Go Down

Topic: Reiniciar configurações Shield SIM900 (Read 9004 times) previous topic - next topic

Leonardo Gazio

Jul 31, 2013, 09:43 pm Last Edit: Jul 31, 2013, 09:46 pm by Leonardo Gazio Reason: 1

Hugo, recebi a resposta dos fabricantes ao meu e-mail, porém ainda não consegui fazer! Realmente acho que sou muito burro, só pode ser essa a resposta. Confira primeiramente o e-mail que mandei para eles no link abaixo:

https://gist.github.com/renatotavares/6116147

Agora confira a resposta do e-mail:

Dear sir, really thanks for your effort. we have reviewed your photo and found out the problem.

At first, sorry for our mistake, the D18/D19 is hardward serial port 1(TX1/RX2) , there port you can not use software serial mode. If you want to use TX1/RX1 , you need change the define to Serial1 .

Second, keep the Software serial demo  code, please change the Software serial port to D50/D51.
#define  rxPin  50
#define  txPin  51
At last, your AT commend code need add '\r\n' , not '\r'

Hope helpful !

Best Regards
Dany

Cara o que eu estou fazendo de errado? Não sei inglês mas pela tradução acredito que eles querem que eu mude para as portas 50 e 51 e depois adicione isso no programa, através do:

Code: [Select]
#define  rxPin  50
#define  txPin  51
SoftwareSerial mySerial(rxPin, txPin);

Porém eu mudei isso e mesmo assim não rolou. Olha as imagens do e-mail que enviei para eles quando você tiver tempo e olhe o código também, um par de olhos mais experientes pode ser o que me falta.

Bom, ali você diz que não entende o cara, então segue a tradução e dando uma incrementada na explicação do cara;

Ele disse que primeiro viu a foto e pediu desculpas pelo erro dele, os pinos D18 e 19 são porta serial fisica, sendo assim você não pode tentar usar esses dois pinos com a SoftSerial pois eles já são dedicados à uma das seriais físicas do uC. No Arduino basta você usar Serial1.begin(velocidade); e depois usar assim, se fosse usar os pinos 16 e 17, você trocaria o Serial1 por Serial2 e os pinos 14/15 por Serial3...

Segundo, ele disse pra mudar os pinos da SoftwareSerial pros pinos digitais 50 e 51.

#define  rxPin  50
#define  txPin  51

E pra terminar, os seus comandos AT, todos devem terminar com "\r\n", ou seja, o \r é só o carriage return, o cursor vai voltar pro início da linha, e nada mais vai acontecer, o \n é como se você desse um enter. Resumindo; no final de cada comando AT você tem que concatenar "\r\n" cara, se não você não envia os comandos pro modem.

renatotavares

Opa Leonardo obrigado pela resposta!

Algumas considerações:

• O datasheet não fala sobre a velocidade de comunicação do componente. Releia-o novamente e confirme isso. Aliás, o site oficial do fabricante possui um  "datasheet" onde deixam claro que a velocidade do componente pode ser a que eu bem desejar, porém recomendam 19200. Confira http://www.elecfreaks.com/wiki/index.php?title=EFCom_GPRS/GSM_Shield

• Correto, não é necessário o SoftwareSerial no Mega, porém nenhum exemplo de código sem ele funcionou. Então por falta de experiência e conhecimento técnico optei por usar o SoftwareSerial.

• O tópico inicialmente foi feito por ter usado o software  Serial Tool (http://elecfreaks.com/store/download/datasheet/Bluetooth/Serial_Port_Test.zip) para alterar a velocidade do componente, como o Hugo acima falou e o suporte técnico da shield confirmou, foi necessário reconfigurar o componente através do FTDI232. Isso me assustou muito!

• Seguindo exemplo da documentação http://www.elecfreaks.com/wiki/index.php?title=EFCom_GPRS/GSM_Shield

• Tenho outras placas dessas e tenho experiência nela com o Arduino Uno, garanto que ela esta ligada, piscando led azul a cada três segundos e sendo alimentada com a fonte extra de energia.

• Sim, se ligar qualquer uma das placas no diretamente no PC ou usar um Arduino Uno tudo funciona perfeitamente. Somente no Mega que não :(

• Realmente fui alterando os pinos e realizando todas as permutações possíveis e recebi um SMS, agora é tentar descobrir qual a combinação de pinos certa, pois o SMS chegou um atraso GIGANTE.

• Sim, imprimi o datasheet aqui e esto de olho nele.

• Todos os chips do sistema que uso funcionam bem no Arduino Uno.

Estou mantendo contato direto com o Dany do ElecFreaks, os caras são malucos pois não dão a resposta diretamente, ou notaram que a placa não funciona mesmo com o Arduino Mega.
Renato Tavares, Founder and Software Developer at Resolvendo
www.resolvendo.com

Go Up