pinagen do cabo serial

Ola a todos, se alguem do forum poder me ajudar, eu gostaria de saber qual a configuraçao das pinagens do cabo serial de ponta a ponta. confeccionei uma placa do arduino severino e falta montar o cabo serial e o cabo de bootloader para queimar o chip, se poder me enviar a montagem dos 2 eu agradeço. Obrigado

Ailton,
o cabo serial DE-9, tem um conector macho de um lado e um fêmea de outro. Ambos DE-9 (que alguns erroneamente chamam de DB-9).
Você pode usar um cabo serial com estes conectores já feito, montado, que vai servir. Esses cabos vêm montados ligando pino a pino, ou seja, pino 1 com pino1, pino 2 com pino 2, assim por diante, até o pino 9.
Agora, se quer montar seu próprio cabo serial, para usar somente com o severino, pode ligar todos os pinos, a exemplo dos cabos prontos, ou, se quiser, pode só soldar os pinos 2, 3, 4 e 5 (com os respectivos 2, 3, 4 e 5 na outra ponta), pois o severino só utiliza esses pinos para comunicação serial com o micro.

Quanto ao cabo ICSP, o cabo mais simples de fazer é o parallel port programmer:

Cuidado, pois o conector 2x3 pode te confundir. Então faça algum tipo de marca para indicar o pino 1.
E lembre-se de instalar o driver giveio (veja nessa mesma página, no final. E se for usar windowsXP, acho que será necessário carregar isto no registro:
http://www.melabs.com/downloads/XP_stop_polling.reg

Recomendo o uso do software arduino IDE0011:

pois essa versão permite carregar sketches (programas) sem ter o bootloader carregado no atmega.
E se for fazer isso, siga os passos desta página, pois há necessidade de alterar uma linha em um arquivo:
http://www.arduino.cc/en/Hacking/Programmer :wink:

Obrigado Adilson pela atençao. mas tenho uma duvida com relaçao ao cabo serial.

para transmitir dados ao arduino os pinos 2 e 3 nao teriam que ser ligados inversamente?, ou seja pino 2 com o pino 3 e o pino 3 com o pino 2 ?

E os pinos 3 e 4 como seriam? ou segue o que vc falou anteriormente pino 2 com o pino 2 e pino 3 com o pino 3 e etc.

Ailton,
o cabo serial para o arduino é: pino 2 com pino 2, 3 com 3, 4 com 4, e 5 com 5, e segue o padrão RS-232 DTE-to-DCE.

O que você disse, de inverter pinos, não serve pro arduino. Segue o padrão null modem (DTE-to-DTE).

Não complique:
O fácil é o certo. O certo é o fácil.

Abs.