Substituindo Botões por Controle Remoto IR

Saudações a todos

Eu tenho um sketch "Arduino Matrix Clock" que, como o nome já diz, é um relógio com 4 Matrizes de Led + DS3231 RTC + 2 botões.

Pelo que entendi (corrija-me se estiver errado), para entrar no modo de ajuste, pressiona-se os dois botões simultaneamente, depois pressiona-se um botão para incrementar o tempo e o outro para definir o tempo.

Então, eu gostaria de substituir os botões por um Controle Remoto IR com o protocolo NEC (como este do ebay: https://www.ebay.com/itm/KEYES-Infrared-IR-Wireless-Remote-Control-Module-Kits-for-Arduino-Robot-Car/133070234737, assim que, para acertar o relógio, pressione, por exemplo, a tecla OK no controle, e para ajustar a hora e os minutos, pressione as teclas numéricas. A propósito, alguém aqui poderia escolher para mim!

Estou aqui pedindo ajuda, porque não tenho conhecimento suficiente para fazer isso.

O site do projeto é este: Arduino Matrix Clock

E o sketch está anexado.

Se alguém puder me ajudar, eu ficaria muito grato,

Daniel

ArduinoMatrixClock.ino (16.1 KB)

O que é que já fizeste?

Oi bubulindo, primeiramente, obrigado pela resposta.

Tentei fazer algumas mudanças mas, acho que estou longe. Estou deixando em anexo o arquivo ligeiramente modificado.

Ratificando, eu gostaria de usar um botão do controle para entrar no modo de ajuste (menu) e mais dois botões para configurar a hora e minutos.

Se eu achasse alguma coisa próximo do que eu quero mas, é difícil e, até pela minha dificuldade no assunto!

ArduinoMatrixClock_IR.ino (17.1 KB)

Estou anexando aqui, um sketch mais atualizado (acho que o anterior que anexei, está muito fora).

Se puder me ajudar, lhe agradeço muitíssimo!

Gostaria muito de usar esse Relógio com essa Matrix e o Controle Remoto IR.

ArduinoMatrixClock_IR_2.ino (17.3 KB)

Alguém mais para me ajudar?

O sketch que me baseei, é o ArduinoMatrixClock.ino e o que modifiquei é o ArduinoMatrixClock_IR_2.ino mas, fazendo um teste, o controle remoto IR não respondeu; acredito que deve estar faltando alguma coisa - ou, certamente cometi algum erro.

Devo dar o meu assunto por encerrado pois, não há mais respostas.

Ou, se o moderador quiser mover o tópico para o fórum Internacional (Inglês), eu agradeço.

Ok. Experimentaste a tua montagem com um sketch exemplo para garantir que está montada correctamente? O código que tens não parece ter problema, logo é imperativo assegurar que a montagem está correcta antes de fazer outras coisas.

Abre o sketch the exemplo do IRreceiver e testa sem mais nada a ver se o comando funciona só com isso. E coloca aqui como ligaste o teu led receptor e que led estás a utilizar.

Oi bubulindo, o Controle IR está funcionando corretamente pois, eu havia testado com outro código mas, eu estou perdido é nesse sketch que compartilhei aqui. (parece não estar funcionando!)

Outrossim, o próprio Módulo IR tem um LED azul, que indica se está enviando/recebendo comandos.

Se eu dispuser aqui um outro sketch Arduino para Matriz mas, com 3 botões para definir a hora, minutos e segundos, você poderia adaptar para o Controle IR para mim?

Obrigado, mais uma vez

Oi bubulindo; obrigado por até agora, somente vc está me ajudando. (por enquanto!)

Já me adiantei e, estou anexando aqui outro sketch que, julgo ser mais fácil; este, usa a biblioteca MD_Parola e também usa 3 botões para definir dados e hora. (você verá no código)

Pela sua experiência, é bem mais fácil substituir os botões pelo controle remoto.

No cabeçalho do sketch, deixei os links do site do autor e de um vídeo do youtube para vc ver.

Obrigado

Digital_Clock_MAX7219_DS1307RTC_3button.ino (12 KB)

I also opened this topic: Help Replacing Buttons with IR Remote Control - Jobs and Paid Consultancy - Arduino Forum