Go Down

Topic: Uso do Módulo Dimmer em uma resistência. (Read 509 times) previous topic - next topic

99fernando

Olá pessoal :)
Gostaria de saber se eu poderia utilizar este módulo:
>>AQUI <<

para controlar uma resistência 220v de 300 watts ?

bubulindo

O triac tem uma capacidade de 8A em estado contínuo.

P = UI

300 = 220 * I

I = 300/220 = 1.4A

No entanto, ao ler o manual desse módulo, convém ter em atenção que isso não é seguro sem estar dentro duma caixa de plástico.

A patilhazinha do triac (onde tem o furo) está ligada à fase do sinal que queres controlar e com 220V vai doer se tocares lá inadvertidamente.
Tem cuidado com isso.

http://www.mouser.com/ds/2/302/BT137-600E-353851.pdf
This... is a hobby.

99fernando

Mar 03, 2019, 03:01 pm Last Edit: Mar 03, 2019, 03:07 pm by 99fernando
Obrigado, sim vai ficar dentro de uma caixa de plastico com um cooler na caixa principal e um dissipador no Triac. ;)
Antes eu estava usando relés para acionar a resistência mas tive que criar um código enorme pra determinar o tempo ligado e em dias quentes isso muda tanto como em dias frios as vezes passava da temperatura etc...
Então acho que dessa forma economizaria energia e evita dos relés de ficarem ligando repetidas vezes pra manter a temperatura.

Não sei se minha ideia é boa.

bubulindo

Sim, esses módulos são ideais para evitar os relés a ligar e desligar repetidamente. Não vais economizar energia nenhuma porque esse módulo vai ligar/desligar com a mesma frequência dos relés.
This... is a hobby.

99fernando

Outra duvida, é normal o transistor aquecer bastante ? deste módulo

bubulindo

Sim... regra geral esse triac deve levar um dissipador de temperatura.
This... is a hobby.

99fernando

Desculpe, sim eu coloquei um dissipador no triac, eu queria pedir sobre o resistor não o transistor  :smiley-confuse:
O "resistor" está aquecendo bastante, mais que o triac de não dar pra encostar é normal ?

alkuentrus

Se ela estiver a dissipar à potencia máxima de 200W deve aquecer bastante. É aquela azul na vertical?

99fernando

Apr 02, 2019, 12:44 am Last Edit: Apr 02, 2019, 12:48 am by 99fernando
Não é esse azul como da imagem é um de 33k 5% 5w totalmente verde acho que por ser 220v e não 110v, é parecido com este:

Controlo uma resistência de 300w

pksato

Não é esse azul como da imagem é um de 33k 5% 5w totalmente verde acho que por ser 220v e não 110v, é parecido com este:

Esse resistor parece fazer parte do detector de passagem por zero. E um circuito bastante ineficiente quanto ao consumo de energia.
O 4N25 tem um led ir com queda de tensão de 1.1V, assumindo que após a ponte retificadora teremos os mesmos 220VCA da entrada (agora não e mais CA,  a onda agora tem somente a parte positiva e com o dobro da frequência). 220VCC-1.1VCC=218.9VCC, a corrente que passa por esse resistor de 33k e de 218.9/33000=6.6mA. Dissipando 1.45W. Poderia continuar com as contas, mas, esse resistor ira esquentar bastante.

Go Up