, jpg) e colocar aqui mesmo no forum.

Como não vi o esquema...
Montaria esses leds em cinco conjuntos de três leds em série.
Cada conjunto precisaria de 9.6V, com alimentação de 12V, seria necessário um resistor de 10 Ohms por 1W.

Mas, mesmo ligando diretamente na fonte de 12V, os leds não estão acendendo como esperado?

O TIP122 tem quem queda de tensão de 2V ou mais entre o emissor eo coletor, ou seja, os 12V da fonte viram 10V ou menos.

Como ligaste os LEDs?

Série? Paralelo?

Se souberes as detalhes de cada LED, porque não evitar usar resistências para baixar a tensão (perdendo assim potência e criando calor) e em vez disso colocar os LED's em série com os 12V?

Olá pessoal, consegui anexar a imagem do esquema.
Apenas no local do "LED" vermelho é um superled branco de 1W

OS leds estão ligados um a um em uma saída PWM porque quero controlar a intensidade de cada um, e acende-los como step light, portanto nem em série, nem em paralelo!

O TIP122 tem um queda de tensão de 0,7V, isso já medi...

Ola,
levei um bom tempo para entender o seu desenho.
Deveria ter dito que iria controlar os leds individualmente.
E assim, entendi o que disse anteriormente.
Pelo que entendi, existe somente um (ou mais em série) resistor limitador para todo os 15 Leds.

Cada led precisa ter o seu resistor limitador de corrente, de 39 Ohms.
Ou, pode usar uma fonte de tensão constante ajustado em 3.2V, e mais um resistor de baixo valor (1R) por led como proteção e equalização.

Não recomendo o uso de transistores Darlington como o TIP122 em circuitos que usam PWM (chaveamento rápido).
O TIP122 tem uma queda de tensão entre Emissor e Coletor (tensão de saturação) de 2V com carga de 3A.

Também poderia usar o ULN2803A (2x), economizaria um bocado de espaço (ou mesmo o ULN2003 (3x), mais fácil de encontrar).

As duas resistências para baixar a tensão estão a provocar o limite que tu vês nos LED's.
Porque não calcular uma resistência para colocar em série com os LED's que acabaria por fazer o mesmo papel desse dividor resistivo?

Eu também olharia à dica do pksato de usar um driver como o ULN2803 ou 2003. Muito mais limpo e barato.

Obrigado pksato e bubulindo... Vou estar verificando as dicas e depois posto para ver como ficou ok?
Desculpe mas tenho um raso conhecimento de eletrônica...

Obrigado mesmo!!!

Olá pessoal... dando um retorno:

RESOLVIDO, usei as dicas do pksato e bubulindo ... O ULN2803 e resistor limitador de corrente, de 39 Ohms

Limpo e ok... OBRIGADO!!!!

Agora partindo pra programação... kkkk

sds,

Robson Burgheri

Fixe. Tem só em atenção quanto é que o LED está a dissipar de calor para não causar dano no que está à volta dele.