Que isso, todo comentário construtivo é bem vindo.
Primeiramente, você esta totalmente correto, quanto a questão de memória, limitação de hardware e tudo mais, tanto que eu cito isso como uma desvantagem. Existem casos, que você tem mais memória, ou tem algum micro com uma grande capacidade e não vai se privar, se o projeto não é ambicioso. Quanto a o tutorial, exemplifica criação de bibliotecas, assim como você deve usar uma biblioteca para um Componente/Shield, alguém pode criar também alguma biblioteca para Display LCD, talvez mais leve ou mais pesada, se eu fosse criar algum projeto grande, eu acabaria criando algumas libs para abstrair código, se você olhar dentro da LiquidCristal do arudino tem muita coisa lá, como efeitos transições que você nunca vai usar, se você criar a sua própria pode diminuir o tamanho...
Enfim, quero que entenda que minha ideia com o tutorial é levar este conhecimento para quem programa com arduino, acho válido pois nós atualmente temos 4000000 milhões de tutoriais na internet sobre arduino e 99% deles são sobre coisas banais e práticas ruins, levando pessoas a programarem mau, ou não entenderem os conceitos, tipo os tutoriais da net tem um código e te mandam compilar, não explicam de onde vem, como existem e nem informam que estes códigos ja são abstrações...