Go Down

Topic: Projecto de um iniciante! (Read 967 times) previous topic - next topic

TiagoPT

Boas noites, chamo-me Tiago e sou de Lisboa. Sempre tive interesse no mundo do arduino e das suas possibilidades até que no mês passado comprei umas peças pelo ebay. Inicialmente ia construir uma bateria (instrumento) mas depois achei um pouco difícil para o meu primeiro projecto, depois vi no youtube uma t-shirt em que quando o coração batia os leds da t-shirt acendiam usando o arduino lilypad, o que me levou a comprar as ditas peças que foram:

1- Arduino Lilypad
1- sensor de pulso
1- pack de leds de várias cores
1- suporte para pilhas de botão
1- ftdi basic breakout
30 centímetros de fio condutor à base de prata

Como não consegui depois continuar com o projecto por falta de conhecimento, decidi vir aqui ver se alguém me dava uma maozinha na programação e no entendimento de como funciona. Eu acho que percebi a lógica do programa, quando o sensor detecta o batimento cardíaco ele envia o sinal ao arduino para acender uns leds e quando o coração entra em descanso ele acende outros, só que transformar isso em código é complicado por isso se alguém me poder ajudar  era óptimo.

Espero fazer muitos amigos aqui alem de adquirir conhecimento neste vasto mundo que é o arduino :) .

Obrigado,
Cumprimentos.

ps: o Arduino Lilypad que comprei é um clone, como não vi as regras não tenho a certeza se há problema, mas penso que não haverá. Tirei também fotos as peças todas por isso se alguém precisar que as poste eu meto-as aqui.

luisilva

Viva Tiago! Bem-vindo ao fórum. Dava jeito saber que sensor tem e o código que já consegui escrever.

TiagoPT

Feb 05, 2016, 08:55 pm Last Edit: Feb 05, 2016, 09:14 pm by TiagoPT Reason: faltou concluir o post.
Boas noites,
Antes de tudo obrigado pela resposta rápida e pelas bem vindas :D

Em relação ao sensor aqui vai o link:

http://imgur.com/KAz5VML

e em relação á programação, eu não fiz nada visto que não o sei fazer e não sei por onde começar. Li que o fio condutor que vou usar vai oxidar aos poucos por isso procurei solução e achei que usar tinta puff (umas das camisas) podia isolar o fio, eu comprei umas que vendiam ao pé de mim dos chineses que também é para a roupa, mas será que esmalte para as unhas também funciona? De qualquer forma vou cortar um pouco do fio e pintar com aquilo e meter-lo em água.

Eu ainda hoje meto foto de tudo aqui.

Obrigado,
Cumprimentos.

luisilva

Não sei se alguém consegue ver alguma coisa com essa foto que enviou, mas eu não. De qualquer forma, eu estava-me a referir à marca e ao modelo.

TiagoPT

Feb 06, 2016, 12:15 pm Last Edit: Feb 06, 2016, 12:22 pm by TiagoPT
Bom dia,

Desculpa, não tinha percebido que tinha ficado assim tão mau a minha câmara não está no seu melhor.

Sendo assim mando o link do ebay aqui.

link : http://www.ebay.com/itm/201321441587?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Obrigado,
Cumprimentos.

luisilva

Parece que no site oficial do sensor existe material que pode ajudar, por exemplo um link para a página do GITHUB onde há exemplos de código.

Depois de colocar o exemplo a funcionar (e detectar batidas) o resto já será bastante simples de implementar.

TiagoPT

Bom dia,

Muito obrigado pelos links, de facto depois de perceber como o programa funciona para 1 led, depois é só implementar para todos os leds utilizados. Mas eu acho melhor primeiro costurar o arduino e os leds (etc) a t shirt antes de o programar e eu estava a pensar como posso isolar o fio, vi que dava para usar a tal tinta puff, spray para pintar tecidos, mas se esmalta-se o fio (sem esmaltar as pontas)? com esmalte para as unhas ou assim, visto que eu não sei onde posso comprar esses sprays. Alguma ideia de como vou poder isolar o fio ou onde posso comprar esses sprays?

Obrigado,
Cumprimentos.

luisilva

Não sei responder às questões. O que sei é que pode ver os projectos da Adafruit que tem vários projectos desse género. Procure por "WEARABLES". Pode tirar ideias dos projectos deles.

TiagoPT

Bom dia,

Decidi perguntar lá em cima (nos e-têxteis) se sabem uma boa forma de isolar o fio, assim que tiver resposta posto aqui.

Tive a observar o vídeo da pessoa que fez 1 camisa assim e houve coisas que não entendi,

imagem do vídeo :

Primeiramente o arduino que tenho é diferente, tem 16 entradas digitais e 6 analógicas, em que as primeiras 2 entradas analógicas dizem, respectivamente, 0/tx e 1/tx (ainda não percebi o que têm de diferente essas entradas, se alguém souber para que serve diga sff, visto que na "internet" não consegui encontrar resposta. Depois visto que tenho mais entradas posso as usar para meter mais leds certo, não importa se a entrada é anológica ou digital certo?

No vídeo a pessoa liga todos as pernas negativas dos leds mas, depois quando chega perto da entrada negativa, ela da um salto para a entrada negativa da bateria, mas ao mesmo tempo ela juntou o negativo do arduino ao negativo dos leds certo? alguém sabe como?

Outra coisa, no vídeo ela não mostra como ligou o sensor ao arduino, nem ela tem os 6 furos que tenho perto da entradas A0, e A1 e a 13 (ao lado dos pins está JP3, que na imagem do ebay não está, e também não achei informação na internet sobre). Será que ligo ai o sensor? terá de ser soldado certo?

Vou deixar aqui o link do vídeo do projecto e também o link do arduino no ebay.

meu arduino (ebay) :
http://www.ebay.com/itm/310754150302?_trksid=p2060353.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Vídeo do mesmo projecto:
https://www.youtube.com/watch?v=Tt649mcmi5Y

Obrigado e bom carnaval a todos !
Cumprimentos.

Go Up