[novato] QuadCopter, tão díficil?

Boas pessoal, a alguns anos conheci o arduino, nunca comprei, sempre fiquei com o pé atraz porque é uma brincadeira cara, o arduino saí por uns R$100,00, um acelerometro é mais R$100,00, e por aí vai... e no final de tudo é capaz de ficar jogando no fundo de uma gaveta...

o quão complicado é montar um quad copter? estive olhando algumas coisas no AeroQuad ( aeroquadstore.com ) porem eu ia gastar uns 500reais no mínimo, sem falar no xbee etc..

não tenho conhecimento de eletronica mas tenho tempo para aprender, e a parte da programação não acho que vou ter problemas.... Eletronica, robotica etc sempre achei fascinante porém não tenho muita iniciativa, por isso que acho que no fim tudo vai ficar no fundo da gaveta sem nunca o quadcopter ter levantado voo hehe

qualquer contribuição é bem vinda, e se alguem conhecer outros projetos de helicoptero/quadcopter etc e puder compartilhar eu agradeço
att
felipe H. W.

Pq tu nao compra pra brincar e se desistir me manda invés de ir pra gaveta? =D

Ou compre um heli normal funcionando e depois adapte um arduino nele pra piloto automatico, é bom q vc já vai brincando...

Ainda qro brincar com UAVs, mas eu curto zeppelins :wink:

eu tb tava mt na pilha de montar um...
a parada que desanimou foi o tempo de foo, uns 10 minutos dps fica um tempao carregando...

sera que rola fazer um com motor a combustao!?
4 motores, por mais que sejam pequenos consegue levantar uma carga maneira, tipo uns 600/800g, daria pra botar um belo de um tanque :slight_smile:

Só para aumentar a sua imaginação

http://aeroquad.com/content.php

hehe foi dali mesmo que começei a pesquisa pelos quadcopters, apesar que um helicoptero normal também ia ser legal, qual a diferença de díficuldade e preço entre os 2? com certeza o quadcopter é mais estavel etc...

edit--
olhei o preço de tudo mais ou menos, menos dos transimissores, qual é a melhor alternativa? ir direto ao xbee?

Felipe, pelo preço das coisas, compra tudo da China cara, procura pelos itens no Seeedstudio (shields e sensores baratos), Dealextreme (motores e outros itens para modelismo) e no eBay (Duemilanove, Xbee...).

um helicoptero normal também ia ser legal, qual a diferença de díficuldade e preço entre os 2?

Acredito que a diferença de preço estaria nos motores que seriam 2 a menos para o heli normal, na dificuldade acho que o quad é mais facil, pois já tem o projeto pronto no site citado :stuck_out_tongue:

Ah mas sem dúvida o quad seria mais interessante, ele pode mudar de direção mais bruscamente, e é capaz de levantar mais peso (teoricamente).

Pra finalizar: se você tem tempo pra isso, eu te encorajo a meter a cara neste projeto! A primeira vez que me meti num projeto, eu também não tinha conhecimento algum, e olha, no final valeu o esforço. Além do mais, qualquer dificuldade estaremos aqui pra ajudar dentro do possível :wink:

O QuadCoptero eu acho que é muito mais legal, o preço é bem maior, a dificuldade bem maior, o controle dele é bem mais dificil de ser elaborado, e com certeza, da pra voce erguer uma carga muito maior.

Usa motores brushless, eu abri um topico ali como fazia essa porcaria funcionar e eu consegui agora..fiquei louco com o motor...ja estou providenciando 4 motores de 5k rpm para montar um quadcoptero...acho que vai ser legal =).

comprei 2xbee pro serie 1, tenho um duemilnove e mandei vir agora um mega (o mega eu vou usar para ser o radio, ja que desejo utilizar um display 16x2 para mostrar informacoes) e em breve vou pegar um giroscopio e algo para medir a altitude...ai sim vai ficar legal..e quem sabe no futuro distante um gps para poder localizar o quad numa perda de conexao ou a natureza fizer eu perder ele..eahueaheae

acho que o quad da pra tu brincar bastante =).

Se alguem fez o projeto, mostra ai pra gente..acho que da mais vontade ainda de fazer...abracoss