O delay para tudo é perpetuado pelos senhores do Arduino que teimam em meter exemplos com delays absurdos.
Muito bem colocado bubulindo, delay de minutos é doído, as pessoas se esquecem que o microcontrolados para no delay. Mas pelo que vemos, muitos que usam arduino são aventureiros (o pior é que estou neste meio rs) e não possuem domínio em relação a microcontroladores e lógica de programação. E concordo que isso é o mínimo que devemos saber.
A solucão do Mortis é a mais correcta no Arduino. Se tiveres um RTC também podes usar isso para temporizar, mas aí só para intervalos de minutos ou horas.
Minha solução ainda tem um problema a ser solucionado, quando millis retorna ao zero, mas como minhas aplicações ainda são de coisas que funcionam por poucas horas, não corri à procura de soluções.
Quanto a threads... enfim... tenho de ver a performance do microcontrolador para ver se realmente é uma solucão decente. No entanto, acho que provavelmente é apenas para os programadores de alto nível se entreterem com microcontroladores. LOL
É, a coisa parece complexa mesmo rs... Mas é bom para distrair um pouco. Quem sabe não subimos um pouco o nível.
mas como sou novato nisto (infelizmente não em tudo
) pensava que existia algo mais simples e mais compreensível para uma manutenção e desenvolvimento futuro do programa em que estou a mexer visto que uso muitas pausas.
Zé tretas,
Somos todos novatos em alguma área, pois estamos sempre a aprender, e quando ficamos bons em uma área no aventuramos em outra, e somos novatos novamente rs
Sim, diz-se array de 2 dimensões aqui também

, eu fiz de uma só para facilitar o entendimento.
A lógica que coloquei pode ser encapsulada em uma lib, mas cai na solução que ja utilizas (timer lib).
Vamos ver se alguém tem alguma outra solução, pois eu não consigo pensar em nada alem dos bons e velhos IFs e variáveis ^^