Go Down

Topic: Dúvidas sobre upload. (Read 6332 times) previous topic - next topic

lmcdesign

Bom, vai parecer meio idiota, mas eu tenho um arduino mega e ele estava com meu pareiro de projeto. Nos estamamos usando para fazer comunicação com Xbee e tal ..... eu pequei um mega de volta para poder fazer outra parte do projeto e descobri que tenho um problema, que parece ser idiota mas eu realmente não consigo resolver =/

Seguinte. Eu conecto o arduino, ele pisca e fica o "power" ligado, normal! Ai eu fui fazer um teste simples, com 1 led... era o led ligar desligar com o botão. coisa MUITO idiota.... mas qnd apertei "upload" para minha supresa fica carregando, carregando.. e aparece erro. Cheguei meus dispositivos conectados no pc e tem lá "FT232R UART USB, esse dispositivo tá com aquele avisinho de nao instalado o drive ( eu estou usando windows)

Bom, utilizava a porta COM3 para comunicar com o arduino. Mas eu não tenho mais essa opção lá, e não to sabendo fazer. To me sentindo meio idiota =/

Se alguém puder ajudar.

scorpionhs

Pelo o que tu disse o driver nao esta instalado.

Acesse: http://www.ftdichip.com/Drivers/VCP.htm e baixa o driver ai referente ao seu windows e tente novamente.

abracos

otaviousp

Voce trocou no IDE do arduino a versao do Arduino que voce esta usando.

Pelo visto antes vc estava compilando para o Duemilinove, agora é mega, Vai lah em tools e muda para o Mega,

Isso deve resolver.

lmcdesign

CESAR

Obrigado pelo drive, vou testar se funciona e aviso.

OTAVIO

Eu utilizava outro arduino mega. Mudei a placa, mas são iguais.

Bom, instalei o drive. Eu descobri que meu pc tava com alguns probelma no drive de gerenciamento de dispositivo. Devo ter instalado errado qnd formatei a um tempo. Bom, reinstalei tudo. E o erro persiste, mas agora o arduino aparece como "USB Serial Port" que é o correto, certo ?

Bom aki o erro que aparece :

Se alguém conseguir dizer o que eu deveria estar fazendo, eu ficaria imensamente feliz. Queria muito poder fazer meus experimentos, msm que bobos, logo. Obrigado aos que respoderam e aos que responderão.

lmcdesign

Fiz o teste no notebook. Deu o msm erro. E agora ?  Tem como eu "resetar" o arduino ? Reinstalar tudo que ele deveria ter qnd vem da fábrica? Ou tenho que comprar 1 novo ?

netogdo

Bom, ele aparece "USB Serial Port (COMx)" onde x é o numero da porta que você deve selecionar na IDE do Arduino ok. você pode testar se o FTDI está funcionando da seguinte forma:

-ligue via jumper os pinos Rx e Tx do Arduino (0 e 1).
-abra o serial monitor e escreva algo.

Se não aparecer nada, ou aparecerem informações sem sentido pode ter  estragado tanto o FTDI (mesmo aparecendo o windows não detectando problemas) ou o Atmega.

Checa as trilhas e as soldas na placa do Arduino, dependendo de onde você comprou é provável que possa ter sido mal soldado e veio a dar problema agora.

Tambem é válido,
- checar se o numero da porta instalada é o número que você selecionou na IDE
- checar se o Atmega na placa é o Atmega1280, ou Atmega2560 e selecionar corretamente em boards
- checar se o auto-reset está funcionando (pisca o led quando tenta gravar)

lmcdesign

Bom, fiz o jumper no rx e tx e o serial leu nada! Acho que a placa deu pau mesmo. Agora fudeu.

lmcdesign

Bom, resolvi o problema. Era problema de comunicação do pc com o arduino mesmo. O problema está no windows 7 que misteriosamente não reconhece de primeira o drive FTDI. Eu formatei a um tempo, e na 1 x que usava arduino aki ele tinha reconhecido tudo automaticamente.

Fui ao device manager ( gerenciador de dispositivos) e procurei por "others devices" e "Ports ( COM & LPT )" . Aqui o arduino aparecia como um FT232R, instalei o drive e passou a aparecer "usb serial port". Essa é a nomenclatura certa, mas no lugar errado, já que ele ia para "Other devices" !!1

Eu baixei o drive FTDI, fui no arduino e segui o procedimento de instalação manual do drive e magicamente ele apareceu como "COM6" !!!!!! =] CARALHO Q FELICIDADE !

Voltando ao meu projeto, graças a deus ! =]

Go Up