Go Down

Topic: Iniciante no Arduino HC-05, LED e Shield L293d com Motor DC (Read 943 times) previous topic - next topic

ruimendonca

Boa noite,
sou iniciante no Arduino e tenho aprendido alguma coisa com base em videos e pedaços de ideias de vários utilizadores.
Peço, por favor, vossa ajuda para tentar perceber esta questão...

Tenho este "projecto" de um motor que avança e recua e acende led colorido de acordo.
Só que quando dou o comando para recuar, se tiver a linha para alterar o estado dos LEDs, o motor não recua (mas os LEDs alteram o estado).

Coloco o programa.

Muito, muito obrigado.

Cumprimentos,
Rui Mendonça

bubulindo

Como tens as ligações feitas? Tens a certeza que os leds estão ligados no sitio correcto? Que pinos é que o motor está a utilizar no código?
This... is a hobby.

ruimendonca

Viva,

Os LEDs parecem estar bem - acendem e apagam com os "comandos" que lhe programei:

Comandos:
f - Frente Lento; F - Frente Rapido
b - Tras Lento;   B - Tras Rapido
s - Parar
v - Acende Led Verde; a - Acende Led Amarelo; e - Acende Led Encarnado
V - Apaga Led Verde;  A - Apaga Led Amarelo;  E - Apaga Led Encarnado
t - Teste aos Leds

Coloco de novo o código em anexo e + duas fotos da montagem

Muito obrigado.

bubulindo

Olhando à biblioteca que estás a utilizar, os seguintes pinos estão configurados lá:

Code: [Select]

#define MOTORLATCH 12
#define MOTORCLK 4
#define MOTORENABLE 7
#define MOTORDATA 8

Notas alguma semelhança??

Experimenta "partir" as instruções para ligar os LEDs em várias linhas e comenta uma instrução de cada vez a ver qual é o LED culpado...

Outra experiência é não usares nenhuma instrução para os LEDs e ver se algum deles liga quando ligas o motor. Algo me diz que o LED vermelho vai acender.
This... is a hobby.

ruimendonca

Bom dia,
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas só avanço qualquer coisa quando posso ; )
Funcionou na perfeição. Troquei o PINO 7 pelo 3 e ficou OK - excelente - MUITO OBRIGADO!