Go Down

Topic: Clube para aquisição de componentes (Read 3355 times) previous topic - next topic

DanDare

Oct 07, 2009, 05:35 am Last Edit: Oct 07, 2009, 04:01 pm by DanDare Reason: 1
Pessoal,

Após iniciar a prática da eletrônica o que venho observando é que a aquisição de componentes é uma coisa que atrasa, e muito, a vida de qualquer hobbista e talvez até de alguns profissionais da área. Nem precisa pensar em componentes complexos, quando tive dificuldade de encontrar até um capacitor bipolar enxerguei que esse negócio pode ser mais chato do que parece.

O último componente que procurei foi um CI o L293D, sem encontrar. Apenas encontrei no mercadolivre por R$10,00 mais envio no total de R$16,00 e em outros sites a partir de R$20,00 sem envio. Ou seja: A disponibilidade é baixa.

Pensando nisso tudo e também pensando que não estou afim de parar meus projetos por falta de componente tive uma idéia: A criação de um grupo para aquisição de componentes. Um grupo de pessoas que mensalmente, ou outros períodos de acordo com a demanda do grupo, encomendariam componentes, desta forma barateando o custo de remessa. Sei que tudo depende da quantidade requisitda e número de participantes mas inicialmente creio que a idéia seja boa.
A algum tempo troquei alguns e-mails com o representante da Farnell aqui em Belo Horizonte http://www.farnellnewark.com.br e a pessoa foi muito atenciosa e explicou que mesmo os componentes que pelo site é informado disponibilidade zero, são passíveis de remessa e com prazos bastante razoáveis. O grande problema disto é a taxa de envio, não o preço dos componentes propriamente dito. Como exemplo o CI que citei tem preços comparáveis, e até menores do que consegui levantar em outros lugares: http://www.farnellnewark.com.br/searchresults.aspx?dskeyword=L293D&idproducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerangeend=9999999&type=2

Bom, a idéia é criar um grupo muito organizado, com regras, prazos para inclusão de pedidos, com data de fechamento e confirmação final dos participantes, escaneamento de notas fiscais e determinação de preços finais por participante antes da confirmação final entre outros controles necessários para o sucesso de qualquer grupo organizado. Penso na criação de uma página na internet para que os integrantes possam realizar as operações necessárias.

Bom, eu creio que mesmo que se déssemos início com poucos participantes já seria um começo pra analisar a viabilidade etc... Se em algum ponto tivéssemos maior número de participantes, porque não negociar preços e condições com fonecedores? Isto abriria algumas possibilidades interessantes.

Então? Alguém tem alguma opinião? Alguém acha a idéia boa? Se sim vamos utilizar este post para as primeiras considerações.

Sds,

Rodrigo

dandrade

Talvez seja dificil, por dois motivos;
1-a maioria das pessoas já considera um risco a compra, e envolver pessoas para partilhar é risco adicional.
2-Os interesses em componentes pode ser diverso, incluir componentes que não encontra no mesmo fornecedores

Posteriormente, após a compra centralizada para alguem, deverá incluir a remessa. E portanto, o custo final deverá compensar a compra conjunta.

Tenho interesse nas peças para montar arduino SERIAL e USB. O componente FT232 SMD, não encontrei a bom preço sempre acima de R$12,00
E microcontroladores ATMEGA 8, 168 e 328.

Enfim, mais difícil é encontrar o fornecedor. Estes fornecedores praxes (farnell, soldafria... etc) tem preços elevados.

