usar o max232

Ola a todos, gostaria de saber se e possivel usar o chip max232 para se comunicar com o arduino, ou seja gravar programas nele. ou nao tem nada a ver com a comunicaçao com o arduino (compatibilidade).
obrigado .

Ailton,
você não diz, mas vou pressupor que tem um arduino serial ou um usb.
Ambos possuem um conector de 6 pinos (ICSP), utilizado para gravar no CI o bootloader, ou para gravar programas em um CI sem bootloader. A conexão com o computador exige no mínimo um cabo parallel port programmer (ou outro gravador).

Os modelos com conector USB se conectam com o computador através de um simples cabo USB, e com esta conexão você grava programas em um CI com o bootloader gravado, e troca dados com o computador, quando o programa no arduino está rodando.

Os modelos com conector DE-9 (quem diz DB-9 está errando), aquele de 9 pinos serial RS-232, utilizam um simples cabo serial para fazer o mesmo que se faz nos modelos com USB - ou seja gravar programas em CI com bootloader, ou trocar dados com o computador.

O CI do Arduino (Atmega8 ou Atmega168) "entende" sinais de nível TTL.
Os modelos USB tem na placa um CI conversor (FT232), que converte TTL em USB, para a comunicação entre o Arduino e o computador.
Os modelos seriais tem na placa um circuito conversor de TTL para RS-232 (Serial), que pode ser feito com 2 transistores, ou com um CI, o MAX232.

Então, se já tem um Arduino, não precisa de um CI MAX232 para fazê-lo se comunicar com o computador. Precisa só dos cabos ou do gravador adequados.

obrigado por me responder adilson, vou explicar melhor o que eu qro .

estou fazendo um projeto com arduino de uma placa somente com o circuito do arduino ja programado para funcionar, e com isto tive na labuta de fazer um conversor usb para esta placa com o arduino. Ai o que encontrei pela frente foi so desanimo pelo motivo de ter dificuldade de acha componentes smd (ft232rl, resistores, capacitores , etc..). entao tomei uma desiçao de fazer a interface serial, e ai foi a minha duvida sobre o chip max232 se e possivel fazer comunicaçao c o arduino tipo a placa severino que faz com transistores e etc , valeu pela força..

Parece que entendi mal sua pergunta, porque está usando o termo "arduino", quando acredito esteja querendo dizer "CI Atmega". Estou correto? Porque quando diz "arduino" me faz entender que se refere a uma placa arduino, o que significa o circuito completo, incluindo a comunicação.

Então, o que você quis dizer seria que queres usar um "CI atmega", que se comunique com o computador utilizando um CI max232. É isso?

Bem, se for isso, o max232 transforma sinais ttl (provenientes dos pinos tx e rx do CI Atmega) em sinais padrão RS-232 (serial), e vice-versa, e sim, pode funcionar substituindo o circuito de conversão com 2 transistores do Severino. Para isso, é necessária a utilização dos 4 capacitores exigidos pelo max232. Cada variante de CI max232 exige um valor de capacitor, verifique o datasheet da variante de CI que deseja utilizar.

Se precisa de comunicação USB, e não tem disponibilidade do ft232, ou não dispõe de meios para soldar smd, há a alternativa de comprar um cabo conversor serial-usb para usar com sua interface serial. Deve custar entre 40 e 60 reais.

Ola Adilson, cara peço mil desculpas pelo texto que te mandei, as vezes pensamos diferente com o nomedas peças.
Mas é isto mesmo que eu quiz dizer com interfaceamento com o atmega, vou fazer o circuito com o max232 e ligar nos pinos do txrx do atmega e ver se funca, mas valeu a força.Obrigado de novo.

Ola Adilson, eu fiz o circuito do max232 numa protoboard e a liguei com uma placa usb arduino da tato, esta placa do arduino esta sem o chipft232 ok, liguei o max232 no rxtx desta placa configurei a com1 para 19200 e mesmo assim nao comunica, da erro ao mandar upload para ela. a placa da tato esta com bateira liguada ao regulador interno desta. e o max tb ta com fonte externa. e mas na pinagem do db9 uso apenas os pinos 2 e 3 e 5 para uso ok. ha algo que tem q ser feito para se comunicarem entre si. falta algo mas? Obrigado .

Não se desculpe pelo texto. Pa m bo enten me avra bas. Foi só questão dos termos corretos, que podem causar confusão mesmo.

Não se esqueça de conectar os "terras" (GND's) envolvidos. GND da bateria do tatuino, GND da fonte externa do max232, e o GND do DE-9 (é DE, não DB), ou seja, o pino 5.

Veja se conectou TX com RX e RX com TX.

E se não utiliza o pino 4 da serial (necessário para o circuito de auto reset), não pode esquecer de pressionar reset para fazer upload.