Excluir variável após o uso

Galera estou desenvolvendo um projeto que utiliza Display 16x2, SD Card, sensor e LED Ir para comunicação, gera som por PWM e além disso tem um menu inicial de configuração.
Nem comecei a programação direito, só inclui as bibliotecas necessárias e comecei a fazer o menu, meu Nano já tá reclamando de RAM.
Minha pergunta é a seguinte, após o menu fazer seu papel tem variáveis que vão ficar inúteis, é possível exclui-las?

Obrigado, vcs tem ajudado pra raio.

Gente me parece que o problema é no menu que estou programando, como estou trabalhando com while e criei apenas 2 variáveis, não tenho certeza, mas credito que seja a manipulação do LCD que está intensa.
Esse meu menu esta rodando no void setup, quando eu passar pro void loop isso limpa ou vai ficar esse lixo na memória?

Procure utilizar variáveis locais, outra dica é utilizar o tipo de variável correta ao tamanho de dado que você deseja trabalhar, por exemplo, não utilize int (interger) se pode usar um simples boolean ( 0 ou 1) por exemplo, isso ajuda a economizar memoria.

se mostrares o codigo e extremamente mais facil de te dizer seja o que for...

Se utilizar variáveis locais no setup(), quando a execução do programa passar para o loop() essas variáveis irão "desaparecer", se utilizar variáveis globais, elas irão-se manter para sempre.
Mas concordo com o bubulindo, se colocar o programa é bastante mais fácil avaliar o que pode ou não pode ser feito para libertar espaço.
Outro truque que pode ajudar é o descrito aqui, mas não sei se será útil no seu caso ou não.

Agradeço imensamente, vcs sempre ajudam com presteza.
Bem como falei acho que por o código não vai ajudar muito pq tem pouco código ainda, o grande problema é a quantidade de recursos que utilizarei no projeto, carregar as Libs pra esses recursos já foi o suficiente pra rebentar a memoria.
Andei substituindo minhas variáveis int por byte e coisas do tipo, deu uma amenizada, mas a medida que o menu aumenta obviamente a memoria vai ficando mais curta.
O luisilva confirmou algo que imaginava, como meu menu está todo no setup(), quando terminar de configurar e passar pro loop() vai liberar bastante RAM.

Obrigado, e q a verdadeira mensagem do mestre possa ser percebida por todos.
Feliz Pascoa!

Zhenit:
(...)
O luisilva confirmou algo que imaginava, como meu menu está todo no setup(), quando terminar de configurar e passar pro loop() vai liberar bastante RAM.
(...)

Atenção à parte de

luisilva:
Se utilizar variáveis locais no setup() (...)

Não concordo com a parte de

Zhenit:
(...) acho que por o código não vai ajudar muito pq tem pouco código ainda (...)

luisilva:
Atenção à parte de
Não concordo com a parte de

O Luis, o problema realmente é o menu, sem ele quando vou compilar tenho isso:
O sketch usa 11.736 bytes (38%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.
Variáveis globais usam 1.490 bytes (72%) de memória dinâmica, deixando 558 bytes para variáveis locais. O máximo são 2.048 bytes.

Com ele tenho isso:
O sketch usa 13.814 bytes (44%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.
Variáveis globais usam 1.860 bytes (90%) de memória dinâmica, deixando 188 bytes para variáveis locais. O máximo são 2.048 bytes.
Low memory available, stability problems may occur.

É um switch case, e tem muitos cases no menu, acho que é isso, pq alem de mexer no LCD e setar as variaveis para inicio do loop ele não tem mais nada de especial.
Ainda falta uns 50% do menu para terminar, to achando que não vai rolar.
No caso desse menu, quando passar pra loop, essa memoria utilizada pelas variáveis do switch e cases é liberada né?!

Descobri o problema, vcs já devem saber, mas eu como sou novo nisso desconhecia. Cada lcd.print(""); é salvo com uma variável e deve ser uma string, meu menu tá lotado deles, esse é o problema.
Alguém sabe se consigo usar PROGMEN para jogar isso pra memoria de programas, essa vou usar pouco provavelmente.

Problema resolvido, utilizei essa técnica:

Como Exemplo, deve-se substitui isso:
Serial.println("Sram sram sram sram. Lovely sram! Wonderful sram! Sram sra-a-a-a-a-am sram sra-a-a-a-a-am sram. Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Sram sram sram sram!");

Por isso:
Serial.println(F("Sram sram sram sram. Lovely sram! Wonderful sram! Sram sra-a-a-a-a-am sram sra-a-a-a-a-am sram. Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Lovely sram! Sram sram sram sram!"));

Essa alteração simples salva 180 bytes da sua RAM!
Abençoado seja quem desenvolveu essa macro.

A macro F() não levanta as strings para a RAM mantendo na Flash, pode ser utilizado para outras coisas que sejam estáticas, nunca nada que vá mudar de valor.

Agradeço a todos que se empenharam em ajudar.

Meu resultado após a utilização da macro:
O sketch usa 14.080 bytes (45%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 30.720 bytes.
Variáveis globais usam 1.458 bytes (71%) de memória dinâmica, deixando 590 bytes para variáveis locais. O máximo são 2.048 bytes.
Praticamente o uso apenas das bibliotecas que inclui, agora posso mandar bala no meu menu boladão.

Parece-me que isso já tinha sido dito:

luisilva:
(...)
Outro truque que pode ajudar é o descrito aqui, mas não sei se será útil no seu caso ou não.