Go Down

Topic: Regulador de tensão esquentando - Mega 2560 (Read 17478 times) previous topic - next topic

bsoares

Salve Galera, estou tendo problema com a temperatura do regulador de tensão da Arduino (Mega 2560), estou alimentando com fonte externa de 12v e 2A pois estou ligando display gráfico, 3 micro servos, 1 L293D (ponte H), sensores e leds.
Encontrei um post onde o regulador de tensão foi retirado da arduino e parafusado a um dissipador de calor.

Existe alguma forma de resolver este problema de maneira menos invasiva (tenho dó de remover o regulador de tensão da arduino novinha! =/)?

Valeu a ajuda!

nofxx

Alimenta os periféricos por fora: darlingtons ou optos p/ separar o arduino fazer só a lógica.
E as vias dos motores direto na fonte.

bsoares

Vlw nofxx mas o caso é que ligando apenas o LCD o regulador já esquenta muito, não queria usar duas fontes, tbm pq o projeto final vai usar apenas uma bateria de LIPO 11.1v 2.2A.
Será que posso ligar um regulador de tensão 7805 antes de chegar na Arduino (só para não retirar o da arduino)?

Alguém recomenda algo melhor? ou um regulador melhor.

vlw!

nofxx

Vc pode ligar um antes se vc retirar o do Arduino. O reg precisa de uns volts a mais p/ dar 5.

Agora esquentar soh com o LCD? Eh grande esse tróço? heh
Ele ñ tem VCC a parte?

italoraony

E um pouco estranho ele estar esquentando somente com o LCD e arduino. Esse quente e o suficiente para incomodar muito se topar com o dedo? Se sim, e melhor vc verificar melhor se não há algum quase-curto acontecendo.

Vc pode ligar 5v regulados direto no arduino utilizando a entrada devida. Normalmente ela vem marcando 5v.

bsoares

Ele tem vcc a parte sim, mas o que reparei é que com qualquer coisa ligada a arduino ele esquenta, mas só quando estou usando 12v 2A, quando ligo com 4 pilhas fica ok, ou na fonte de 8v 500mAh ok tbm.
Não é normal esquentar? Não sei quantos graus ele chega, mas chega até o ponto de não dar para colocar o dedo encima.

Preciso de 12 ou 11 volts pq vou usar uma fita de leds e dois motores dc.

vlw

nofxx

Italo:
Ah, interessante, então só socar 5v no 5v e tipo "bypass" o reg da placa.
O Vin vai pro reg, obviamente.

Cara q estranho isso, já verificou se essa fonte tá 12 mesmo?
Só por comparacao, to colocando 25v num 7805 aqui, soh tem uns 2 leds nele e umas firoulas, tá GELADO.

Tensão ñ devia esquentar o reg creio eu. Só a corrente passando mesmo.

bsoares

Legal, vou fazer mais testes para identificar o problema.

VLW!

fabio_h

o 78xx é um regulador linear e quanto mais alto a entrada de tensão(12V) mais ineficiente (perda em calor) se torna o regulador.
quanto é o consumo do circuito? pelos dispositivos que você faloa vai dar +- 1A
exemplo:

se voce usa 1A da saida do regulador  do arduino (5V) ele tem que "abaixar" 7V e como a corrente não muda P= 7V x 1A = 7w, acima de 1W o involucro pede um dissipador,então para não usar dissipador
P = V x I    =>    I = P / V   ==>  I = 1W/ 7V  ==> 0,142A só mesmo pro arduino porque um unico servo já extrapola isso

lendo qualquer datasheet sobre o 7805:
thermal resistance junction-air(to-220)  65°C/W esquenta 65°C a cada Watt sem "dissipador"

bsoares

Dec 01, 2010, 10:06 pm Last Edit: Dec 02, 2010, 03:31 am by bsoares Reason: 1
Ótima resposta fabiohbm007, muito obrigado, preciso entender melhor essa parafernalia técnica! Agora entendo melhor como funciona.

