Nova placa Arduino compatível

Fala nofxx, legal demais esse Kicad

Fiz o download ontem e comecei a aprender, parece muito bom mesmo.

Só que to agarrado aqui com alguns problemas, vou postar um tópico pra ver se alguém ajuda.

Mas já adiantando... como faz pra colocar o 7805 em pé na placa? Por padrão ele vem deitado... o que eu sei fazer é rotacionar x,com a tecla R, como rotacionar no eixo Y ?

Valeu !

Hahaha, olha a plaquinha nova com os modules 3D que tu achou!!

^
Sobe q atualizou a img no post antigo.

Legal nofxx,

Esse Kicad era tudo o que eu precisava, valeu mesmo pela dica.
Comecei a aprender o Eagle mas foi uma tremenda chatice, pegar o jeito no Kicad parece muito mais fácil.

Então, to tentando passar aquela placa minha pro Kicad, apesar de você tá fazendo aí também... mas quero fazer tudo do zero pra poder aprender... e tem outra coisa... se eu não conseguir fazer a placa ficar menor ou do mesmo tamanho do que meu desenho original vou ficar com a velha !!!! :stuck_out_tongue:

Poiseh (acentos fail...),

Eu fui na febre e depois q vi q tua ideia n eh pinagem compativel...
Cara, eh uma merda essa pinagem do arduino q merda.. hauehua
Eu qria encaixar shield ethernet =/ vai ter q ser no buswire parece.

Mas anyways, demorou, vamo fazer as 3, precisar qql ajuda to ae.

Dan,

Gostaria sim que você fizesse um passo-a-passo da sua técnica, pois a transferência ficou muito boa =)

não precisa detalhar tudo, só queria saber os pontos importantes/cruciais e os passos que devem ser seguidos, e um custo estimado do processo (sei que para fazer a primeira vez o investimento é grande, por isso queria saber se vale a pena).

E Não querendo abusar mas já abusando pode me mandar uma placa para eu testar quando fizer :smiley:

Me avisa por PM qualquer coisa que então, que a gente combina como fazer e eu mando o endereço tambem.

PS.: acabei de baixar o Kicad para comparar com o Eagle, fiquei curioso agora hahaha

Olá Osias,

Eu só comecei a testar o Eagle, não fui nada a fundo e desisti rápido. O que tenho visto de relatos é que o Eagle é melhor que o Kicad, para produção e uso profissional. O Kicad ainda tem algumas coisas a melhorar mas é de uso mais intuitivo que o Eagle. Considerando que um é caro e o outro é de graça, que ainda não sei usar o Eagle e que sou apenas hobbista, então pra mim é Kicad e ponto final, pelo menos por enquanto.

A serigrafia não é nada cara, novamente, se for comprar todos os equipamentos profissionais, fica caro, mas se não precisa preparar 100 telas por dia (nosso caso), dá pra fazer barato. Vou preparar um post então com o passo a passo aí você vai entender, vou colocar o custo estimado.

Assim que tiver a plaquinha pronta (a nova com layout do Kicad), mando sim, com certeza.

Vlw !

Don't believe the hype.. hehe

Fiz umas 10 placas no eagle, torci o nariz qdo fui pro KiCAD...
Volto pro eagle nem se me derem a licenca de 500 doletas... :wink:
Logico q nao eh perfeito, nenhum software eh neh, mas eh open.

Osias, nao esquece de baixar o pacotao lah no github, tu joga o nome e tem tudo rapaz.. q alegria q da.

Dan,

Ja viu isso?


http://www.1010.co.uk/org/byron.html

To pensando em implementar, facil demais, show demais se funfar.
Serah q da pra enviar sketch tb alem de comunicar ?

Fala ae,

Já fiz uns testes com o VUSB, é bem legal, se quiser dar uma olhada:

Quanto a funcionar pra subir sketch, acho que não rola com ATMEGA, mas já vi uma placa baseada em ATTiny em que a mesma porta USB funciona tanto como HID como para subir os sketchs, só que não consegui encontrar o site agora.

Abraço

Alou Fernando,

Bacana kra, vou ler aqui. Terminei agora essa plaquinha ae com USB, vou upar imagem...

Nao sei c entendi mal, mas na metaboard:
http://metalab.at/wiki/Metaboard

Tem um lance de jumper p/ subir sketch ou comunicar... Vou reler.

Versao com USB:

Legal,

Eu tinha visto um site site americano vendendo uma placa pronta pra esse V-Usb... ´só funciona com cristal até 12Mhz e tem bootloader próprio (se não me engano), pelo jeito não deve funcionar de rodar sketch normal do Arduino nele.

Dan, ta confundindo man..

A metaboard por ex roda em 20Mhz, ainda se gabam disso.
E funfa normal sketch pra lah! :wink:

Ok nofxx,

Poder ter uma conexão USB apenas com o Atmega, sem precisar do chip FTDI e ainda poder usar a IDE para sketches normalmente parece fenomenal !! Tem esquema dessa plaquinha já pronta por aí na net ?? Se tiver com certeza vou tentar...

