Go Down

Topic: Ligar o Arduino (placa arduino) de hora em hora (Read 159 times) previous topic - next topic

Robertocompta

Buenas!!! Preciso ligar meu arduino Uno ( Conectado a uma bateria ) daquelas de alarme residencial de hora em hora. TIPO UM TIMER antes da porta de alimentação do Arduino, pois ele irá fazer uma função de hora em hora e esta bateria precisa durar anos (sem recarregar). Como posso solucionar isso? Tentei um módulo CR05-v2 mas não sei como é o funcionamento do mesmo. Agradeço qualquer ajuda.

bubulindo

Não usar um arduino é o primeiro conselho. O típico arduino tem componentes que gastam bastante energia (tipo LED's).

O que tu queres chama-se sleep modes. Não vai durar anos, mas é um começo.

Vê esta libraria:

https://github.com/brabl2/narcoleptic

This... is a hobby.

vcmorini

Voce precisará usar um SoC que possua suporte deep sleep.
Aconselho o ESP32 ou ESP8266, que pode ser programavel via Arduino IDE.
https://randomnerdtutorials.com/esp8266-deep-sleep-with-arduino-ide/

Dependendo da funcao que utilizar, dificilmente durará anos.
WiFi, Bluetooth standard consomem bateria. Prefira utilizar BLE (Bluetooth 4.0), se necessário comunicacao wireless.
Com BLE poderá durar 6 meses-2 anos.
Se utilizado em externo, poderá utilizar bateria com placa solar.

Abracos
Simplicity is the final achievement. Chopin.

bubulindo

Porquê recomendar um microcontrolador que necessita de imensa energia comparado a um ATmega para fazer o que o OP pretende?

Porque é que ele precisa dum SoC?? E que bateria é que duraria 2 anos com bluetooth activado?

This... is a hobby.

vcmorini

Jul 09, 2019, 02:08 am Last Edit: Jul 09, 2019, 02:22 am by vcmorini
Olá bubulindo,

Na minha opiniao ESP32 é menor, com design mais agradável, que fornece mais possibilidades (já embedded) para o desenvolvedor. Isso seria um plus para o protótipo.

No deep sleep a ESP32 consome pouca corrente, 7uA. Para comparacoes: https://www.radioshuttle.de/en/media-en/tech-infos-en/battery-powered-esp32/

No artigo descrito acima, voce também pode analisar a quantidade de bateria utilizada.

BLE é bem diferente do Bluetooth convencional, praticamente apenas dividindo o nome. BLE é adaptado para o  campo IoT.

bubulindo

Acho que deverias ler um pouco mais o artigo e explicar à pessoa que colocou a questão que ela muito provavelmente não vai comprar o módulo correcto e se o comprar vai ter de adicionar mais coisas para ter esses 7uA de consumo e programar o módulo.

A maior parte das placas com ESP32 vai trazer um LED (que os Arduinos também tem) e vai trazer também um regulador de tensão que é uma valente bosta e perde bastante energia além do chip que transforma a porta série em USB.
Logo aí, o consumo de energia vai estar equiparado entre um AVR e o ESP32, pois os principais consumidores são tudo o que está à volta do processador.

Depois temos de comparar o consumo de energia entre um processador com dois cores e um microcontrolador de 8 bits. Algo me diz que o microcontrolador vai consumir menos energia pois vai processar menos código apesar de o fazer a uma velocidade menor.

Dito isto se conectividade é necessária, o que não foi especificado, então um AVR está logo posto de parte a não ser que seja por porta série o que hoje em dia não é ideal.

Não importa que tipo de bluetooth é, vai sempre consumir mais. Quando estás a especificar quanto tempo uma bateria vai durar, não contas só o tempo que o microcontrolador está a dormir, mas também o tempo que está a funcionar. Se o bluetooth activar sempre que o chip acorda, o consumo será logo maior na totalidade negando os ganhos enquando em modo sleep.
Isto era uma das limitações do ESP8266 que suponho eu foi resolvida no ESP32... mas só experimentando.
This... is a hobby.

vcmorini

Ola @bubulindo,

Concordo com tudo o que foi dito.
Minha resposta foi baseada em um artigo da radioshuttle, no qual tendo a confiar.
Citando:
"For example, a Varta CRV123 (3V, 1700 mAh) can even be used in standby mode for over 5 years, depending, of course, on how often the ESP32 wakes up and has to do something, or how long and how often WiFi or Bluetooth is used."

Se nao comprar o EcoPower da radioshuttle que chega em 7uA, poderá comprar o DevKitC, 11uA em deep sleep.

Foi apenas uma sugestao, que provavelmente eu tentaria, pela versatilidade de otimizacao (BT, BLE, WiFi, e em algumas placas, interface para bateria ja integrado), sem perder muito espaco e design.

Obrigado pelo feedback.

WeiderAju

Olá Robertocompta,

Cara, se o desejado é como você disse, o uso de bateria pra alimentação, e duração por longo tempo,  você pode sim utilizar o arduino, porem, com adaptações muito especiais pra ele se transformar em low energy.

O Bubulindo como o grande mestre que é já te deu alguns caminhos, mas ao inves de ficar repetindo coisas, vou apenas te aconselhar um livro:

Programação com Arduino II - passos avançados com sketchs

Esse livro tem um capitulo totalmente dedicado ao que vocÊ precisa,  ele ira ensinar passo a passo não uma, mas varias tecnicas pra você conseguir tudo isso que você esta querendo.

Go Up