[Duvida][Elétrica] Usar um mosfet para dois fan cooler

Boa noite,

Estou usando um arduino com Mosfet para diminuir a velocidade de um cooler de dois pinos. Tenho pouco conhecimento com elétrica, então fica a minha dúvida de como fazer as conexões para fornecer energia para dois coolers em vez de um.

O modelo atual é o que estou usando a esquerda na imagem, e estou pensando se seria só fazer como o modelo da direita para ligar o segundo cooler, sem saber se poderia queimar algo ou não.

Caso não seja assim, é possível controlar os dois sem adicionar um segundo Mosfet?

(os fios amarelos estão conectados no do meio do Mosfet)

Caso esteje confuso, por favor me avisem.
Muito obrigado.

Depende da corrente que cada ventoinha usa e qual a capacidade do MOSFET.

I would suggest two separate FETs because you have two power sources. If not there will be feed back problems. This answer is to help you get started in solving your problem, not solve it for you.
Good Luck & Have Fun!
Gil

Eu sugeriria dois FETs separados porque você tem duas fontes de energia. Caso contrário, haverá problemas de feedback. Esta resposta é para ajudar você a começar a resolver seu problema, e não para resolvê-lo.
Boa sorte se divirta!
Gil

Opa galera, obrigado pelas respostas.

Esclarecendo algo, na verdade a fonte de energia é uma fonte de PC, pelo desenho parece como duas fontes de energia, está separado no desenho porque fiz pensando como se fosse puxando energia de dois cabos diferentes.. acho que não foi uma boa idéia.

bubulindo:
Depende da corrente que cada ventoinha usa e qual a capacidade do MOSFET.

Ventoinha:

  • Voltagem: 12VDC
  • Corrente: 0.35A
  • Consumo: 4.2W

Mosfet:

– Tensão máxima: 125V AC
– Corrente máxima: 6A

gilshultz:
I would suggest two separate FETs because you have two power sources. If not there will be feed back problems. This answer is to help you get started in solving your problem, not solve it for you.
Good Luck & Have Fun!
Gil

Oh, actually it was a imprecise drawing, it's is actually a PC's PSU, so it's the same power source, if it helps. I'm trying to use the same Mosfet IF possible :confused:

Acho que não tens problema nenhum com isso... as duas ventoinhas levam menos de 1A... o MOSFET dá 6A.

bubulindo:
Acho que não tens problema nenhum com isso... as duas ventoinhas levam menos de 1A... o MOSFET dá 6A.

Obrigado, pela resposta! Tu acha que poderia ser conectado assim então? Sem explodir nada hahah

O que é que os fios cor de rosa e o switch estão aí a fazer?

Estou usando o Switch para modificar a velocidade do cooler, alterando o valor do AnalogWrite.
Os fios rosas é o fio onde mando sinal pro Arduino.

bubulindo:
Acho que não tens problema nenhum com isso... as duas ventoinhas levam menos de 1A... o MOSFET dá 6A.

A única dúvida que me restou é se os fios amarelos se podem ser conectados assim não ira dar problemas?

A única coisa errada que reparei agora é que o MOSFET está a comutar o "neutro" ou comum em vez de comutar o lado positivo de onde a energia está.

Se ligares o MOSFET a comutar os fios vermelhos é mais seguro pois ninguém fica exposto a electricidade se o sistema estiver desligado.

Imagina uma lampada em casa, se o circuito estivesse feito como tens aqui, haveria sempre potencial de apanhares um choque na lampada mesmo com o interruptor aberto. Este aspecto de instalações eléctricas é regulado por lei para ser o mais seguro possível.

Neste caso, apesar de ser uma voltagem pequena, é de bom tom fazer a instalação como disse.