Trocando o microcontrolador

Olá, a minha dúvida é o seguinte.

Acabei de montar um projeto com o arduino, e agora queria remover o avr e usar em uma placa que vou desenvolver. mas nao queria deixar o arduino sem uso, qual os passos que devo seguir para comprar outro avr e colocar no lugar do antigo. Ou então deixar o avr com o bootloader para desenvolvimento, e comprar outros avr's em que o arduino apenas grave o "programa", e então eu posso usar sem o arduino. tem como?

outra coisa que estava lendo, é usar o arduino como um bootcloner. pareceu fácil, o que vcs acham?

Estava lendo sobre bootloaders, essas coisas, mas não entendi muito bem. Tenho que comprar/montar um gravador de AVR só pra jogar o bootloader dentro dele ou o que?

depois que começa a usar o arduino da tanta preguiça de usar outras coisas como pic. hueuheheh ;D

valeu ai pessoal [smiley=beer.gif]

Daniel,

Isso tudo já está em algum lugar do fórum em português, mas vamos lá:

o bootloader é como um firmware. É o primeiro "programa" a "rodar" após ligar a alimentação. E ao rodar, fica aguardando a chegada (upload) do programa (sketch) que você carrega pelo cabo USB (ou cabo serial, se for um Severino). Se já tiver o bootloader + um programa gravado, a inicialização do programa ocorre somente depois do bootloader "rodar", ou seja, o programa não roda imediatamente após ligar a alimentação.

Com o software Arduino IDE0011, você tem também a alternativa de carregar programas no atmega sem ter o bootloader gravado. Ou seja, economiza espaço de memória (pois não há bootloader ocupando memória), e tempo (pois se não há bootloader, o programa (sketch) é a primeira (e única) rotina a rodar.

  • Você pode usar o atmega com ou sem o arduino.
    Se não usar o arduino, deverá ter os requisitos mínimos de alimentação e clock interno ou externo.

  • E pode gravar o bootloader com ou sem o arduino.

  • E pode gravar programas (com ou sem bootloader) com ou sem o arduino.

Se for precisar gravar o bootloader, ou gravar programas sem o bootloader, a maneira mais fácil, simples e barata é o parallel port programmer, ligado ao conector ICSP do arduino:

(que exige o driver giveio e se usar o winxp, precisa também do registro xp_stop_polling)
http://web.mit.edu/6.115/www/miscfiles/giveio.zip
http://www.melabs.com/downloads/XP_stop_polling.reg

Você também pode gravar programas sem usar o arduino;

Se não for usar o arduino para gravar bootloader ou para gravar programas no Atmega, é só dar uma olhada no datasheet do atmega, ou nos esquemas elétricos do arduino, para saber quais pinos você tem que conectar. Mas se já tem um arduino, acho mais simples colocar o CI, gravar, e retirar o CI para usar onde quiser.

Então eu posso comprar um novo atmega, colocar no arduino, dar um upload no sketch e ele irá carregar o código no atmega mesmo sem bootloader. então só tiro o atmega do arduino, coloco na protoboard junto com o clock e os outros componentes que irá fucionar?

bom, mesmo assim acho que vou montar esse programador paralelo =)

valeu ai adilson!

Pode fazer isso, ou pode colocar o atmega na protoboard,e carregar sketch ou bootloader sem usar o arduino.

Se usar o srduino não tem que ficar procurando os pinos certos, fica menos difícil.

E o parallel port programmer (ou outro programador) é indispensável para usar o atmega sem o bootloader. E também indispensável para gravar o bootloader. Ou seja, indispensável.

De qualquer forma, se não for usar o bootloader, tem que fazer alterações do arquivo preferences.txt.
Veja o procedimento aqui:

entendi!!
valeu ai! ^^