Bom, cheguei a uma versão final da minha placa, ela ficou 3mm mais larga depois de feita no Kicad, parece pouco mas como a placa já era relativamente pequena faz uma diferença... De qualquer forma ter o esquema em algum formato padrão compensa essa perda de 3mm. Outra coisa que mudei, como tinha espaço sobrando, o soquete de energia tem agora 3 terminais +5V e 2 GND, antes estava com 2 GND e 1 +5V.

A impressão na tela de 120 fios ficou assim http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/tela120fios.jpg . Já soldei aqui e funciona como antes.

A tela de silk imprime 10 placas de uma vez, uma eu já soldei, outra eu perdi por vacilo, restam 8 placas. Quem quiser posso enviar pelos correios para que possam fazer uma avaliação, depois dessa avaliação (se houver), faço alguma mudança sugerida e pronto. Depois disso passo o shield que já tenho pronto pro padrão dela e começo a fazer outros.

Uma placa está reservada para o Osias, que já tinha pedido. Restam 7, quem tiver interesse posta aqui e me envie endereço em mensagem privativa.

V-USB:
Sim, da um look na metaboard: Metaboard – Metalab Wiki

DanDuino:
Oia, ficou bonito em 120mm hein? O meu truta deve ta aqui na city já, vou buscar os chemicals com ele hoje. Vou tentar direto...

Pow e a minha uai, ja tva reservada ae.....tu postou tua conta p/ deposita o frets ?

PS.: 70% pronto a tua ideia de comunidade de estoque.. ve a outra thread!
Abracetas.

Opa nofxx,

Hoje enviei a plaquinha pro Osias, custou R$0,70 pra enviar.... não tem como nem depositar, nenhum banco aceita depósito com esse valor astronômico, acho que é R$ 5 no mínimo. Faz o seguinte: Me envia seu endereço no private que tá feito, mando pra ti.

Como sou que nem criança pra essas coisas, acabei encomendando a solder resist, a tinta verde própria pras placas. Comprei tb hoje um fenolite dupla face.... Tentar mudar o projeto e fazer a plaquinha sem nenhum jumper e tentar colocar o capacitor que tá faltando .....

Vou dar uma olhada no post

Vlw !!!

Opaa, valeu pela plaquinha ae :smiley:

Assim que chegar eu monto e posto um feedback!

Olá Osias, espero que a plaquita aí tenha se comportado bem :slight_smile: Estava analisando a placa e tem pelo menos uma coisa a ser mudada: A conexão GND da beirada da placa está muito fina(mais estreita que as próprias trilhas), e ela tem interrupção também em um dos lados, tenho que alargar uma pouco mais eu creio... para se evitar problemas. No mais, espero seu feedback !

Estive esses dias trabalhando numa versão double side, finalmente consegui chegar numa conclusão.. que trouxe alguns ensinamentos também:

Aspecto do lado SMD: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/psmd1.jpg
Uma coisa que aprendi nessa foi o seguinte: Com placas de fibra de vidro a definição final do desenho após corrosão fica muito melhor. Pensando agora, a fibra tem uma textura muito mais lisa, no fenolite é mais grosseira o que acaba afetando a definição final. Tenho bastante convicção que se usando uma boa tela de 180 fios bem montada no quadro, consegue-se trilhas ainda mais finas. Atualmente nessa montagem existe uma trilha mais fina, que passa por debaixo das pernas de 1 transistor SMD, porém, não houve conflito algum.

A placa semi-montada: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/psmd2.jpg
Com o SMD deu pra incluir, sem aumentar o tamanho da placa: A interface TTL - RS232, regulador de tensão 3v3. Depois que montei a placa que me dei conta, não precisa de 5 terminais como no adaptador externo, pois o VCC está na própria placa, acabou passando batido. Ainda a mudar: Os capacitores do cristal estão muito longe dele e dos pinos do Atmega, tentar puxar eles pra perto.

A interface TTL - RS: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/psmd3.jpg
Bom, essa foi a primeira solda SMD que faço, e apesar da feiura não acabou nada em curto pois está funcionando tudo OK. Não se se por falta de prática mas não consegui fazer caber o MAX232, fazendo a interface por componentes discretos, coube na placa.

Depois posso mandar esta também para avaliação..... mas depois das férias !!!!

Boas festas !

Vlw !

Que daora man.... ainda nem tentei os SMD, chegou meus atmegas e fiquei fissurado na vusb.
Funfando bala cara, q coisa linda...
Agora to terminando um programador icsp USB, pq ñ tenho nenhum PC com paralela, e to com preguiça de tentar trazer à vida um velho athlon500...
Tenho q ir na casa de um amigo usar a paralela =/ heheh

nofxx onde vc achou atmegas?

Alou Fábio,

Comprei de um cara no ML, mas puta facada (R$ 16), to fazendo um pedido aqui agora:

O mesmo atmega328 por 7 reais.