Go Down

Topic: Nova IDE Alternativa - Ambiente Integrado de Desenvolvimento (Read 434 times) previous topic - next topic

StreamCast

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês um projeto que estou desenvolvendo. Se trata de uma IDE alternativa, compatível com o Arduino NANO, UNO e MEGA. Ela possui também ferramentas integradas para desenvolver interfaces de simulação, controle e de monitoramento para suas aplicações. Traz ferramentas de grande ajuda para quem está iniciando em Arduino, e pra quem pretende desenvolver projetos mais complexos de automação e sistemas de controle.

Vídeo de demonstração: Druida, o Sistema de Desenvolvimento Integrado para Arduino - Visão Geral

Para mais detalhes e link de download, acessem o website: BINARY_QUANTUM
Desde já grato por sua atenção, se possível deixe seu comentário com suas impressões sobre o programa.

alkuentrus

Olá,
estou interessado em experimentar a versão final. A compra é no site?

StreamCast

Olá, obrigado por sua mensagem. Posso realizar o envio da versão completa gratuitamente para você testar o programa. Para isso, acesse o site, vá em contato, e abra o chat via WhatsApp. O chat é direto com meu número pessoal, por lá lhe enviarei o link de download e a contra-chave de ativação quando você for abrir o programa pela primeira vez. Através do chat, vou lhe dar suporte em caso de erros ou problemas, e peço que fique a vontade para compartilhar suas experiências ao longo do uso, da forma mais crítica possível. Aguardo o seu contato. Em caso de problemas ao acessar o chat, pode retornar por aqui.

alkuentrus

Por pouco mais de 6 euros podemos ajudar o rapaz a desenvolver uma coisa porreira. Eu já contribui. Parece-me porreiro. Recomendo que experimentem e se gostarem comprem (é super barato).

giova014

Bem legal a interface, a edição de texto e as simulações, parece promissor.

Atualmente uso Visual Studio 2017 + plugin Visual Micro para fazer programas Arduino, combinação bem sólida que já está disponível faz tempo para utilização, ou seja, bem testada e funcional.

Considero que tenho um nível avançado em programação e Arduino.

Poderia citar vantagens e diferenças dessa IDE Druida em relação a esse esquema?
O que me faria usar esta nova IDE?
Arduino!!

StreamCast

Olá obrigado pela sua opinião, é de grande valia. Vamos lá, vou tentar ser o mais detalhado possível:

Eu nunca usei esse plugin, mas pode-se dizer que tenho experiência no Visual Studio 2017, já que estou utilizando ele para desenvolver a IDE deste post. Vou baixar o plugin para testar.

Esse plugin oferece alguma facilidade no desenvolvimento de aplicações Windows compatíveis com Arduino? Ou só te permite editar, gerenciar, compilar, e enviar o código de programação?

No caso da minha plataforma além dessas funcionalidades, ela permite que vc crie interfaces de simulação e de controle de forma integrada. Isso significa que o que é feito no editor gráfico, pode ser levado para o código de programação do Arduino de forma automática, sem preocupações com protocolo de comunicação, ou endereçamento.

Perceba que o foco da minha plataforma é ser um sistema de fácil uso. Estabelecer uma comunicação dinâmica de grande porte entre aplicações criadas no Visual Studio e o Arduino não é algo trivial. Mas na minha plataforma é.
Existe também uma vasta gama de ferramentas, que pra serem implementadas no Visual Studio te custariam algumas semanas de desenvolvimento. Segue abaixo uma lista resumida:

- Sistema de alarmes configurável: escolha o endereço do componente, e o limite da variável.
- Compatibilidade total com joystick's dos mais variados tipos, até mesmo o G27.
- Compatível com câmeras IPs e de dispositivos Android.
- Biblioteca de componentes visuais pronta pra ser utilizada
- Sistema de receitas muito fácil de ser utilizado
- Sistema de login para acesso ao projeto com usuário e senha
- Compatível com módulo bluetooth (somente para comunicação e não para programação)
- Permite adicionar componentes ao código fonte com o clique de um botão
- Realiza monitoramento de até 255 variáveis tipo int no compilador, para depuração do código.
- Realiza o monitoramento de até 4080 variáveis tipo bool, para depuração do código.

Isso em seis meses de desenvolvimento, dividido entre o trabalho e o curso de Engenharia, tempo não é um recurso que tenho de sobra.

Como eu disse são apenas seis meses, e ainda está em desenvolvimento, tenho muitos bugs pra corrigir para chegar a uma versão final tão estável quanto esse plugin que vc utiliza. O que estou fazendo agora é uma pré-divulgação do programa, pra ver opiniões, pra que as pessoas baixem a versão gratuita e me deem o feedback do que estão achando.

Eu me considero um usuário de nível médio em programação e Arduino, para mim, essa plataforma tem facilitado bastante para simular algumas lógicas, criar telas de comando, coisas que antes demoravam horas agora faço em poucos minutos. Mas tem que ficar claro, ainda é um Beta, por isso ainda está em pré-venda. Com a pré-venda a pessoa tem acesso ao Beta e ao Suporte Técnico no uso do software.

Bom é isso, se tiver paciência e ler tudo, me diz o que acha.

Korynder

Sua explicação foi maravilhosa e com certeza vou usar e retornar o que poderia mudar para ficar mais solido, acabei de comprar e vou começar os testes com ele, (24/05/2019) eu uso o sublime3 e ele tem uma vasta gama de plugins, espero que o seu também para ajudar a programar tanto no arduino como em php que é uma plataforma bastante utilizada junto com arduino. uma coisa que ainda não achei foi temas escuros, pois é muito cansativo ainda mais pra mim que tenho problema de visão( sensibilidade a claridade).
Poderia implementar ou se já tem poderia me informar onde fica.

Obrigado e continue com o excelente trabalho.
Também programo e adoro VB....

alkuentrus

@StreamCast, já pensaste em adicionar o ESP8266 ou é muito dificil?

Go Up