Go Down

Topic: Circuito dupla face - iniciante (Read 5929 times) previous topic - next topic

DanDare

Dec 08, 2010, 03:49 pm Last Edit: Dec 08, 2010, 09:19 pm by DanDare Reason: 1
Olá,

Tô com a intenção de tentar fabricar uma PCI aqui dupla face, mas tenho umas dúvidas que fazem a diferença na hora de projetar, se alguém puder ajudar:

1-> Como faço as pontes de conexão entre os lados da placa? Apenas coloco furos normais de componentes que coincidem no mesmo lugar, enfio um pedacinho de de fio no buraco e soldo dos dois lados? Nas placas industriais essas pontes são ocas, porém laqueadas por dentro.

2-> Usando componentes normais (não SMD), apenas soldo normalmente, só que ao invés de soldar por baixo do componente (do outro lado da placa), soldo por cima? (no mesmo lado que o componente está?).

Agradeço qualquer ajuda.

Vlw !!!


nofxx

#1
Dec 08, 2010, 08:39 pm Last Edit: Dec 08, 2010, 08:41 pm by nofxx Reason: 1
Gostaria de copiar e colar as 2 pergs aqui... tb to louco p/ saber.

http://www.seeedstudio.com/depot/fusion-pcb-2-layer-10cm10cm-max-10pcs-p-396.html?cPath=64_12

Olha isso, serah q ja vem a via "passada" pro outro lado?

Putis cara 10cm, podemos fazer a arduino tm normal barata minha e no a arduino barata menor sua e ainda sobra espaco.

De qql modo to decidido a fazer a versao com ethernet e usb, ja ta comecado no repo e mandar fazer ae.. baseado no enc28j60 smd. E usando lm1117.
Vou fazer a sua no espaco q sobra e + um rtc vai sobrar uns 5x5cm (ou outra sugestao melhor).

8 reais por 3 placas dupla face.... acho q ateh vende aqui facil as excedentes.

nofxx

#2
Dec 08, 2010, 08:52 pm Last Edit: Dec 08, 2010, 08:57 pm by nofxx Reason: 1
Acho q consegui algumas respostas no IRC:

1-> Vias:  Fabhouses tipo a seedstudio ae ja fazem a conexao entre as faces! (hehe q massa). Fazer em casa falaram aqui e da pra "encher o buraquinho" com solda.
Um outro falou sobre "copper rivets", parece umas tachinhas... serah q compra isso?

2-> Vc solda onde precisa, as vezes eh preciso ateh soldar os dois lados de uma perna.. vai do layout)

Experiencia pessoal: primeira placa eu burro fiz "mirror" qdo nao eh preciso p/ toner transfer. Resultado: CI opto nao batia, a solucao foi soldar ele junto com as trilhas... e digo q com um pouco de paciencia vai hehehe....

DanDare

#3
Dec 08, 2010, 09:06 pm Last Edit: Dec 08, 2010, 09:19 pm by DanDare Reason: 1
Valeu nofxx !!

Tava olhando aqui, copper rivet nada mais é que rebite de cobre, pelo menos "rivet" = rebite... Nunca vi vendendo... e mesmo assim tem que ser uns rebites micro, bem pequenos.

Encher os buracos com solda parece ineficiente pois no interior da placa não tem cobre, pra fazer a solda escorrer pro outro lado e garantir que não partiu no meio acho complicado. Acho que o melhor mesmo seria atravessar um fio sólido e soldar dos dois lados, então.

Esse link que você passou, parece de alguém que fabrica as PCB pra você se enviar o layout, aí já deve vir tudo pronto (aí perde a graça  ;D )

Placa de fenolite ou fibra aqui é um roubo, acho que vou encomendar daqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-159592641-fenolite-cobreado-15x20cm-para-placas-de-circuitos-impressos-_JM

Pois é.... eu fiz isso aqui... com a plaquinha.... fiz a tela do lado o contrário... dá muita raiva.... vou fazer outra hoje.


Vlw !!!

[edit]Cheguei à seguinte conclusão: A melhor tinta pro silk é a vinílica, gruda ultra bem no cobre, seca rápido e é bastante resistente no processo de corrosão.
Esse é o resultado que cheguei com a tela de 66 fios: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/tela66fios.jpg veja nas bordas, uns dentes... isso não tem no fotolito, é da resolução da tela. Vou aproveitar que tenho que fazer denovo e vou fazer numa tela de 120 fios (não sei se é 120/cm2 ou 120/pol2, enfim.... numa tela com o dobro de resolução. Enquanto isso vou juntando material pro tutorial completo de serigrafia.[/edit]

nofxx

#4
Dec 08, 2010, 09:35 pm Last Edit: Dec 08, 2010, 09:40 pm by nofxx Reason: 1
Concordo e discordo.

Fazer prototipo e furar e tal.. sim eh massa, nao qro parar de fazer isso por um bom tempo huaehua..
Mas po, 8 conto vim um design seu bonitinho com silk, dupla face...
Po! Bacana demais da conta!

E podemos deixar isso open p/ galera do brasil nao pagar caro.

Fiz as contas e vai sair:

Nosso cheapduin -> R$ 25,00
Cheapduin com ethernet -> R$ 55,00

Mais barato q comprar arduino da china ateh!

btw, tu recebeu uma PM q enviei?

DanDare

Sim nofxx,

Mas é isso mesmo, concordar e discordar ...

De minha parte, melhorar o processo e chegar no melhor resultado possível com o que tenho em mãos, é o grande barato, faz parte da minha diversão. Minha intenção é fazer todo o processo, ter uma tela para cada coisa, pro circuito, pra máscara de soldagem e pro silk final com os símbolos.... Vou ver se mês que vem compro a "solder resist", a tinta verde, própria pra pintar a placa mesmo...

E assim vamos: Resultado com a tela de 120 fios: http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/tela120fios.jpg e http://www.minasambiente.com.br/media/images/common/electronic/tela120fiosNormal.jpg para um aspecto mais próximo da realidade. O engraçado é que parece que o scanner saturou as cores... os espaçamentos ao redor dos pads não estão assim, cheios... ficaram como no Kicad mesmo, show. Ouvi dizer que existe a tela de 180 fios.. mas difícil de encontrar, vou ver o que arrumo !!!!

Mas por enquanto é isso, vou corroer a placa e montar e ver se tá tudo funcionando, se sim, vou enviar uma pro Osias, se tiver afim me manda seu endereço completo no private que mando uma pra ti também... Outra tb já está reservada pro César, se ele quiser... Afinal, a tela que preparei imprime 10 dessas de uma vez !! Tenho que arrumar um fim pra elas !!! HaHaHaH  ;D

Recebi sim o private, foi mal não ter respondido, vou fazer agora....


Vlw !!

WebTronico

DanDare, me indicaram usar tinta condutiva para fazer o furo metalizado para placas dupla face.

Ainda não testei, mas ja providenciei um tubo de tinta. Se der certo eu publico no blog um video-tutorial.

Abraço
Juliano

WebTronico

Caro DanDare, segue um POST explicando como fazer furo metalizado em placa dupla face utilizando tinta condutiva de prata pura:

http://blog.webtronico.com/?p=65

Abraço
Juliano

Go Up