Go Down

Topic: Iniciante no Arduino HC-05, LED e Shield L293d com Motor DC (Read 943 times) previous topic - next topic

ruimendonca

Boa noite,
sou iniciante no Arduino e tenho aprendido alguma coisa com base em videos e pedaços de ideias de vários utilizadores.
Peço, por favor, vossa ajuda para tentar perceber esta questão...

Tenho este "projecto" de um motor que avança e recua e acende led colorido de acordo.
Só que quando dou o comando para recuar, se tiver a linha para alterar o estado dos LEDs, o motor não recua (mas os LEDs alteram o estado).

Coloco o programa.

Muito, muito obrigado.

Cumprimentos,
Rui Mendonça

bubulindo

Como tens as ligações feitas? Tens a certeza que os leds estão ligados no sitio correcto? Que pinos é que o motor está a utilizar no código?
This... is a hobby.

ruimendonca

Viva,

Os LEDs parecem estar bem - acendem e apagam com os "comandos" que lhe programei:

Comandos:
f - Frente Lento; F - Frente Rapido
b - Tras Lento;   B - Tras Rapido
s - Parar
v - Acende Led Verde; a - Acende Led Amarelo; e - Acende Led Encarnado
V - Apaga Led Verde;  A - Apaga Led Amarelo;  E - Apaga Led Encarnado
t - Teste aos Leds

Coloco de novo o código em anexo e + duas fotos da montagem

Muito obrigado.

bubulindo

Olhando à biblioteca que estás a utilizar, os seguintes pinos estão configurados lá:

Code: [Select]

#define MOTORLATCH 12
#define MOTORCLK 4
#define MOTORENABLE 7
#define MOTORDATA 8

Notas alguma semelhança??

Experimenta "partir" as instruções para ligar os LEDs em várias linhas e comenta uma instrução de cada vez a ver qual é o LED culpado...

Outra experiência é não usares nenhuma instrução para os LEDs e ver se algum deles liga quando ligas o motor. Algo me diz que o LED vermelho vai acender.
This... is a hobby.

ruimendonca

Bom dia,
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas só avanço qualquer coisa quando posso ; )
Funcionou na perfeição. Troquei o PINO 7 pelo 3 e ficou OK - excelente - MUITO OBRIGADO!

Li que podem haver danos estando o Rx directo aos 5V, então adicionei ainda um divisor de tensão (ver foto - resistências junto ao módulo Bluetooth HC-05). Utilizei três resistências de 1K Ohm (duas delas em série). Pelas minhas contas com a entrada de 5V (do USB do computador), daria 3,33V para o Rx do HC-05 - está correto?
Peço ajuda para ver se o risco de queimar alguma coisa assim é menor. E também se quando alimentar o arduino com pilha 9V e o MotorShield L293d com 6V (4 pilhas AA) deva mudar esse divisor de tensão, ou ter algo mais em atenção.

Apenas mais uma questão: durante estes testes iniciais de utilização deste motor (alguns segundos por dia), o risco de queimar algo usando apenas a energia que vem do USB, é grande? Devo desde já alimentar o Motor Shield e se sim, com que tensão? (tirando ou não o jumper amarelo)

Muito Obrigado mais uma vez.

Bom fim de semana

bubulindo

Tudo depende de como as ligações estão feitas e que partes estás a utilizar.

A julgar pelo que vi online, acho que o HC-05 aceita 5V. Cortares a alimentação é apenas parte do problema já que o microcontrolador também usa 5V para comunicar com o módulo.

Quanto a usar o motor, vais deixar o computador sempre ligado ao projecto? Ou vais deixar o projecto a correr por si próprio? Eu prefiro ligações externas já que até agora o motor não está a consumir nada. Quando ligares alguma coisa para o motor mexer ele vai consumir mais corrente e pode dar sarilhos.

Não sei qual a tensão do motor, logo não posso dizer qual é a melhor.

This... is a hobby.

Go Up