Go Down

Topic: Arduino RTC DS1307 (Read 12430 times) previous topic - next topic

bubulindo

Se ele usou o código que postei a serial só é disparada a cada 1000 millis

Acho que queres dizer:

Se ele usou o código que postei a serial só é disparada a aproximadamente cada 1000 millis.

A probabilidade daquilo acontecer com 1000 milis é infíma... mas pode acontecer já que o millis também não é extremamente preciso e sofre do mesmo problema do cristal de 32kHz.

Algo que ainda não sabemos é ao certo qual é o erro. Estamos aqui a tentar resolver algo sem saber exactamente o quê. Inicialmente apenas acontecia com a bateria... depois acontece das duas formas... vamos a ver e a diferenca é um segundo num minuto...

Sem sabermos exactamente como testaste e quais os resultados que obtiveste e com que relógio estavas a comparar o DS1307, é difícil de perceber o que se passa.

Nota também que o DS1307 é bom... mas não é fantástico. A precisão varia com vários factores tipo temperatura, da mesma forma que o cristal faz o mesmo.

Já experimentaste mudar a montagem para outro sítio da breadboard? Isto pode fazer uma diferenca devido à capacitância dos contactos na breadboard.
This... is a hobby.

fabio_h

Então eu fiz o quote do que ele disse, o unico problema que vi foi a impressão da hora duas vezes...
Fica difícil ajudar se não sabemos direito o que acontece... mesmo depois de varias mensagens eu ainda não entendi se o erro é esse que falei ou se atrasa,  e se atrasa, quanto tempo atrasa...
Também sobre o cristal, ele disse que era igual à imagem do fritzing, mas nunca vi cristal de caneca em 32768Hz, só o cilindrozinho...
Você comprou online? se sim mande os links para analisarmos, tenta trocar de CI, cristal, protoboard, fios...

coloque o cristal diretamente na coluna da breadboard que dá nos pinos do oscilador do RTC, assim:
http://forum.arduino.cc/index.php?topic=8833.msg73029#msg73029

Mortis

Acho que queres dizer:

Se ele usou o código que postei a serial só é disparada a aproximadamente cada 1000 millis.

Boa observação rs

Mas ocorrer o mesmo segundo três vezes (dentro de aproximadamente 1000 millis) seria demais, né? ^^

tenta trocar de CI, cristal, protoboard, fios...

Foi o que sugeri no início, troca 1, troca 2, troca tudo ;)

vasr

Obrigado a todos pela ajuda, problema resolvido.
Inicialmente por falta de atenção pensava que o problema só existia apenas com a bateria, o que percebi após outros testes que acontecia em ambos os casos.
Fiz o teste com outros códigos, troquei os componentes e percebi que problema estava no oscilador.

Edson-ECK

Eu te disse que era cristal, mas você não acreditou.....

bubulindo

Eu te disse que era cristal, mas você não acreditou.....

É algo bastante comum em fóruns... as pessoas vêm aqui pedir ajuda, mas assumem saber mais do que quem cá está.
This... is a hobby.

Edson-ECK

Tem vários  personagens ate o chatos que não tem senso de humor.....

Go Up