Estou pensando em colocar um LM7805 fora da arduino para ligar os servos e deixar o regulador da arduino trabalhando só para leds, lcd, sensores, etc.. Assim posso colocar um dissipador nele (7805). Desta forma a fonte de energia vem do mesmo local para os dois e consigo pegar o sinal do servo da arduino sem problemas (será que isso funciona! =S)

Vlw esta clareando

nofxx

Puts, q interessante. Claro tb.. aumentando a tensão ñ vai mudar a corrente do circuito depois do reg. E os volts a mais tem q ir pra algum lugar.

O gráfico do impacto da tensão nisso vem nos sheets? Soh curiosidade.

Só uma conta aí acho q ta errada fabio, 1W/5v e ñ 7v, ñ é ñ?
200mA.

Bruno: É exatamente isso, vc pode usar qts 7805 tu quiser (em paralelo). Eh só todo mundo ter o mesmo GND ou usar optoacoplagem.

netogdo

Dec 02, 2010, 07:52 pm Last Edit: Dec 02, 2010, 07:53 pm by netogdo Reason: 1
Bruno, não importa se você alimenta com uma fonte de até 200A, se você alimentar qualquer coisa que consuma por volta de 300mA no LM7805 ele irá esquentar bastante.

Dae você diz "Ah, mas ele suporta até 1A", e eu digo, não é bem assim, se você procurar informações detalhadas no datasheet, verá que casos assim são extremos e você precisaria de um dissipador muito grande.

No caso do display, eu já passei pela mesma experiência, e ele esquenta mesmo =/ tive de usar alimentação externa com regulador LM350 (ou LM317) + dissipador (isso ainda porque o bichinho é para 3A!)

Para ligar vários 7805 em paralelo, eu sugiro o seguinte esquema:

bsoares

Vlw galera, Osias na verdade eu não entendi no que eu ganho ligando em paralelo, o que queria dizer é ligar um outro relugador antes da arduino para baixar um pouco a tensão (tipo para 9v (LM7809)) e mais um de 5v (o 7805 mesmo) para ligar coisas de 5v sem usar a VIN da arduino, acredito que desta forma o regulador da arduino não vai esquentar tanto, pois não vai ter uma corrente alta passando por ele.

Bom, assim que fizer mais teste posto aqui para compartilhar e provavelmente aprimorar com a experiência em eletrônica de vocês :)

vlw

netogdo

lw galera, Osias na verdade eu não entendi no que eu ganho ligando em paralelo

Se você tem 1A passando por um 7805, que está regulando de 12V para 5V, você terá um queda de 7V sobre ele correto?

Portanto: 7V * 1A = 7W

Amigo, 7W é bastante coisa, para qualquer circuito, o CI/transitor pode suportar 80A que ele irá esquentar pelo menos um pouco com essa potência em cima dele.

Agora, usando dois em paralelo, para os mesmos 1A, irá passar 500mA pra cada (1A/2), se usar três em paralelo, passará 333mA em cada! (1A/3)

Ou seja, no caso de dois em paralelo ficaria: 500mA * 7V = 3.5W

resumindo, ao invés de você dissipar 7W em cima de um 7805, você irá dividir essa potência por 2  e assim sucessivamente de acordo com o numero de ligações em paralelo :)

o que queria dizer é ligar um outro relugador antes da arduino para baixar um pouco a tensão (tipo para 9v (LM7809)) e mais um de 5v (o 7805 mesmo) para ligar coisas de 5v sem usar a VIN da arduino

Tambem funciona!

Usando o mesmo raciocínio:

entrará 9V no 7805 e saíra 5V, portanto são 4V em cima do bicho (multiplica pela corrente de consumo de tudo que estiver ligado em 5V para saber a potência, pode ser um valor estimado).

da entrada para o 7809: você tem 5V no circuito alimentado, 4V no 7805, portanto sobra 3V em cima do 7809 (aqui multiplica por tudo que está ligado depois dos 9V, incluindo tudo que está ligado no 7805, afinal está tudo em série).

bsoares

Dec 02, 2010, 10:18 pm Last Edit: Dec 02, 2010, 10:20 pm by bsoares Reason: 1
Caramba Osias, muito bom! isso foi uma aula pra mim :)
Então se com a minha ideia ainda estiver esquentando eu vou montar esta em paralelo que você sugeriu!

Muito obrigado

Go Up