DanDare

Olá Daniel,
Compreendo seu ponto de vista.
Esse negócio de preço pra componente avulso sempre vamos sofrer, além de ser difícil de encontrar vem com o preço salgado que você já conhece. Pegando seu exemplo, só o FT232 SMD são R$12,00, no mercado paralelo (mercado livre por exemplo), você encontra placas prontas funcionando por R$80... Não precisa montar nada gastar tempo nenhum enfim...
Mas o grande lance é que você tem seu projeto, você quer você mesmo montar sua placa ou então algum projeto de criação sua aí esbarra no mesmo problema: disponibilidade e preço dos componentes.
A minha idéia é iniciar um grupo como falei para quem sabe algum dia poder comprar mais barato, acho que tudo deva ter um começo. Por exemplo existe um grupo na internet (vou lembrar o endereço e te falar), onde as pessoas montam caixas de componentes, separadas por categoria, estas caixas passam de pessoa a pessoa, a pessoa usa os componentes que precisa, adiciona outros e passa pra frente.. o grupo tem muitos usuários e parece que a coisa funciona... Incrível? Eu acho que sim... mas acredito que possa ser possível. Com certeza o grupo começou com poucas pessoas e foi se expandindo.
Concordo que exista o risco envolvido, questão de assumi-lo no início das atividades... Eu acredito que selecionando-se participantes os problemas sejam poucos.
É verdade teríamos que ter um mínimo de pedidos para que valha a pena, neste sentido meu pensamento inicial seria os participantes irem adicionando componentes, quando chegasse a um número economicamente viável, fechar a transação.
Para nós, simples mortais, não tem outra saída que não pagar mais caro, então o objetivo num programa destes seria justamente diminuir os custos com a remessa, que é o que mais pesa. Se eu peço um Atmega8 e pago a remessa é uma coisa, se eu peço um Atmega8 e você um FTD232 a remessa é a mesma coisa.. Claro que para dois componentes a remessa dividida ainda não compensaria... Mas quem sabe se para 10 Atmega8 8 Atmega328 mais 2 FTD232 20 capacitores e mais alguns componentes, fexando uma caixa, esta remessa já não passaria a compensar? Isto tudo para que possamos realizar nossos projetos.
Tenho um parente que trabalha no SENAI e me falou que a Farnell envia com 3 dias de prazo, o representante da Farnell aqui em BH me falou a mesma coisa.. Mesmo pros componentes listados no site como estoque zero eles conseguem pelo preço do site e mandam... questão de provar pra ver.
Pelo menos a minha condição é a seguinte: Sou hobista, então cheg sexta feira pego o carro vou pro centro, pago estacionamento, ou vou de metrô e pago as passagens, perco cerca de uma hora na loja (que vivem cheias), não encontro todos os componentes que quero e volto pra casa... Sinceramente pra mim mesmo comprando localmente os custos não são tão baratos... Comprei meu primeiro Atmega por R$20 que é o preço na minha cidade... Os outros comprei por R$8 pelo mercadolivre de um único vendedor que oferece por este preço.. Se não fosse pelo mercadolivre sinceramente não sei como teria feito...

Bom, mas é isto aí, apenas uma idéia mas se não colar não colou e pronto :D

Se estiver disposto podemos fazer uma simulação com os componentes que quero e os seus, fazer um orçamento com o representante da Farnell e ver na ponta do lápis por quanto sairia para cada um.... Como seria uma simulação então abortaríamos a operação e tiraríamos a conclusão.

Obrigado pelas considerações,

Valeu

rgsbarcellos

Ola a todos,

sou iniciante e pesquisador em meio ambiente na universidade federal fluminense em niteroi, rj. Acredito que inicialmente mais importante é a lista dos principas fornecedores com bons preços e acessibilidade.
Se puderem me ajudar a baixar apostilas iniciais e a eletronica basica para desenvolvimento de projetos usando arduino agradeceria muito.podem escrever a vontade.

rgsbarcellos@gmail.com

agmachado

Eu concordo com o Daniel. Eu tenho facilidade em trazer de fora, porém para valer a pena, preciso fechar pacotes com a granularidade mínima de quilo, ou seja, se pesar 500g o custo é de 1Kg e se pesar 1,5Kg, o custo é de 2Kg.

Preciso compar algumas coisas para mim, mas para fechar o peso e valer a pena, pensei em comprar outras coisas e colocar no Mercado Livre para resarcir o custo. Apenas estou na dúvida do que comprar adicionalmente. Abraços!

Go Up